Travesseiros para gravidez: tipos e benefícios

Se você está esperando um bebê, terá interesse em conhecer os tipos e benefícios dos travesseiros de gravidez para saber qual se adapta melhor às suas necessidades.
Travesseiros para gravidez: tipos e benefícios

Última atualização: 23 Maio, 2021

Travesseiros para a gravidez? Sim, eles existem e serão seus aliados até o final da gestação, e um pouco depois, pois são ideais para ajudar você também no período da amamentação. Quando a barriga começa a crescer, chega um momento em que você não consegue mais encontrar uma posição cômoda: o peso, os espasmos musculares e os movimentos do bebê impossibilitam conciliar o sono.

É aqui que entram em jogo esses acessórios simples e úteis. Se você está com dificuldade para dormir ou sente algum tipo de dor, recomendamos essa leitura para conhecer esses travesseiros. Eles são especialmente projetados para dar um suporte confortável ao seu corpo.

“A maternidade tem um efeito humanizador. Tudo se resume ao essencial.”

-Meryl Streep-

O que os travesseiros para a gravidez podem fazer por você

Mulher grávida lendo com as pernas para cima.

Pode parecer surpreendente, mas um travesseiro para a gravidez pode ajudar mais do que você imagina. Graças a ele, você poderá encontrar apoio para a barriga, as costas ou as pernas durante a gravidez. Mas não é só isso, já que esse tipo de acessório se torna também um grande aliado na hora de alimentar o seu bebê.

É algo especialmente útil na hora de dar o peito, mas também oferece muito apoio para dar a mamadeira, já que você pode deitar o bebê e encontrar uma posição mais confortável para não machucar as costas.

Como se não bastasse, quando o pequeno cresce, também continua a ter uma função. Dependendo do tipo de travesseiro que você escolher, seu filho poderá deitar nele ou usá-lo para começar a praticar a posição sentada quando chegar a hora. Então, você verá que é um investimento que terá muita utilidade.

Os benefícios dos travesseiros para a gravidez

Durante o terceiro trimestre, um travesseiro para a gravidez ajudará você a se sentir mais confortável. Muitas mulheres também encontram alívio na hora do trabalho de parto, quando chegam as primeiras contrações. Então, vamos ver alguns dos seus benefícios:

  • Eles se adaptam perfeitamente à forma do corpo da futura mãe.
  • São capazes de fornecer o ajuste necessário para as costas, a barriga, o quadril e as pernas da mãe.
  • São ótimos para aliviar os desconfortos associados à gravidez, como dores pélvicas, cãibras nas pernas, etc.
  • Ajudam a prevenir a azia e os problemas nas costas.
  • Evitam o movimento excessivo na cama durante o sono, o que facilita o descanso.
  • Podem ser facilmente lavados na máquina de lavar.
  • Após a gravidez, eles podem ser usados para a amamentação.

Tipos de travesseiros para a gravidez

Como já falamos, eles são perfeitos na hora de dormir, de deitar para ler um livro e até para amamentar o bebê, pois, graças ao apoio fornecido, ajudam a diminuir as cãibras. O seu design permite a adaptação às posturas recomendadas pelos médicos, como de lado ou com as pernas levantadas, o que alivia as dores musculares.

No mercado, você encontra diversas opções de diferentes formatos, materiais, tamanhos e preços. A seguir, compartilhamos com você alguns dos mais comuns.

Travesseiro tipo cunha

Eles têm o formato de um triângulo ou meia-lua e geralmente são feitos de espuma. Foram projetados para se adaptarem à barriga conforme ela cresce e ajudam a aliviar a dor em uma área específica. Uma das vantagens é que geralmente são pequenos, fáceis de armazenar e podem ser usados após a gravidez.

Em forma de U

Esse tipo de travesseiro para a gravidez é maiores, uma vez que foi pensado para apoiar todo o corpo, da cabeça aos pés. Esses modelos ajudam você a ficar em uma postura lateral, facilitando o fluxo sanguíneo e a oxigenação. Também limitam bastante os movimentos e alguns têm uma silhueta corporal.

Mulher deitada com um travesseiro para gravidez em forma de U

Travesseiros para a gravidez em forma de C

Também são conhecidos como de corpo inteiro e são os preferidos das gestantes, pois permitem dormir de lado e contam com uma área de apoio sob a barriga, entre as pernas e na cabeça. A única coisa é que eles são bem grandes, o que pode ser desconfortável para você e seu parceiro.

Com formato alongado

Esses tipos de travesseiros pré-natais são muito semelhantes aos em forma de C, mas são mais retos. Eles servem para apoiar todo o seu corpo. Como são alongados, você pode moldá-los de acordo com cada situação. Essa flexibilidade os torna muito confortáveis durante o descanso.

Por outro lado, lembramos que você também pode utilizar almofadas e os travesseiros que já tiver em casa para conseguir ter um descanso agradável. Você precisa de apoio para a barriga, a região lombar e entre as pernas, pois isso a deixará muito mais relaxada.

Pense em qual dessas opções você acha que seria mais adequada às suas necessidades e sinta-se à vontade para usar um travesseiro pré-natal. Sem dúvida, é um dos acessórios que vai deixar a sua gravidez mais agradável.

Pode interessar a você...
O formato da barriga pode indicar o sexo do bebê?
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
O formato da barriga pode indicar o sexo do bebê?

Por muitos anos se ouviram mitos sobre a barriga da mulher grávida. A maioria deles fala sobre descobrir o sexo do bebê apenas observando o formato da barriga. Será que isso é verdade? Ou é só um mito?