Sintomas do terceiro trimestre da gravidez
Já se passaram sete meses e o desconforto persiste. O caminho foi difícil, mas ainda falta muito. Os sintomas do terceiro trimestre da gravidez indicam que o bebê já quer sair. Imaginar ter seu pequeno no colo é o melhor antídoto para resistir ao que ainda está por vir.
As dores associadas à gravidez variam em cada mulher. Nem todas sofrem com a mesma intensidade ou frequência. No entanto, nesta fase é possível que alguns desconfortos que pareciam ter desaparecidos voltem a aparecer. Inclusive, podem aparecer novas dores que até agora não tinham aparecido.
Durante esta fase vários fatores incidem no bem-estar da mãe: o peso, o diâmetro da barriga, a nutrição e a saúde da mãe, entre outros. Os sintomas do terceiro trimestre da gravidez podem incluir refluxo, inchaço, dor nas costas, desconforto para dormir, indigestão e até mesmo sangramento. A seguir, vamos ver os sintomas mais comuns.
Refluxo e acidez: um mal comum
Tudo começa com uma queimação que vai desde a parte final do esterno até a garganta. Nos primeiros dias de gravidez essa queimação aparece com frequência, depois geralmente desaparece por várias semanas e volta nos últimos meses.
Os obstetras relacionam esta condição com a ação da progesterona. Este hormônio faz com que o músculo esofágico relaxe e desacelere o esvaziamento gástrico, provocando inflamação e irritação.
Este e outros sintomas são causados pelo crescimento do bebê e pela pressão exercida sobre os órgãos. A queimação no esôfago, por exemplo, é devido à compressão do útero no estômago, o que dificulta a digestão.
Para evitar o refluxo e a acidez do estômago, é recomendável se alimentar mais vezes em quantidades menores, fazer cinco em vez de três refeições. Também recomendável evitar alimentos apimentados, aumentar o consumo de líquidos e não se deitar imediatamente após a ingestão de alimentos.
As dores associadas à gravidez variam em cada mulher e nem todas sofrem com a mesma intensidade ou frequência
Inchaço e cansaço
O inchaço é outro sintoma do terceiro trimestre da gravidez. As coxas, os pés, os tornozelos e os dedos das mãos começam a inchar. Por que isso acontece? O inchaço é causado pela retenção de líquido, pressão sanguínea e má circulação, associada ao alargamento do útero.
Este desconforto é acompanhado por cansaço nas pernas que costuma aparecer depois de permanecer horas em pé ou sentada. Portanto, é necessário caminhar, comer frutas, levantar as pernas ocasionalmente e beber água. Também é conveniente não usar roupas apertadas e fazer massagem com frequência.
Dor lombar
A maior tortura do oitavo mês é a dor lombar. Ela se concentra nas costas, no meio e no final da coluna. A dor piora quando a mulher caminha ou fica parada. Em alguns casos, a dor é tanta que algumas mulheres não aguentam e precisam usar cadeiras de rodas. Esta dor é causada pelo esforço que a coluna faz para suportar o útero.
Para evitar essa dor, é preciso prestar atenção na postura. Veja alguns conselhos:
- Apoiar-se em algo quando precisar se levantar e colocar almofadas na cadeira para manter a coluna ereta.
- Sentar-se com os glúteos apoiados no final da cadeira é a melhor maneira de diminuir a dor.
- Dobrar os joelhos sempre que for agachar.
- Os sapatos de salto-alto e os sapatos retos devem ser deixados no armário pois não são compatíveis com as habilidades físicas atuais da mulher.
- Para dormir é importante usar um colchão duro ou ortopédico. A posição adequada para descansar é de lado, e de preferência do lado esquerdo.
- Aulas de natação ou pilates ajudam a aliviar as dores
O inchaço nas mãos e nos pés acontece por causa da retenção de fluido, pressão sanguínea e má circulação, associada ao alargamento do útero
Indigestão, insônia … frequentes, mas controláveis
Como já vimos, durante a gravidez há hormônios que relaxam o sistema digestivo e evitam que as refeições sejam digeridas facilmente. Portanto, muitas mulheres grávidas sofrem de indigestão, gases e sensação de saciedade.
Para não ter que lidar com esses sintomas, o ideal é preparar refeições leves, comer devagar e pausadamente, e não falar enquanto mastigar. Comer pelo menos duas horas antes de ir para a cama e dormir semi-sentada são outros hábitos que podem fazer diferença.
Para conciliar o sono, é aconselhável se deitar do lado esquerdo porque o sangue chega melhor ao coração da mãe e do feto. Além disso, é aconselhável usar almofadas debaixo da barriga e entre as coxas para evitar que a pressão sanguínea suba. Pode não ser muito confortável no começo, mas logo você se acostuma.
Outros sintomas do terceiro trimestre da gravidez
Muitas coisas acontecem desde que o teste de gravidez apresenta um resultado positivo. A mulher enfrenta uma onda de emoções e transformações que, como vimos, podem representar um desconforto considerável.
Além dos sintomas citados acima, o terceiro trimestre da gravidez pode incluir dores de cabeça, dores nos músculos intercostais, dificuldade respiratória e movimentos involuntários ou formigamento nas pernas (síndrome das pernas inquietas). Também pode causar falta de apetite sexual e hemorroidas.
Embora a gravidez possa parecer um caminho tortuoso, não se desespere. Todos esses sintomas do terceiro trimestre da gravidez são suportáveis e podem ser facilmente curados. A melhor maneira de fazer isso é por meio de rotinas saudáveis. Não é preciso ter medo, a recompensa está chegando!