6 vantagens das atividades extracurriculares on-line para crianças

Os cursos on-line e as atividades extracurriculares se tornaram uma excelente ferramenta para as crianças aprenderem e aproveitarem ao máximo seu tempo. Você que conhecer outras vantagens?
6 vantagens das atividades extracurriculares on-line para crianças

Última atualização: 04 Janeiro, 2022

Não é segredo para ninguém que as crianças são atraídas por tudo o que está relacionado com a tecnologia. A capacidade de acessar múltiplas plataformas, jogos, redes sociais, etc., desperta completamente sua curiosidade. No entanto, aprender a usar seu tempo on-line é em grande parte responsabilidade dos pais. Você sabia que pode incentivar o aprendizado dos pequenos por meio de atividades extracurriculares on-line?

No momento, há uma grande variedade de ofertas para as crianças reforçarem seus conhecimentos desde os primeiros estágios. O modo on-line facilita o acesso a cursos de todos os tipos, que podem ser feitos de qualquer lugar e a qualquer hora. O mais interessante é que foram concebidos para entreter, divertir e fugir dos métodos de estudo tradicionais.

Vantagens das atividades extracurriculares on-line para crianças

Agora que chegou a época dos presentes natalinos, que opção melhor do que considerar um presente que contribui para a educação dos seus filhos. Tanto os cursos como outras atividades extracurriculares on-line serão o seu melhor investimento se você quiser que os pequenos aproveitem o tempo livre.

O mais interessante? Em várias plataformas on-line existem opções para todos os gostos e todas as idades, sem ter que sair de casa. Você pode encontrar de tudo, desde reforço de matemática a cursos de robótica e programação de videogame. Se você ainda tiver dúvidas, confira outras vantagens interessantes.

Menino estudando em casa com o computador.

1. Fortaleça suas habilidades

Tanto na infância quanto na adolescência, são desenvolvidas habilidades que merecem ser cultivadas. A ampla gama de atividades extracurriculares dá a você a possibilidade de apoiar seu filho naquilo que ele gosta de fazer. Pode até ser um ponto de partida para descobrir e fortalecer novos talentos.

2. Permite ajustar as rotinas

Sem dúvida, uma das principais vantagens dos cursos on-line é que eles se adaptam a quase qualquer rotina. Ao contrário do modo presencial, os horários são mais flexíveis e menos tempo é necessário, pois não é preciso viajar para nenhum lugar. Portanto, não importa se seus filhos estudam de manhã ou à tarde, vocês podem escolher os horários de acordo com a disponibilidade.

3. A aprendizagem é personalizada

Uma realidade que muitas pessoas ignoram é que nem todas as crianças aprendem da mesma maneira. Portanto, embora às vezes tenham habilidades, é difícil para elas cumprirem certos objetivos. O reforço com atividades extracurriculares não só reduz essas dificuldades, como também oferece alternativas de aprendizagem.

Embora dependa em grande medida do tipo de curso ou da atividade, a maioria oferece a possibilidade de acessar tutoriais personalizados onde todas as dúvidas podem ser resolvidas sem problemas. Com isso, seus filhos podem aprender no seu próprio ritmo, sem pressão.

4. Ajuda a aprender sobre ferramentas digitais

Como já mencionamos, a modalidade on-line oferece infinitas possibilidades de aprendizagem. Porém, independente do curso escolhido, seus filhos poderão se familiarizar com as ferramentas digitais que utilizarão ao longo da vida. Conceitos como Drive, e-mail, DropBox, entre outros, não serão mais estranhos para eles.

5. Ensina outras formas de comunicação

É verdade que a interação social dos encontros face a face é enriquecedora e insubstituível. Mesmo assim, grande parte das atividades extracurriculares on-line adquiriram formatos que estimulam o trabalho em equipe por meio de novas tecnologias. Isso permite que as crianças adquiram novas habilidades de comunicação, especialmente nesses momentos em que é recomendado reduzir o contato físico ao máximo.

6. Os pais podem se envolver

Como os cursos são ministrados em casa, fica mais fácil para os pais ficarem atentos ao processo de aprendizagem, podendo até se tornar um hobby para compartilhar. Se tiver tempo, você pode optar por uma alternativa ao seu gosto. Dessa forma, vocês dois aprendem e passam um tempo de qualidade juntos.

Mãe e filha felizes em atividades extracurriculares on-line

Invista no futuro dos seus filhos

As ferramentas tecnológicas devem ser utilizadas desde os primeiros anos de vida. Portanto, se você deseja que seus filhos funcionem bem nesses ambientes, vale a pena permitir que façam cursos ou utilizem recursos on-line que contribuam para aprimorar suas habilidades.

Felizmente, agora existem formatos que se adaptam a todos os estágios de desenvolvimento. Dessa forma, a criança vai associar essas atividades ao entretenimento e à diversão, longe de considerá-las entediantes. Na verdade, você pode se envolver e fazer parte do processo também. E então? Gostou da ideia?

Pode interessar a você...
Como o excesso de atividades extracurriculares afeta seus filhos?
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Como o excesso de atividades extracurriculares afeta seus filhos?

Você sabe como o excesso de atividades extracurriculares afeta as crianças? Neste artigo, vamos contar tudo o que você deveria saber.