É hora de aprender a se vestir sozinho!

23 Agosto, 2020
Entre os 3 e os 4 anos, a criança já está preparada para aprender a se vestir sozinha. Esse é um dos grandes desafios que ela deve enfrentar para, pouco a pouco, alcançar maior autonomia.

Aprender a se vestir sozinho é um passo fundamental na maturidade das crianças, pois permite demonstrar independência e autonomia. Entre os 3 e os 5 anos de idade, a maioria das crianças começa a tentar se vestir e a se despir por conta própria. Enquanto isso, aos 5 ou 6 anos de idade, elas já conseguem fazer isso sozinhas.

É preciso ter em mente que cada criança tem seu próprio ritmo de aprendizado, mas essa não é uma tarefa que ela deve fazer sozinha. É recomendável que os pais a incentivem, principalmente quando perceberem que a criança tem a intenção de começar a se despir.

Nos primeiros dias, a criança vai precisar de ajuda, mas, depois, cada vez menos. Praticar vai permitir que ela domine a habilidade, embora seja necessário evitar apressá-la para que ela não fique frustrada caso não consiga. Sempre que ela conseguir, é bom parabenizá-la, pois é uma maneira de motivá-la para que continue aprendendo.

Não importa quanto tempo ela leve para conseguir. Quando finalmente conseguir se vestir sozinha, ela vai ganhar autonomia e se sentir mais confiante e satisfeita consigo mesma. Isso vai ajudá-la a se desenvolver melhor na escola e em outras atividades.

Algumas crianças aprendem a se vestir sem ajuda por volta dos dois anos de idade, enquanto outras aprendem apenas aos quatro. Em ambos os casos, não há nada com o que se preocupar, pois cada criança tem seu próprio ritmo.

Devemos ter em mente que todas as crianças têm muito mais facilidade para aprender a se despir do que se vestir, assim como também é mais fácil vestir as roupas da parte de baixo do que as da parte de cima.

Como e quando ensinar a criança a se vestir sozinha?

É melhor iniciar esse processo o mais rápido possível. É recomendável começar quando a criança estiver disposta a se vestir sozinha. Ela vai começar a tentar por volta dos dois anos, pois é a partir desse momento que ela deseja ser mais independente.

Os pais devem ser pacientes! É muito importante que eles não pressionem o pequeno a ir mais rápido. É preciso começar pouco a pouco, quando houver tempo disponível.

Além disso, lembre-se de elogiar sempre que a criança progredir um pouco. Parabenizar é uma motivação para os pequenos e um incentivo para que se superem.

aprender a se vestir sozinho

Do mais fácil para o mais difícil

Tente começar com meias e roupas íntimas, deixando a parte de cima por último. Quando a criança aprender a vestir uma peça corretamente, passe para a próxima. Outra sugestão é que ela aprenda a vestir roupas simples e com fechos fáceis, para que a tarefa não seja tão complicada para ela.

A melhor coisa a fazer é começar com as roupas que ela possa manusear. É importante que você escolha sapatos largos, fáceis de tirar e colocar. Evite também os cadarços: é preferível começar com o velcro. Quanto à parte de cima, tente garantir que as camisetas tenham a gola flexível e sejam grandes o suficiente para que a criança possa vesti-las sem dificuldade.

Por outro lado, opte por calças soltas com elástico e, aos poucos, passe para as calças com fechos. Caso opte por um vestido, tente procurar um que seja fácil de colocar e de tirar, que não possua botões ou zíperes nas costas e que seja largo e elástico, para que a criança possa abaixá-lo com facilidade.

“Todas as crianças têm muito mais facilidade para aprender a se despir do que se vestir, assim como também é mais fácil vestir as roupas da parte de baixo do que as da parte de cima”.

Dicas para ensinar a criança a se vestir sozinha

É essencial estabelecer uma rotina e o mesmo horário todos os diasDessa forma, as crianças podem associar o que devem fazer a cada momento.

Uma vez que tenhamos começado a ensinar a criança a se vestir sozinha, devemos continuar assim. Se ela colocar as meias em um dia e os pais as colocarem para ela no outro, ela não vai aprender quem é que deve colocá-las.

É preciso ter paciência, pois, a princípio, a criança pode demorar para se vestir. Portanto, o ideal é calcular o tempo necessário para que os pais não terminem de vesti-la por causa da pressa.

É mais conveniente que os adultos escolham as roupas que a criança vai usar. No entanto, é aconselhável deixar o pequeno escolher uma peça para motivá-lo e fazer com que se sinta mais independente.

Por fim, usar músicas e jogos é uma boa maneira de fazer a criança aprender a se vestir sem ajuda enquanto se diverte. Também é possível ensinar ao se vestir na frente da criança. Como ela está em uma fase de imitação, terá facilidade para copiar enquanto o processo é explicado para que ela tente segui-lo.

aprender a se vestir sozinho

Controlar a frustração enquanto a criança aprende a se vestir sozinha

É natural que a criança se sinta um pouco frustrada, mas esse é um obstáculo que ela deve aprender a superar sozinha. Dar a ela pequenas doses de autonomia é a única maneira de aumentar o seu limiar de frustração.

Se o seu filho não pedir ajuda, não o interrompa nem intervenha. Quando ele disser que não consegue, tente encorajá-lo para que ele mesmo termine a tarefa sem sua ajuda.

Por fim, lembre-se de que nunca é tarde demais para que a criança aprenda a se vestir sozinha. As crianças têm uma mente absorvente e estão sempre abertas a aprender. Como mãe, você só precisa de uma coisa fundamental: confiar no seu filho.