3 técnicas para aumentar o autocontrole infantil

O autocontrole é essencial para alcançar um bom desenvolvimento. Por isso, devemos ajudar as crianças a trabalhar nesse aspecto tão importante para a vida cotidiana.
3 técnicas para aumentar o autocontrole infantil
Ana Couñago

Escrito e verificado por a psicóloga Ana Couñago.

Última atualização: 27 dezembro, 2022

O autocontrole é a capacidade de controlar o próprio comportamento, gerenciando emoções, sentimentos e pensamentos. Porém, nos primeiros anos de vida, durante a fase infantil, as crianças não têm essa habilidade desenvolvida.

Por isso, elas precisam treiná-la, trabalhá-la e praticá-la por meio de exercícios específicos. Neste artigo, vamos descrever três técnicas para aumentar o autocontrole infantil.

Essas técnicas e atividades foram pensadas para serem feitas no contexto familiar e escolar, uma vez que os pequenos adquirem a maior parte da sua aprendizagem nesses dois ambientes.

“Autocontrole é força. Pensamento correto é domínio. Calma é poder”.

-James Allen-

3 técnicas para aumentar o autocontrole infantil

A técnica do semáforo para aumentar o autocontrole infantil

A técnica do semáforo ajuda as crianças a entender e controlar os próprios impulsos, comportamentos e emoções negativas. Consiste em ensiná-las, por meio da representação de um semáforo, a estabelecer soluções adequadas para várias situações nas quais elas geralmente sentem raiva ou frustração.

técnicas para aumentar o autocontrole infantil

Dessa forma, quando isso acontecer, elas devem se lembrar das três cores do semáforo e associar cada uma delas à execução de uma ação específica:

  • Vermelho: parar e tirar um momento para respirar com calma.
  • Amarelo: pensar nas possíveis alternativas.
  • Verde: agir e colocar em prática a melhor solução.

A partir desse processo simples, os pequenos conseguirão identificar as sensações que antecedem o comportamento impulsivo e, assim, poderão se acalmar, resolvendo o conflito de forma satisfatória e agindo corretamente.

Por fim, para verificar se as crianças compreenderam a técnica do semáforo e também para fortalecer esse conhecimento, podemos fazer brincadeiras para representar diferentes situações nas quais essa técnica de autocontrole deva ser colocada em prática.

Identificação do que é certo e do que é errado

Por meio desse exercício para identificar o que é certo e o que é errado, a regulação do comportamento a partir do reconhecimento de comportamentos apropriados e inadequados será trabalhada. Para fazer isso, você deve primeiramente apresentar uma série de pictogramas para as crianças, que podem ser baixados no site da ARASAAC.

Então, as crianças devem dizer o que cada um desses pictogramas representa e, no caso de terem dificuldade para extrair o significado, elas poderão ser ajudadas. Por fim, devem colocar cada uma das ações na planilha correspondente:

  • Na planilha verde: se forem comportamentos corretos.
  • Na planilha vermelha: se forem comportamentos incorretos.
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Exercício “Sim… então…”

O exercício “Sim… então…” permite que o autocontrole infantil seja melhorado a partir da reflexão sobre a forma de agir diante de uma série de situações hipotéticas. Para a sua execução, uma planilha deve ser fornecida às crianças, na qual elas poderão observar uma tabela com duas colunas:

  • Uma denominada “sim...”
  • Outra com o nome “então…”

As crianças devem colocar na coluna “sim…” imagens que representem situações:

  • Conflitivas.
  • Frustrantes.
  • Que causem nervosismo ou estresse.
  • Que causem cansaço ou tédio.

Então, será mostrada uma série de diferentes pictogramas: uma mãe, um pai, um professor, a ação de falar, de respirar, de pensar, de pedir perdão, etc.

As crianças devem selecionar, dentre esses pictogramas, aqueles que elas acham necessários para responder à situação em questão. Portanto, eles devem ser colocados na coluna “então…” de acordo com a ordem em que cada ação deve ser executada.

Assim, por exemplo, se sentirem frustração nas aulas por não serem capazes de executar uma tarefa, elas devem colocar as imagens na seguinte ordem: respirar, pensar e falar com o professor. Dessa maneira, elas aprenderão a dominar as situações de maneira teórica, para que possam fazer isso com sucesso posteriormente.


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