Treine uma guerreira para evitar consertar uma mulher despedaçada no futuro

Hoje apresentamos algumas dicas muito úteis para criar meninas seguras de si e conscientes do seu valor em uma sociedade injusta com as mulheres.
Treine uma guerreira para evitar consertar uma mulher despedaçada no futuro

Escrito por Equipo Editorial

Última atualização: 25 julho, 2022

Há alguns ensinamentos essenciais que é preciso compartilhar com as meninas o quanto antes para promover a sua autoestima, confiança e princípios. Coisas como o empoderamento feminino, a segurança em si mesmas e a igualdade de gênero são bons exemplos de tais lições. Por isso, treine uma guerreira para evitar consertar uma mulher despedaçada no futuro.

Atualmente, ainda existem pais que educam as filhas para serem princesas delicadas e indefesas, esperando por um príncipe encantado que virá para salvá-las e fazê-las felizes. No entanto, esses pensamentos antiquados e com matizes machistas não fazem bem algum às meninas e, pelo contrário, inibem todo o seu potencial para florescer à sua própria maneira.

O problema de educar as meninas como princesas

As meninas não precisam ser princesas se não quiserem ser. Elas podem ser fortes, selvagens, divertidas e tudo o que quiserem para expressar o seu eu mais verdadeiro. Em suas veias, corre o sangue de uma guerreira: forte e cheia de vida. E, exatamente por isso, são elas mesmas que devem encontrar a força necessária para enfrentar os obstáculos de ser uma mulher na modernidade.

Uma das principais desvantagens de mimar as meninas como princesas é que, além de satisfazer suas necessidades materiais, elas estão recebendo uma mensagem de que são fracas e frágeis. Além disso, de que precisam da ajuda dos outros (geralmente um homem) para que possam cuidar delas e proporcionar o que precisam.

Esse pensamento de submissão e complacência pode ser muito perigoso, pois todas as mulheres precisam cultivar o seu amor pessoal desde a infância. Desse modo, com o passar dos anos, elas continuarão a aumentar a sua autoestima e não permitirão que nada nem ninguém passe por cima delas. Muito menos um homem que somente tenha coisas materiais para oferecer.

Treine uma guerreira com a ajuda dessas dicas

No tempo das nossas avós e até mesmo no das nossas mães, as mulheres eram educadas e criadas para serem obedientes, submissas, caladas, delicadas, frágeis e dedicadas aos afazeres domésticos. Impunham-se sobre elas alguns estereótipos sociais machistas que estavam longe do que se esperava dos meninos.

Então, se você quiser se distanciar dessa antiga e prejudicial linha de pensamento e educar a sua filha a partir do amor e da confiança nela mesma, recomendamos seguir estas dicas para evitar consertar uma mulher despedaçada no futuro:

1- Seja um exemplo para ela

As mães são o principal exemplo a seguir para as suas filhas. Portanto, tente ser uma mulher forte, independente e autoconfiante, com sororidade pelas amigas e com empatia para com os outros.

Acompanhe sua filha ao longo de todas as fases e ofereça o seu amor incondicional para que ela possa procurar a sua ajuda quando precisar.

2- Mostre mulheres de sucesso

Ao longo da história, houve mulheres que foram líderes poderosas que vale a pena apresentam às nossas filhas. Dessa forma, elas podem se identificar ou ansiar por seguir o mesmo caminho.

3- Afaste o machismo da sua casa

O processo de desconstrução das atitudes machistas arraigadas pode ser lento, mas é muito necessário. As meninas precisam crescer em um ambiente seguro, longe de pensamentos prejudiciais.

4- Treine uma guerreira e aumente a sua autoestima

Muito além da beleza física, ofereça o conhecimento e a oportunidade de enfrentar novos desafios para cometer erros e tentar novamente. A superação pessoal ajuda a construir a confiança.

5- Promova suas qualidades

Todas as meninas têm qualidades e habilidades que merecem ser desenvolvidas e admiradas. Assim, antes de falar sobre como ela é linda, diga primeiramente o quanto você está orgulhosa, o quanto ela é divertida ou como ela dança bem.

6- Reforce o seu valor

Ensine sobre a igualdade de gênero e que a palavra de uma mulher é tão valiosa quanto a de um homem. Diga que vivemos em um planeta que pode ser muito injusto, mas que ela deve defender suas convicções e não deixar que violem os seus direitos.

Treine uma guerreira
Empodere as suas filhas através do exemplo e da superação para que elas possam realizar todos os seus sonhos. Além disso, promova os valores acima da beleza física.

7- Motive seus estudos

A educação e o trabalho duro são duas ferramentas que você deve transmitir e compartilhar com as suas filhas. Isso será muito útil para que elas lutem por seus ideais e não precisem depender de ninguém para realizar os seus sonhos.

Não crie uma princesa. Treine uma guerreira

Criar princesas pode ter enormes impactos emocionais na vida de uma menina. Especialmente quando, durante a sua infância, ela só recebe elogios sobre a sua beleza e simpatia, mas não sobre a sua inteligência e coragem. Isso é muito prejudicial, pois, no futuro, ela acreditará que o seu valor como pessoa dependerá da sua aparência, mas não de como se sente ou do que realmente deseja.

É preciso incentivar as meninas a dar o melhor de si e perseguir os seus sonhos, ensinando-as a expressar e controlar as suas emoções de forma saudável. Com esforço e dedicação, elas podem alcançar os seus objetivos e não precisarão de príncipes encantados que venham para salvá-las.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.