Tendências de 2016 para festas infantis

17 de julho de 2018
As tendências de 2016 para festas infantis foram inovadoras e com um alto componente de simplicidade e de “faça você mesmo”, que dão um toque pessoal e íntimo a cada evento.

As festas infantis se caracterizam pela imaginação, criatividade e presença do super-herói ou personagem de ficção que as crianças adoram: Peppa Pig, Frozen ou Homem-Aranha. Em 2016, as tendências se encaminharam para aspectos mais abstratos e atrevidos, deixando em segundo plano os personagens imaginários.

Conheça as formas de comemorar a vida, a alegria e a família que foram tendência no ano de 2016.

Tendências de 2016 para festas infantis

Cores pastéis: rosa quartzo e azul serenity

As cores escolhidas pela Pantone para o ano de 2016 foram a dualidade rosa e azul pastel. Chamados quartz e serenity. Sendo assim, você já tem um bom argumento para decorar o seu chá de bebê ou a festa de um ano da sua filha com o tradicional rosa. Além disso, essas cores compõem uma paleta bastante curiosa que inspira modernidade, tranquilidade e doçura.

São cores ideais para temas vintage, românticos e shabby chic. Além de combinar as cores escuras, pastéis e pequenas doses de neon, é possível adicionar um toque de personalidade à comemoração. Não tenha medo de combiná-las.

festas infantis

Temas mais abstratos e gerais

Os personagens que encantam os nossos baixinhos dão lugar ou são desculpa para realizar festas com temáticas mais amplas e inclusive personalizadas, derivadas dos hobbies ou paixões das crianças e dos pais.

Por exemplo, se o seu filho é exímio violinista ou um apaixonado pela música. Esse seria um ótimo tema para uma festa elegante e que destaque a personalidade de seu filho. Se a sua filha gosta de pintura, uma grande festa temática e educativa poderia ser “as cores” ou “a galeria”.

Nas festas de crianças, já é comum ver temas gerais como: espaço, acampamento, selva, marinheiros, historinhas ou comics. Essa escolha permite maior liberdade na hora de selecionar os objetos, as cores e texturas que vão decorar a festa.

Nas comemorações para meninas, as tradicionais princesas deram lugar a temas mais fascinantes como: sorveteria, vintage, reinados, estações do ano (outono, inverno, primavera, verão), Paris e outras cidades, o tropical, os flamingos, o jardim, o chá da tarde, os unicórnios e até frutas já foram temas de festas infantis.

Caligrafia

A caligrafia começa a ter relevância na decoração. Toppers com letras bonitas decoram os espaços e, inclusive, as sobremesas. A tendência de que o nome do aniversariante faça parte da decoração também está em alta nessa temporada. Dessa forma, a escolha de um tipo de letra para os cartões de convite e a decoração é um tema para o qual você deve dedicar um cuidado especial.

Bexigas e confetes imensos

A decoração do ano de 2016 é exagerada em tamanho, mas não em quantidade. As bexigas bem grandes e infladas com gás hélio são um must na decoração. Bexigas em formato de números estão muito na moda. Além disso, o confete e os pompons estão em alta.

Trata-se de fazer uma decoração extravagante em algum ponto estratégico da festa: entrada, mesa de doces, mesa principal, lugar para tirar fotos, etc.

festas infantis

Biscoitos

Os biscoitos assumem o protagonismo na mesa de doces. São os biscoitos amanteigados com glacê e temáticos. Você pode fazer pequenas sacolas de lembrança, bem simples, para que os convidados levem os biscoitos para as suas casas.

No entanto, vamos continuar vendo os cupcakes e os cake pops por um bom tempo. Por isso, eles precisam se reinventar.

Conheça aqui algumas ideias para realizar uma festa de aniversário com guloseimas deliciosas e saudáveis, se você for uma daquelas mamães que preferem que as crianças não abusem dos doces.

Bolos

Os bolos perfeitos ou com o formato de algum personagem ou o retrato do aniversariante começam a se tornar comuns. A moda são os naked cakes, bolos que não possuem cobertura de buttercream, uma espécie de glacê de açúcar, e parecem estar pelados. Eles são apresentados com coberturas grossas, com um acabamento rústico, mas bastante atraente.

Os Drippy cakes são bolos com ganache colorido que contrastam com o buttercream ou a cobertura do bolo. O ganache parece que escorre pelo bolo, esse é o efeito. O topo do bolo é decorado com frutas, flores ou um topper com algo escrito ou bandeirinhas.