As melhores posições para amamentar o seu bebê
Um dos momentos em que se cria uma maior conexão entre uma criança e a mãe é a amamentação. O vínculo formado durante esse ato é muito forte, pois é um momento de intimidade exclusivo para os dois. Para que esse momento seja muito mais reconfortante, você deve conhecer as melhores posições para amamentar o seu bebê.
Embora seja o ato de amor mais significativo de uma mãe para com o filho, também traz algumas consequências negativas se não for executado corretamente. Não amamentar em uma posição confortável o suficiente pode causar fortes dores nas costas, no pescoço e nos ombros.
Por essas e muitas outras razões, é necessário saber quais são as melhores posições para amamentar o seu bebê. Com elas, você poderá garantir que o bebê fique na posição adequada ao se alimentar do seio da mãe, contribuindo para que os 6 meses de aleitamento materno sejam verdadeiramente agradáveis.
Por que é importante se posicionar corretamente durante a amamentação?
Para começar, é necessário esclarecer a terminologia que vamos usar a seguir: chamaremos de “postura” a forma como a mãe se posiciona para amamentar o bebê. Enquanto isso, “posição” vai se referir à maneira como ela segura a criança para amamentá-la.
Não é egoísta pensar no bem-estar da mãe. É preciso ter em mente que o corpo da mulher passou por mudanças físicas rigorosas durante a gravidez, tais como aumento do peso e do volume do abdômen. Essas mudanças, entre outras, levaram a uma sobrecarga da musculatura.
A pressão na região lombar, nos ombros e no pescoço, assim como o incômodo nas mãos, são consequência dessa transição. Além disso, também há o fato de precisar segurar o bebê no colo, algo que as mães geralmente fazem de maneira protetora, mantendo o corpo inclinado para a frente, o que produz tensão e dores musculares.
No caso do bebê, a posição correta vai garantir não apenas sua segurança, mas também um maior fluxo do leite durante a amamentação. Isso dará ao bebê uma sensação de conforto e bem-estar que vai levar a mais horas de descanso e crescimento.
Para adotar uma boa postura durante a amamentação, você deve estar bem apoiada, com as costas para trás. Você pode se recostar na cama, em uma poltrona, no sofá ou em um local de sua preferência. O importante é que você tenha um apoio adequado para a coluna.
Melhores posturas para amamentar o seu bebê
Existem várias posturas que podemos colocar em prática. Portanto, a escolha dependerá das circunstâncias e da eficácia que elas proporcionam. A pega correta do bebê no peito, a sucção e o conforto da mãe são fatores primordiais que devem ser considerados ao praticar a amamentação.
Postura biológica
Você deve ficar parcialmente deitada ou reclinada, com as costas para trás e com o bebê de bruços em cima de você. A cabeça dele deve ser colocada entre os seios nus, para que nenhuma parte do corpo do bebê fique sem contato com o seu.
Nessa postura, não é necessário segurá-lo. Você só precisará observá-lo, pois ele permanecerá firme por causa do efeito da gravidade.
Posição de bola de futebol americano
Nessa posição, o corpo do bebê passa por baixo da axila da mãe e os pés apontam para as costas. A mulher segura a cabeça da criança com firmeza, colocando-a de frente para o peito. É ideal quando é necessário amamentar dois bebês ao mesmo tempo.
“Não amamentar em uma posição confortável o suficiente pode levar a fortes dores nas costas, pescoço e ombros”.
Posição de cavalinho
Nesse caso, o bebê deve estar sentado como se estivesse cavalgando sobre uma das pernas da mãe, de frente para o peito. A mulher deve segurar a cabeça da criança com uma das mãos e o peito com a outra.
Posição estendida em paralelo
A postura da mãe e a posição do bebê são semelhantes. Isso facilita o descanso para ambos, pois eles permanecem deitados na cama, de frente um para o outro.
Sinais de uma boa posição do bebê ao se alimentar
- A cabeça e o corpo do bebê ficam em linha reta.
- O rosto do bebê fica voltado para o peito.
- A mãe mantém o corpo do bebê perto dela.
- Se for um recém-nascido, a mãe o envolve em um abraço, sem segurá-lo pela nuca ou pelos ombros.
Posições para amamentar: sinais de pega correta do seio
- O queixo e o nariz do bebê ficam próximos ao mamilo da mãe.
- A boca do bebê fica bem aberta.
- A aréola pode ser mais vista acima da boca do bebê do que abaixo.
A amamentação é um momento único de compartilhamento com o seu filho. Embora você possa se sentir um pouco frustrada a princípio, principalmente no caso das mães que não têm experiência suficiente, realmente vale a pena.
Basta colocar em prática as melhores posições para amamentar o seu bebê e, dentre elas, escolher as mais confortáveis para você e para o seu pequeno.