Sete dicas para combater o cansaço na gravidez

· 25 de abril de 2017

É normal sentir tanto cansaço na gravidez? Pode ficar tranquila, essa fadiga é absolutamente normal e inevitável. Esse cansaço costuma aparecer no primeiro trimestre e regressar logo quando a gestação termina. Também é possível que a intensidade seja mantida durante os nove meses.

O certo é que muitas mulheres desde que descobriram estar esperando um filho não conseguem segurar o desejo quase infinito de um bom descanso reparador. Mas esse peso tem todo o sentido já que seu corpo está fazendo um esforço descomunal para criar uma vida dentro de você.

 Por volta de 70% das gestantes padecem de algum trastorno no sono. Isso faz com que a mulher grávida se sinta cansada durante a maior parte do dia. Por isso, neste artigo lhe contamos a razão dessa fadiga e lhe daremos 7 dicas para combater o cansaço na gravidez.

Por que me sinto tão cansada?

Um dos motivos pelos quais você pode sentir esse cansaço infindável é a falta de ferro própria da gravidez, como consequência de uma alta necessidade do elemento na gestação. Este fator pode trazer consigo outros sintomas como falta de ar, unhas quebradiças, aceleração das batidas do coração, etc…

Outro fator porque você se sente tão sonolenta se deve às mudanças hormonais que têm lugar durante esses nove meses. Nesse caso a progesterona, encarregada de regular o ciclo reprodutor, aumenta consideravelmente, tendo também um efeito tranquilizante, e contribuindo para a sensação de cansaço.

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Por último, há também uma série de reações, relacionadas ao estado que você se encontra que tendem a tirar suas forças e energia: as náuseas ou os vômitos e a preocupação ou ansiedade que implica a espera desse momento.

7 dicas para combater o cansaço na gravidez

  • Descanse tanto quanto o corpo pedir. O que foi planejado com antecedência não importa tanto, e o melhor para combater o cansaço é dormir. As sonecas são de grande ajuda, mesmo quando pareçam curtas. Se você tem que madrugar, e durante o dia é impossível fazer um pequeno descanso, tente ir dormir mais cedo à noite.
  • Comer bem é tudo. Acabando com o mito de que “a grávida deve comer por dois”, a verdade é que a mulher durante esta etapa requer mais energia, precisando de 300 calorias extras por dia. Mas esse plus deve vir com uma alimentação saudável, variada e equilibrada.

Você pode seguir uma dieta à base de frutas, verduras, grãos, leite desnatado e comidas sem muita gordura. O ideal em todo caso é comer em menor quantidade, mas por mais vezes ao dia, a fim de prevenir a ansiedade, as náuseas e a sensação de estufamento. Todos eles fatores que afetam o sono.

  • Combater o cansaço com uma hidratação adequada. Mesmo sendo difícil de acreditar, a desidratação é uma das causas de sua fadiga, o que faz com que uma boa hidratação seja o principal recurso para evitar o cansaço. Os médicos recomendam às gestantes tomar, no mínimo, dois litros de líquido por dia.

Cabe esclarecer que para estar devidamente hidratada você não pode só tomar água, mas também infusões, sucos, lácteos, e inclusive alimentos ricos em água. Tenha presente que água não deve ser tomada só quando você tiver sede, mas sim antecipar essa necessidade e beber pequenas quantidades ao longo do dia.

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  • Um pouco de exercício moderado não tem nada de errado. Não é uma loucura pensar que, mesmo com menos energia, seja considerado levar a cabo algumas atividades físicas moderadas, como pequenas caminhadas, ou pequenos passeios  para realizar alguns exercícios de respiração.

Dessa maneira você também combaterá o cansaço recarregando as baterias e recuperando a energia que tanto está fazendo falta neste momento. Mas é claro que esses exercícios não podem implicar em um grande esforço e devem ser acompanhados pelo ginecologista.

  • Fuja do estresse durante a gravidez. A exposição à situações estressantes aumenta a fadiga durante a gestação, não só a nível físico mas também mental. Por isso, os especialistas aconselham às mulheres grávidas a manter um relaxamento.
  • A respiração controlada pode combater o cansaço? Sim, de fato, focar a atenção na respiração pode relaxar. Esticar o corpo, até no chão, favorece uma boa postura e o relaxamento da coluna. Feche os olhos e se concentre na respiração: suavemente inspire pelo nariz e expire pela boca. É só relaxar!
  • Delegue suas tarefas. A esta altura, não importa mais se as tarefas da casa não estão feitas, porque você tem a melhor desculpa do mundo: estou grávida! Se você já tem filhos pode pedir para alguém de confiança para dar uma olhada neles, pelo menos uma vez por semana para poder relaxar e descansar mais.