Receitas doces para bebês de 9 a 12 meses

Sobremesas, vitaminas, papinhas e mousse. As escolhas quanto a receitas doces podem ser muito variadas, mas o teor nutritivo e o prazer que proporcionam ao seu bebê estão, sem dúvidas, fora de discussão.
Receitas doces para bebês de 9 a 12 meses
Saúl Sánchez Arias

Escrito e verificado por o nutricionista Saúl Sánchez Arias.

Última atualização: 13 abril, 2023

A seguir, vamos apresentar algumas receitas doces para bebês de 9 a 12 meses. Não precisa ser uma grande cozinheira e nem vai tomar muito do seu tempo, assim, não se preocupe!

No começo de sua vida é muito possível que o bebê tenha preferência por sabores doces. Isso se deve ao fato de que este sabor lembra o leite materno, que foi seu único alimento até os 6 meses de vida aproximadamente.

Por outro lado, lembremos que, em geral, muitas pessoas são atraídas mais pelo sabor doce do que pelo salgado. Simplesmente, não conseguem resistir a uma sobremesa deliciosa, a um sorvete delicioso ou um flã suculento. Ou talvez optem por alternativas mais saudáveis, como sobremesas com frutas ou vitaminas.

Com os bebês acontece algo parecido e isso tem uma explicação. As papilas gustativas durante os primeiros meses e anos de vida estão muito sensíveis e tendem a rejeitar os sabores amargos. Isso faz parte do instinto de sobrevivência.

Por isso, te apresentamos quatro receitas doces para bebês de 9 a 12 meses que eles vão amar, e você também! Tente fazer em casa e ajude seu bebê a experimentar novas sensações!

4 receitas doces para bebês de 9 a 12 meses

Nesta fase de vida, a alimentação do bebê começa a se assemelhar com a do resto da família. Claro que, é necessário fazer algumas adaptações para que possa ingerir os alimentos sem problemas.

Os alimentos doces são excelentes como merenda ou jantar. É recomendável escolher ingredientes frescos, nutritivos e com diferentes texturas, cores e sabores para ampliar o máximo possível o repertório alimentar.

1. Papinha de kiwi e maçã

Uma das primeiras frutas que se recomenda adicionar à alimentação regular de um bebê é a maçã. Junto com outras frutas como a pera ou o kiwi, pode dar como resultado uma papinha deliciosa e com significativos valores nutricionais.

Ingredientes

  • 1/4 de kiwi descascado.
  • 1/4 de maçã descascada.

Modo de Preparo

  1. Triture o kiwi.
  2. Passe-o por um coador fino para separar as sementes pretas.
  3. Triture a maçã e misture tudo.

Os benefícios da maçã para o organismo humano são bem conhecidos: quase não contém gorduras nem proteínas e oferece uma enorme quantidade de minerais, como o potássio. Ainda assim, provê vitaminas e é muito boa para o sistema digestivo: é facilmente digerida e contém muita fibra.

2. Iogurte com frutas

O iogurte é um excelente alimento para bebês de 9 a 12 meses de idade, devido ao fato de que facilita a digestão e tem uma textura muito agradável.

Sempre se devem selecionar iogurtes para bebês, que não são os mesmos que os adultos consomem.

Combinado com frutas, como a pera – como neste caso –, a banana ou a maçã, é uma excelente alternativa para que o bebê mantenha uma dieta equilibrada.

Ingredientes

  • 100 gramas de maçã.
  • Iogurte para bebês.
  • 2 colherzinhas de geleia.

Preparo

  1. Lavar, descascar e cortar a maçã em pedaços.
  2. Bater no liquidificador junto com a geleia e o iogurte.

3. Purê de quinoa e banana

Um dos lanches mais nutritivos que podemos dar ao nosso bebê. A quinoa possui propriedades excelentes: é nutritiva, pobre em calorias, contém substâncias bioativas e oferece grandes quantidades de fibra.

Ainda, a banana é um alimento muito bom para os bebês, visto que é muito favorável para o funcionamento correto do sistema digestivo. Portanto, esta é uma das receitas doces para bebês de 9 a 12 meses que mais se recomendam.

Ingredientes

  • 1/2 banana.
  • 1 pitada de canela.
  • 3 colheres de sopa de quinoa cozida.
  • 1 colher de sopa de iogurte especial para bebês.

Preparo

  1. Coloque as bananas descascadas em uma tigela e amasse até fazer um purê.
  2. Adicione a quinoa cozida, a canela e o iogurte.
  3. Misture e sirva.

É recomendável escolher ingredientes frescos, nutritivos e com diferentes texturas, cores e sabores para ampliar o máximo possível o repertório alimentar.

4. Mousse de banana

Outra forma excelente de adicionar a banana à dieta de seu bebê. Nesta oportunidade, com uma consistência mais líquida, mas igualmente deliciosa.

Ingredientes

  • 3 bananas.
  • 150 gramas de iogurte.
  • 1 colher de sopa de mel.
  • 1/2 limão.

Preparo

  1. Triture as bananas descascadas junto com o suco do limão e o iogurte.
  2. Adicione mel e bata até obter uma mistura cremosa.
  3. Sirva em taças ou copos e guarde na geladeira até que esfrie.

Além das receitas aqui detalhadas, poderíamos adicionar muitas outras variantes e combinações de frutas que com certeza vão agradar ao seu pequeno.

O primordial é estabelecer uma alimentação saudável desde cedo e, claro, que prestar atenção para que seu filho receba todos os nutrientes de que precisa.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Agencia Catalana de Salud Pública. Recomendaciones para la alimentación en la primera infancia (de 0 a 3 años). Agencia de Salud Pública de Cataluña. Diciembre 2016.
  • An R., Wilms E., Smolinska A., Hermes GDA., et al., Sugar beet pectin supplementation did not alter profiles of fecal microbiota and exhaled breath in heatly young adults and healthy elderly. Nutrients, 2019.
  • Centers for Disease Control and Prevention. Alimentos y bebidas que se deben limitar. Departamento de Salud y Servicios Humanos del Gobierno de Estados Unidos. Diciembre 2020.
  • Fernandez M. A, Marette M. A. Potential health benefits of combining yogurt and fruits based on their probiotic and prebiotic properties. Advances in Nutrition. Enero 2017. 155S-164S.
  • Fidler Mis N, Braegger Ch, et al. Sugar in infants, children and adolescents: a position of the European Society for Paediatric Gastroenterology, Hepatology and Nutrition Committee on Nutrition. Journal of Pediatric Gastroenterology and Nutrition. Diciembre 2017. 65 (5): 681-696.
  • Forrestell C. A. Flavor perception and preference development in human infants. Annals of Nutrition and Metabolism. 2017. 70 (Suppl 3).
  • Gómez Fernández-Vegue M. Recomendaciones de la Asociación Española de Pediatría sobre la alimentación complementaria. Comité de Lactancia Materna y Comité de Nutrición de la Asociación Española de Pediatría. Noviembre 2018.
  • Maradini Filho A. M, Riberiro Pirozi M, et al. Quinoa: nutritional, funcitonla and antinutritional aspects. Critical Reviews in Food Science and Nutrition. Mayo 2017. 57 (8): 1618-1630.
  • Stanhope KL., Sugar consumption, metabolic disease and obesity: the state of the controversy. Crit Rev Clin Lab Sci, 2016. 53 (1): 52-67.
  • U. S. Department of Agriculture and U. S. Department of Health and Human Services. Dietary Guidelines for Americans. 2020-2025. 9th Edition. Diciembre 2020.
  • Ventura A. K, Mennella J. A. Innate and learned preferences for sweet taste during childhood. Current Opinion in Clinical Nutrition and Metabolic Care. Julio 2011. 14 (4): 379-84.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.