9 truques para economizar nas festas infantis
As festas infantis não precisam ser necessariamente um desperdício de dinheiro. Lembre-se de que a ideia inicial é fazer com que as crianças se divirtam e aproveitem ao máximo a ocasião. Claro, estamos acostumados com balões, confetes, enfeites chamativos e coloridos, além de presentes e a mesa de doces e outros petiscos.
Independentemente do seu orçamento, aqui vamos dar algumas ideias para manter a alegria sem ter que recorrer a tantos elementos. Você descobrirá que existem muitas alternativas para fazer tudo parecer esplêndido.
Aspectos preliminares para organizar festas infantis
Comemorações em família sempre são motivo de grande expectativa e implica uma preparação prévia. Claro, quem decide liderar a organização leva em consideração os gostos do homenageado, mas também as preferências dos convidados e, também, as suas próprias.
Essa mistura de sabores sempre ajuda a obter um resultado muito satisfatório. Baseando-se em várias fontes de inspiração, o organizador tem um amplo escopo para a criatividade.
Leve em consideração o clima da estação. Embora possa parecer um pequeno detalhe no início, terá grande influência nos preparativos. Se for uma festa ao ar livre, você não precisa mudar tudo para decorar, apenas alguns elementos-chave (grandes e coloridos) resolverão.
Por exemplo, você pode optar por moinhos de vento, uma bela toalha de mesa com o bolo, sabonetes e brinquedos que podem ser degustados em grupo (bolas, palitos de espuma de borracha), e assim por diante.
9 truques para economizar nas festas infantis
1. Avalie bem o espaço
Esse é um truque muito simples para economizar dinheiro. Em vez de alugar um salão de festas, é preferível avaliar outras opções. Não só pelo aspecto econômico, mas porque, às vezes, o dinheiro do espaço pode ser investido em outras coisas que vão deixar a festa muito mais divertida e memorável.
Dar a festa no jardim ou no quintal de casa é uma ótima opção (desde que você tenha esse espaço). Devemos lembrar que as crianças podem se divertir em qualquer lugar. Também é possível organizar festas infantis ao ar livre, em um parque ou uma área pública que seja segura.
2. Decoração simples e criativa
Como mencionamos anteriormente, muitas vezes nos esforçamos para deixar a decoração magnífica. E embora as crianças gostem no primeiro impacto, elas tendem a esquecer e se jogar totalmente no compartilhamento com os pares, na brincadeira e na risada.
Quantas vezes foram preparadas festas infantis com uma decoração fabulosa em que, no final, as crianças se divertem a todo o momento com um simples balão?
Hoje, muitas páginas na internet podem ser consultadas para buscar ideias. Faça algumas pesquisas. Você ficará surpresa ao descobrir a utilidade e a beleza de muitos objetos simples.
3. Lanches e guloseimas
A maior parte das despesas com festas infantis reside na alimentação e nas bebidas a serem consumidas pelo homenageado e seus convidados. Nesse sentido, é importante saber que tanto o bolo de aniversário quanto os doces devem ser chamativos, mas simples. Não é necessário colocá-los em recipientes muito elaborados, apenas originais.
Por exemplo, você pode colocar docinhos, batatas fritas ou pipoca em baldes de plástico decorados. Depois que a festa acabar, elas podem usar o recipiente para brincar.
Passo a passo para economizar:
- Encontre e avalie várias opções. Isso nos permitirá comparar preços diferentes e encontrar opções que atendam às nossas necessidades.
- Cuide das quantidades. É importante que todos possam repetir pelo menos uma vez e que fiquem satisfeitos, mas não devemos exagerar na hora de comprar alimentos.
- Se você vai investir mais no bolo (porque sabe o que o homenageado mais gosta), reduza um pouco a quantidade de doces.
- Certifique-se de que os refrigerantes não sejam o centro das bebidas. Existem alternativas igualmente saborosas, mais saudáveis e menos caras (como infusões de hibisco geladas e limonadas).
- Para economizar dinheiro em lanches, você pode brincar com alimentos coloridos e baratos que podem ser preparados de várias maneiras em casa. Geleias, espetos de frutas da estação, etc. Você precisa apenas usar sua criatividade!
4. Diga adeus aos descartáveis
Podemos pensar que usar pratos e copos descartáveis é a melhor opção para as festas, mas com isso apenas conseguimos mandar muito dinheiro para o lixo. Se tivermos filhos, não é errado investir em talheres de plástico para festas, que poderemos lavar e reaproveitar quantas vezes quisermos.
5. Presentes ou sacolas para presentes
É costume dar pequenos presentes ou sacolas de presentes aos convidados em festas infantis. Eles geralmente consistem em pequenos sacos cheios de guloseimas, fitas, confetes e alguns pequenos brinquedos de plástico.
Deve-se observar que não é obrigatório que todos esses elementos estejam presentes. Se nosso orçamento for um pouco curto, podemos simplificar os presentes. Afinal, trata-se de uma lembrancinhas para os convidados.
6. Simplifique a roupa
Não há necessidade de gastar dinheiro em uma roupa de festa deslumbrante, especialmente porque seu filho pode se cansar ou se incomodar na hora de correr e se divertir. Ele provavelmente irá sujar a roupa, não cuidará bem dela e, além disso, não poderá usá-la novamente.
As crianças costumam gostar de pequenas coisas três vezes mais do que de luxos. Para as meninas, investir em tutus coloridos e algumas bijuterias de plástico é muito eficaz. Por outro lado, se quisermos que as crianças se divirtam, as máscaras de animais sempre são muito boas.
7. Bolo caseiro em festas infantis
Para se manter na onda de economia, o ideal é fazer nosso próprio bolo em casa. Hoje podemos encontrar na internet muitas receitas que podem ser preparadas na nossa cozinha. Se não tivermos forno, podemos preparar receitas de bolos frios, por exemplo. Para decorar o bolo também podemos buscar uma receita, mas se não formos muito bons nisso, podemos sempre recorrer ao mais simples: um bolo cheio de chocolate e detalhes coloridos.
8. Inclua um item memorável
Todas as festas infantis têm um elemento memorável. E você não precisa gastar dinheiro com isso, mas sim ser criativa e buscar as melhores opções. Você decide o que quer lembrar sobre essa festa: o momento de soprar o bolo, os jogos, a interação com os convidados, o momento de dar o presente e assim por diante. O importante é colocar emoção no momento.
Por exemplo, ao cantar parabéns, podemos mudar um pouco a música e incluir frases engraçadas.
9. Brincadeiras tradicionais em festas infantis
É sempre uma boa ideia recorrer a brincadeiras tradicionais como ”pôr o rabo no burro” e danças espontâneas para animar o homenageado e os convidados. Para isso, você não precisa alugar equipamento de som nem palco, apenas deixe-se levar e divirta-se.