11 atividades que estimulam as habilidades das crianças

Através de jogos e artesanatos, as crianças desenvolvem suas habilidades. Mostraremos aqui algumas das atividades para aproveitar a diversão. Confira!
11 atividades que estimulam as habilidades das crianças

Última atualização: 16 julho, 2022

Os pequenos têm habilidades incríveis e seus cérebros estão ansiosos para registrar tudo o que descobrem. Por isso, é importante que durante a primeira infância você proponha atividades que estimulam as habilidades das crianças.

Para isso, você não precisa ser professor, pedagogo ou terapeuta. Basta exercer seu papel de pai ou mãe e incentivar seu filho a aprender por meio de brincadeiras e com diversão.

As avós dizem que “as crianças são como esponjas” e, de fato, elas são. Absorvem tudo o que veem ou ouvem, imitam os outros e aprendem com grande entusiasmo o que lhes é ensinado de forma lúdica. Continue lendo e saiba mais!

Atividades para estimular as habilidades de seus filhos

Mostraremos algumas das atividades com as quais as habilidades das crianças são estimuladas e que, além disso, são adequadas para todos os públicos e lugares. Teste a engenhosidade, a criatividade e a inteligência de seus filhos e divirtam-se juntos.

1. Pintura a dedo

Uma das atividades mais divertidas e fáceis de fazer é a pintura a dedo. Basta separar algumas folhas e tinta à base de água. E se preferir, você também pode incluir outros elementos, como pedras pequenas e cola branca.

Depois que a mesa estiver montada, convide seu filho a pintar os dedos e desenhar na tela ou faça uma moldura colando as pedras. Dessa forma, você não apenas explorará sua criatividade, mas também estimulará seu sentido do tato.

Criança pintando com as mãos e os dedos.
Explorar a arte com os próprios dedos é uma atividade divertida, relaxante e muito completa para os pequenos da casa. Ensine-os a misturar cores, descobrir novas texturas e sensações e dar rédea solta à sua criatividade.

2. Origamis

Origami é a arte de fazer figuras de papel apenas dobrando-o, sem usar tesoura. É possível criar diferentes formatos: aviões, dragões, barcos, flores, pássaros e inúmeros animais. É muito fácil para as crianças fazerem e também estimula o seu desenvolvimento criativo.

3. Quebra-cabeça

Montar um quebra-cabeça ajuda a desenvolver paciência, memória visual e habilidades analíticas. Por tentativa e erro, ajuda as crianças a observarem muito bem cada parte e memorizar os detalhes das figuras.

Além disso, estimulam as habilidades motoras finais e a coordenação oculomotora.

4. Jogo da memória

Os jogos de memória aumentam a concentração e a memória visual da criança. É divertido descobrir os pares de peças ou cartas e vencer o concorrente em velocidade. Sem dúvida, este exercício põe a mente da criança à prova.

5. Fantoches

Brincar de fantoches é outra atividade que estimula as habilidades das crianças, como a criatividade e as habilidades sociais e de comunicação.

Esta brincadeira permite que você compartilhe com outras crianças e trabalhe em equipe se for uma história com vários personagens e papéis. Além disso, ajuda os pequenos a se expressarem sem medo por meio de seu fantoche.

6. Instrumento musical

Tocar um instrumento musical quando criança desenvolve não apenas o tato, mas também a audição, a motricidade, a criatividade e a improvisação. É uma das muitas atividades que estimulam as habilidades das crianças e que, como mãe ou pai, você deve incentivar em seus filhos.

7. Praticar algum esporte

É ótimo que seu filho pratique algum esporte, pois lhe trará múltiplas vantagens. Não só para a sua saúde física, mas também para o seu bem-estar emocional e para as suas relações interpessoais.

O exercício físico é um meio ideal para canalizar toda essa energia que existe de sobra nas crianças. Você pode tentar várias disciplinas até descobrir a que mais gosta ou para a qual tem talento.

Praticar esporte: atividades que estimulam as habilidades das crianças
Ofereça aos seus filhos a possibilidade de se desenvolverem em algum esporte ou em todos eles ao mesmo tempo. Assim, eles vão descobrir seus gostos e suas habilidades.

8. Jogar xadrez

O xadrez é um dos jogos mais completos para o desenvolvimento do intelecto, pois ajuda a criança a desenvolver a lógica, o pensamento dedutivo, a concentração e a paciência.

9. Pular amarelinha

O tradicional jogo de amarelinha torna-se uma opção ideal para desenvolver habilidades motoras, como coordenação e equilíbrio. Além disso, ajuda seu filho a socializar e se relacionar bem com outras crianças da mesma idade.

Para isso, basta desenhar uma amarelinha no chão, jogar uma pedra no local indicado e pular em uma perna da “terra” para o “céu”, sem pisar no espaço em questão.

10. Pintar mandalas

Mandalas são figuras geométricas criadas por civilizações antigas, que se tornaram populares nos últimos anos. Isso porque representam um recurso terapêutico, educativo e criativo ideal para os pequenos.

Pintar essas figuras com cores diferentes está entre as atividades que estimulam várias habilidades das crianças: ajuda-as a aumentar a concentração, desenvolver a paciência e melhorar os níveis de hiperatividade.

11. Recitar trava-línguas

Como pai ou mãe, você pode colocar essa atividade em prática com seu filho para conseguir uma boa pronúncia das palavras. Os trava-línguas estimulam a dicção, a linguagem e o vocabulário.

Aproveite qualquer ocasião para se divertir e estimular seu filho através das brincadeiras

Todas essas atividades de aprimoramento de habilidades podem ser feitas a qualquer hora ou em qualquer lugar. É claro que, quando são jogadas em equipe, tudo fica muito mais divertido e enriquecedor para seus filhos. Inclusive, é algo que vai transmitir muito mais ensinamentos do que você pode imaginar. O que você está esperando para brincar?

Pode interessar a você...
O que são as habilidades parentais positivas?
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
O que são as habilidades parentais positivas?

Você sabe o que são habilidades parentais positivas e qual papel elas desempenham? Neste artigo, vamos apresentar os pontos desse conceito.



  • Salazar C, Juárez R, Andrade A, Peña C, Arrellano A, Hernández J. Percepción del beneficio de los deportes y actividades recreativas en habilidades para la vida en niños y adolescentes de Ciudad Juárez, México. Rev. Sportis. 2016; 2 (3): 356-378.
  • Minera A, Batres M. Guía de actividades lúdicas para estimular el lenguaje en niños de 0 a 5 años. Guatemala: Universidad de San Carlos de Guatemala: 2020. Disponible en: https://docplayer.es/6588727-Guia-de-actividades-ludicas-para-estimular-el-lenguaje-en-ninos-de-0-a-5-anos.html
  • Cereghino B. Estrategias de enseñanza para el desarrollo de la creatividad en los niños. Rev. Educación. 2016; 22: 50-53.