Técnica Lamaze para um parto sem dor
A técnica ou exercícios Lamaze derivam de uma filosofia surgida nos anos 50, que foi pensada para preparar a mãe para o parto. Sua premissa máxima é a preparação da mãe para dar à luz sem dor.
O método Lamaze também é conhecido como psicoprofilático e se baseia em técnicas de respiração que promovem um parto consciente e sem dor.
O objetivo dos exercícios Lamaze consiste em ensinar as mulheres a controlar a respiração com técnicas de relaxamento baseadas em estímulos táteis como massagens, além de estímulos visuais e auditivos que contribuem para eliminar o estresse e a diminuir a percepção da dor provocado pelas contrações.
A preparação é feita durante a gravidez. Nesses exercícios, o pai também tem um papel fundamental porque ajuda a mãe com massagens e também com apoio psicológico. Dessa forma, participa de forma ativa ao lado da sua companheira no nascimento do bebê.
Na busca por diminuir as dificuldades durante o parto, o médico idealizou essa série de exercícios que ajudam a simplificar o nascimento, diminuir o medo e controlar a dor através de bons estímulos. Todas as técnicas são dirigidas para que o parto seja o mais natural, saudável e seguro possível.
Tudo o que você deve saber sobre a técnica Lamaze
Técnicas de respiração
A técnica Lamaze usa vários padrões simples que podem ser facilmente aprendidos e que é possível colocar em prática a partir de agora até o momento do parto. Explicaremos mais sobre elas a seguir:
A respiração limpeza
Consiste numa inspiração profunda e lenta pelo nariz e uma lenta expiração através da boca. Essas respirações são usadas no princípio e no final de cada contração.
A respiração lenta
Essa técnica é muito útil para relaxar. A gestante realiza uma respiração natural e diminui sua intensidade como se estivesse dormindo.
Não se trata de uma respiração profunda que enche os pulmões, aumenta o peito e o abdômen, mas sim de algo mais superficial, levemente levanta o seu peito com pouco esforço.
Respiração de alento
Essa é outra técnica de respiração lenta e superficial em que a gestante também deve estar relaxada. Não force para ir além do que é confortável para você, comece com uma respiração de limpeza. Logo, inspire suavemente pelo nariz e na expiração, sopre devagar através da boca.
Outra ideia para realizar essa técnica é a seguinte: acenda uma vela e coloque um pedacinho de papel a alguns centímetro do seu rosto. Inspire suavemente e logo exale suavemente para fora até que a luz da vela ou o papel se movam.
Respiração modelada
É ensinada para as mães da seguinte forma: devem dizer “hee, hee” ao inspirar e “hoo” ao expirar. O segredo disso é manter um ritmo confortável com uma inspiração pequena e suave entre cada expiração e depois deve-se liberar completamente.
Para colocar essa técnica em prática, você deve inspirar durante cinco segundos e logo expirar durante mais cinco segundos, fazer duas respirações curtas, e logo uma respiração profunda, com os ombros relaxados e concentrando-se no som e na respiração e não na dor.
Por outro lado, ainda que esse método tenha como objetivo conseguir um parto consciente sem dor, isso não quer dizer que seja contra o uso da anestesia epidural. Caso o mulher solicite, o médico deve administrá-la.
Então é possível um parto normal sem dor?
Atualmente, fala-se muito sobre os partos sem dor. No entanto, alguns especialistas afirmam que isso, na verdade, não existe, mas sim que existem diferentes formas de administrar a dor no momento do nascimento.
“A dor sempre vai estar presente. Ela não desaparece, mas é possível aprender a administrar com respiração e relaxamento.
A técnica de Lamaze e o ioga pré-natal trazem como contribuição a prática da respiração que, por sua vez, ajudará a administrar o limiar da dor. Ou seja, sua percepção será menor”, explica Nené Molina, professora de ioga pré-natal.
A mãe precisa estar consciente de que todas as mulheres do mundo nascem com a capacidade de dar à luz, afirma num artigo explicativo María Eugenia Rios, instrutora da técnica Lamaze, que se dedica a ensinar mulheres grávidas a respirar e a mudar de posição, o que as ajuda a enfrentar o momento do parto.
“Tomar a decisão de ter um bebê é transcendental: significa decidir que a partir desse momento seu coração começará também a caminhar fora do seu corpo”.
-Elizabeth Stone, nadadora paralímpica –
Com a técnica Lamaze, procura-se ensinar a mulher a ter consciência do seu corpo no momento do parto para que sua respiração possa estar em sincronia com as contrações, o que é benéfico para ela e para o bebê.
“Dentro da preparação para o parto há classes teóricas, em que a gestante aprende como é o trabalho de parto e quais são as suas fases. Nos cursos, é explicado para ela e para a família no que consiste a técnica Lamaze de forma teórica.
Depois, trabalha-se de forma prática, e ali são ensinadas as respirações, posições e diferentes mensagens para o momento do nascimento”, argumenta Ríos.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Navas, H. La atención del parto por el método psicoprofiláctico. Rev. Col. Obst. y Ginec. Vol XVIII Nº 4. [En línea] Disponible en: https://revista.fecolsog.org/index.php/rcog/article/viewFile/2564/2703
- Patterned breathing during labor. (2015). American Pregnancy Association. [Online] Avaiable at: https://americanpregnancy.org/labor-and-birth/patterned-breathing/
- Relaxation techniques: Breath control helps quell errant stress response. (2018).
health.harvard.edu/mind-and-mood/relaxation-techniques-breath-control-helps-quell-errant-stress-response