37ª semana de gravidez

Nessa fase, é imprescindível cumprir as indicações médicas e se preparar da melhor forma possível para o futuro parto. Falta pouco!
37ª semana de gravidez

Última atualização: 24 Maio, 2021

Parabéns! Se você estiver na 37ª semana, seu bebê já deve estar pronto para nascer. É engraçado como ele passou do tamanho de uma semente a um bebê em apenas alguns meses. Todo esse processo ocorreu dentro de você e, graças aos seus cuidados, seu filho estará com boa saúde quando vocês finalmente se conhecerem.

Por enquanto, talvez você tenha algumas dúvidas sobre esses últimos dias. Por esse motivo, confira as linhas a seguir para encontrar a resposta a várias dessas perguntas. Continue lendo para saber mais!

Como está meu bebê na 37ª semana?

Sim, chegou a hora. Seu bebê finalmente se encontra a termo. Chegar à 37ª semana representa uma verdadeira conquista, pois o que resta é esperar que seu bebê esteja pronto para sair e receber todo o amor dos pais. Agora seu crescimento é menos acelerado, mas isso não significa que pare de ganhar peso e aumentar de tamanho aos poucos.

Seu filho pode ter 19 centímetros de altura e pesar cerca de 2,9 quilos. Seu sistema nervoso (e em particular sua habilidade de mover os músculos) deve estar bem desenvolvido. Na verdade, ele já tem muitos reflexos ativos. Se você pudesse segurar a mão do seu filho dentro do útero, ele fecharia os dedos imediatamente. Experimente quando ele nascer!

A circunferência da sua cabeça atinge seu ponto máximo e você certamente está se perguntando como ele conseguirá sair pela via natural. A verdade é que seu corpo deve estar preparado para esse evento e os ossos do seu crânio podem se sobrepor uns sobre os outros para se adaptar ao canal de parto e sair corretamente.

Como posso me sentir durante a 37ª semana?

 

Mulher grávida com contrações durante a 37ª semana.

É provável que os sintomas físicos que você já experimentou nas últimas semanas persistam, mas o nervosismo e a ansiedade podem se destacar acima de tudo. Nós entendemos você. Sua vida está prestes a mudar completamente em questão de dias ou horas!

Você deve estar atenta caso apresente sintomas de alerta, como febre, dor ao urinar, secreção vaginal ou até diarreia. Em todo caso, é recomendável ir ao médico o mais rápido possível.

Conselho para você, na 37ª semana

Os conselhos nunca param. A cada semana você pode precisar de uma nova recomendação, então temos algumas preparadas para você.

É necessário ir ao médico nesse período?

Uma vez atingida essa última fase da gravidez, os médicos costumam marcar consultas semanais para avaliar sua saúde e a do bebê. Ele provavelmente vai fazer um exame de toque vaginal. Em alguns casos, essa estimulação pode acelerar um pouco o processo de parto.

Se você ainda não completou os exames correspondentes ao último trimestre da gravidez, é hora de fazer isso. Isso inclui exames básicos de sangue e urina e algumas sorologias para doenças infecciosas. É para o seu bem e para o bem do bebê.

Prepare-se para o parto

Está quase na hora! Embora o bebê possa nascer a qualquer momento, também pode levar várias semanas para o parto começar, até 40 semanas ou um pouco mais. Enquanto você espera, é recomendável preparar o seguinte:

  • O hospital ou a clínica onde você fará o parto.
  • Não se esqueça da bolsa: coloque travesseiros, roupas para o novo membro da família e alguns produtos de higiene pessoal.
  • Avise a todos os seus familiares e entes queridos que o dia está próximo. Não queremos que você pegue alguém que esteja longe de surpresa!
  • Pergunte se é possível receber visitas durante sua internação.
  • O local onde o bebê vai dormir já deve estar bem estabelecido, seja no seu quarto ou em outro.

Faça o molde da sua barriga

É uma fase única na sua vida e você deve tentar criar lembranças. Está na moda fazer um molde de gesso da barriga. Então, não espere mais! Depois que seu bebê nascer, vocês podem fazer algumas sessões de fotos com esse molde, e o seu filho se sentir como se estivesse naquele lugar confortável.

Bom momento para ser mimada

Sim, é hora de ficar com o controle remoto e colocar na programação que você quiser. Também seria bacana ser surpreendida com uma refeição na cama ou no sofá. Ajude um pouco, leia um bom livro e ouça músicas que você gosta.

Perguntas mais frequentes sobre a 37ª semana

Você ainda tem dúvidas sobre essa etapa? Vamos responder a algumas das mais frequentes abaixo.

1. O meu bebê deve nascer sem problemas por estar a termo?

Se a sua gravidez tiver corrido bem, muito provavelmente o seu bebê nascerá sem problemas. Seus órgãos já estão bem desenvolvidos e prontos para se adaptar ao mundo exterior. Em uma pequena proporção dos casos há problemas de saúde que não são detectados nas avaliações pré-natais, mas não é hora de pensar nisso. O cuidado pré-natal adequado é essencial para evitar problemas de saúde no futuro.

Mulher grávida no consultório médico durante a 37ª semana.

2. Existe a possibilidade de ter gêmeos mesmo que eu não tenha sido avisada sobre isso nas consultas?

Hoje em dia, as ultrassonografias costumam ser bastante precisas nesse tipo de aspecto. Portanto, é quase impossível que o médico não tenha visto um dos bebês durante as consultas. No entanto, como no caso anterior, há uma probabilidade muito pequena de ter uma gravidez de gêmeos. Tudo é possível!

3. Quantos dias vou ficar no hospital?

Isso vai depender de como o bebê nasceu e do estado de saúde de ambos. Para isso, vão solicitar alguns exames laboratoriais que, caso saiam alterados, podem prolongar seus dias no hospital.

Em condições normais, um ou dois dias geralmente são suficientes. Se o parto tiver sido uma cesárea, esse tempo pode ser um pouco mais longo, além de exigir cuidados especiais em casa, como em qualquer pós-operatório.

Calma… O momento está chegando!

Se todas as suas avaliações médicas estiverem em ordem, não há mais nada a fazer além de esperar e se preparar. Aproveite esses dias em família e esqueça o trabalho. Você pode planejar grandes experiências com seus entes queridos dentro e fora de casa. Todos estarão ansiosos pelo novo membro da família!

Pode interessar a você...
38ª semana de gravidez
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
38ª semana de gravidez

Na 38ª semana de gravidez, o bebê pode nascer a qualquer momento. Por isso é importante estar preparado para qualquer eventualidade.



  • Fleischman, A. R., Oinuma, M., & Clark, S. L. (2010). Rethinking the definition of “term pregnancy”. Obstetrics and gynecology, 116(1), 136–139. https://doi.org/10.1097/AOG.0b013e3181e24f28
  • Elshazzly, M., Lopez, M. J., Reddy, V., & Caban, O. (2021). Embryology, Central Nervous System. In StatPearls. StatPearls Publishing.
  • Maldonado-Durán, M., Sauceda-García, J. M., Lartigue, T. (2008). Cambios fisiológicos y emocionales durante el embarazo normal y la conducta del feto. Perinatología y reproducción humana, 22, 5–14.
  • Schapira, I. (2004). Características del desarrollo humano perinatal. Un método para la evaluación del sistema nervioso joven. Revista del Hospital Materno Infantil Ramón Sardá, 23(2), 59–69.
  • López, Begoña Sanz, et al. “Alternativas no farmacológicas en el dolor del parto.” Salud y cuidados durante el desarrollo (2017): 225.