Qual é o peso ideal para engravidar?

Mulheres muito magras ou com sobrepeso podem ter problemas para engravidar. Para conseguir, é melhor preparar o corpo e manter um peso saudável.
Qual é o peso ideal para engravidar?
Saúl Sánchez Arias

Escrito e verificado por o nutricionista Saúl Sánchez Arias.

Última atualização: 24 fevereiro, 2023

A maternidade é uma experiência muito especial para qualquer mulher. Aquelas que desejam vivê-la, muitas vezes têm muitas dúvidas. Uma delas é referente ao peso ideal para engravidar.

Antes da concepção, muitas mulheres fazem um acompanhamento com um médico especialista para receber orientações nesse novo caminho que desejam seguir. A primeira recomendação que recebem nesses casos é começar a fazer mudanças em seus hábitos antes de engravidar.

Isso nada mais é do que preparar o corpo para a gravidez e focar na manutenção de boas condições de saúde antes da chegada do bebê. Um dos fatores mais importantes para o corpo de uma mulher grávida é o peso. As mulheres devem sempre saber se estão acima ou abaixo do ideal.

Se a mulher que deseja engravidar está com excesso de peso, é hora de trabalhar para eliminar os quilos extras. Pelo contrário, não é aconselhável fazer dieta durante a gravidez. Ao emagrecer, substâncias chamadas cetonas são produzidas, o que prejudicaria o bebê.

Já durante a gravidez, é normal ficar um pouco mais gordinha, e isso permite que o bebê cresça adequadamente. Entretanto, no curso da gravidez, o ganho de peso não deve ser desproporcional. Deve sempre ser um aspecto monitorado por um especialista.

Como saber qual é o peso ideal para engravidar?

Existem vários métodos para determinar o peso ideal e os limites de cada mulher. O ideal é ter um peso de acordo com a altura. Isso pode estar relacionado ao que é conhecido como índice de massa corporal (IMC).

O IMC é uma quantidade que determina, a partir da altura e do peso, o intervalo em que uma pessoa está classificada em relação à sua composição corporal. Inclui baixo peso, peso normal e obesidade. Esse cálculo é obtido dividindo o peso do corpo de uma pessoa em quilos pela altura ao quadrado.

 

A partir daí, o médico indicará qual é o peso ideal da futura mamãe e indicará o quanto é permitido aumentá-lo durante as 40 semanas de gestação.

Se as recomendações dadas pelo especialista não forem seguidas e a gravidez começar com excesso de peso, podem ocorrer as seguintes complicações:

  • Diabetes gestacional.
  • Defeitos no tubo neural.
  • Bebês muito grandes – isso é conhecido como macrossomia.
  • Indução do parto.

Por essas razões, obter o peso ideal para engravidar é geralmente o maior objetivo que as mulheres propõem para começar com o estágio da maternidade.

Obesidade e gravidez

Se quiser alcançar o peso ideal para engravidar, você precisa se observar atentamente para evitar a obesidade a todo custo. Hipertensão, diabetes e doenças cardíacas não são os únicos problemas que afetam a fertilidade. O excesso de peso também tem um grande impacto.

Por ter excesso de peso corporal, os níveis de insulina aumentam, o que faz com que os ovários produzam mais hormônios masculinos do que deveriam. Isso interromperia a liberação dos óvulos e, portanto, a gravidez não ocorreria.

Consequências da obesidade na gravidez

A obesidade não afeta apenas a saúde da gestante em muitos aspectos, mas, além disso, é um grande obstáculo para engravidar. Algumas das razões são as seguintes:

  • Causa ciclos menstruais irregulares.
  • Há um aumento na taxa de infertilidade.
  • Menos sucesso com tratamentos de fertilidade.

“Não é aconselhável fazer dieta durante a gravidez. Ao emagrecer, são produzidas substâncias chamadas cetonas que causam danos ao bebê”.

É fácil alcançar o peso ideal para engravidar?

A melhor coisa para conseguir alcançar um peso ideal antes da gravidez é ir a um especialista que avaliará e orientará a futura mãe durante todo o processo. A perda de peso ajuda não só a conceber, mas permitirá ter uma boa gravidez e um desenvolvimento normal do bebê.

É importante reconhecer que dietas severas não ajudam. Evitar proteínas, gorduras ou carboidratos trará consigo uma falta de vitaminas e minerais.

Um plano de refeições que inclua frutas, legumes, laticínios, carnes com baixo teor de gordura, grãos, arroz e aveia é ideal para a perda de peso. Assim, com porções moderadas, o corpo se mantém com os nutrientes necessários para diminuir os quilos extras e aumentar a fertilidade.

Especialistas em maternidade apontam que 12% das mulheres que não conseguem engravidar tem como motivo a obesidade. Enquanto isso, 75% das mulheres inférteis engravidam se controlarem seu peso e mantiverem uma boa alimentação, com uma dieta adequada e supervisionada.

 

Por outro lado, fazer exercícios também vai ajudar a alcançar o peso ideal para engravidar, além de promover o bom humor. Caminhar por, pelo menos, 30 minutos por dia é uma boa parte do exercício.

Isso reduz o colesterol e melhora a frequência cardíaca. Além disso, ajuda a combater o estresse, tranquiliza a mente e, ao começar a ver os resultados, aumenta a autoestima e contribui para a paz interior.

Seguir todas essas recomendações irá ajudar você a viver a maternidade sem problemas. Pode parecer rigoroso no início, mas no final traz uma bela recompensa.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Gonzalez MC., Correia MITD., Heymsfield SB., A requiem for BMI in the clinical setting. Curr Opin Clin Nutr Metab Care, 2017. 20 (5): 314-321.
  • Catalano PM., Shankar K., Obesity and pregnancy: mechanisms of short term and long term adverse consequences for mother and child. BMJ, 2017.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.