Gravidez e diarreia

22 de agosto de 2019
Os desconfortos estomacais são, de longe, uma das coisas mais frequentes durante a gravidez. Porém, com hábitos simples, podemos reduzir a probabilidade de que isso nos afete.

Gravidez e diarreia é uma combinação realmente desconfortável para qualquer futura mamãe. Além disso, para a tristeza de muitas mulheres, é algo muito comum. Até mesmo mais do que se pensa.

A dupla gravidez e diarreia pode estar presente durante todo o período de gestação, sem que isso signifique que algo grave esteja acontecendo. Isso desde que as fezes não estejam acompanhadas de sangue, dor abdominal e que não haja febre.

Essa situação desconfortável é muito comum, tanto que pode ser considerada um dos sintomas regulares da gravidez. A vontade de ir ao banheiro aumenta nas futuras mães e suas evacuações são mais líquidas, principalmente no primeiro e terceiro trimestres.

É necessário ter em mente que, durante a gravidez, as mudanças que o corpo da mulher sofre são significativas. Portanto, também podem causar reações indesejáveis.

No primeiro trimestre, quando geralmente aparecem náuseas e vômitos, a diarreia também surge como um componente complementar ao mal-estar próprio do início da gravidez.

Além disso, quase ao chegar a termo, a diarreia volta graças à pressão exercida pelo bebê sobre o estômago da mãe. Isso causa, consequentemente, uma digestão menos eficiente.

Gravidez e diarreia: quais são as causas?

Embora possa ter vários gatilhos, estas são as origens mais comuns dessa condição:

Alterações hormonais

As alterações hormonais desempenham um papel importante em termos das causas da diarreia durante a gravidez. Os hormônios afetam o sistema gastrointestinal e, assim, causam vômitos, náusea, diarreia e também constipação, em alguns casos.

Gravidez e diarreia: causas

Modificações na dieta

Às vezes, gravidez e diarreia se combinam quando a futura mamãe troca os seus hábitos alimentares por outros mais saudáveis, devido à sua condição.

Em geral, a ingestão de frutas e alimentos fibrosos é aumentada para prevenir a constipação, e isso provoca a diarreia. Felizmente, se for causado pelas mudanças na dieta diária, esse desconforto só vai persistir por alguns dias.

Medicação ou consumo de vitaminas

Algumas multivitaminas que são prescritas para mulheres grávidas podem causar diarreia na gravidez. Ao contrário do que acontece com o ferro, que causa constipação.

Problemas na digestão

É muito provável que, durante a gravidez, haja problemas de digestão, sensação de peso no estômago, náuseas e vômitos. A diarreia ocorre nesses casos, frequentemente, como resultado da má digestão dos alimentos.

No primeiro trimestre, quando geralmente aparecem náuseas e vômitos, a diarreia também surge.

Intolerância à lactose

Um grande número de gestantes aumenta o consumo de leite durante a gravidez. Isso, às vezes, leva a uma súbita intolerância à lactose, geralmente acompanhada de diarreia.

Essa causa pode ser facilmente descartada, interrompendo o consumo de leite e consumindo outros suplementos com cálcio. Se notarmos que a diarreia parou, então devemos continuar com as medidas adotadas. Felizmente, após o parto, é provável que você consiga consumir laticínios sem qualquer problema.

Vulnerabilidade do sistema imunológico

Enquanto a mulher está grávida, ela é o alvo perfeito para contrair doenças e infecções, devido à vulnerabilidade do seu sistema imunológico.

Nesse sentido, ela é escolhida por bactérias, infecções e vírus estomacais como a candidata ideal. Isso tem como resultado a indesejável combinação: gravidez e diarreia.

Posso prevenir a diarreia na gravidez?

Sim, felizmente! Podemos evitar a terrível combinação de gravidez e diarreia apenas seguindo estas dicas simples:

  • Mantenha uma dieta balanceada.
  • Certifique-se de que seus legumes e frutas estejam perfeitamente higienizados antes de consumi-los.
  • Evite comer muito em uma única refeição. É preferível fazer várias pequenas refeições durante o dia.
  • Se você for passear, consuma apenas água engarrafada nos locais que visitar.
  • Evite experimentar pratos e condimentos que você não conhece.
  • Reduza consideravelmente o consumo de bebidas processadas com açúcar, tais como refrigerantes e bebidas energéticas.
  • Observe os remédios que você consome e o que eles causam em você. Se você identificar um deles como o culpado da diarreia, consulte o seu médico para que ele prescreva outro.
Gravidez e diarreia

Sugestões finais

Após a gravidez, quando a sua rotina estiver ajustada à sua nova vida, certamente esse tipo de desconforto se reduzirá consideravelmente.

Enquanto isso, se ocorrer durante a gravidez, você deve se lembrar de que é perfeitamente normal. No entanto, se você sentir que está acontecendo excessivamente, consulte o seu médico para evitar complicações.

Além disso, caso você tenha episódios de diarreia, sempre tenha bebidas esportivas contendo eletrólitos à mão para evitar a desidratação.

Por fim, não deixe que esse desconforto estrague os seus dias. Siga em frente com uma atitude positiva pois, com certeza, você poderá superar isso e muitas outras coisas.