Você se preocupa com a introdução dos alimentos na dieta do seu filho? No início, é normal sentir medo e…
Receitas doces para bebês de 9 a 12 meses
Sobremesas, vitaminas, papinhas e mousse. As escolhas quanto a receitas doces podem ser muito variadas, mas o teor nutritivo e o prazer que proporcionam ao seu bebê estão, sem dúvidas, fora de discussão.

A seguir, vamos apresentar algumas receitas doces para bebês de 9 a 12 meses. Não precisa ser uma grande cozinheira e nem vai tomar muito do seu tempo, assim, não se preocupe!
No começo de sua vida é muito possível que o bebê tenha preferência por sabores doces. Isso se deve ao fato de que este sabor lembra o leite materno, que foi seu único alimento até os 6 meses de vida aproximadamente.
Por outro lado, lembremos que, em geral, muitas pessoas são atraídas mais pelo sabor doce do que pelo salgado. Simplesmente, não conseguem resistir a uma sobremesa deliciosa, a um sorvete delicioso ou um flã suculento. Ou talvez optem por alternativas mais saudáveis, como sobremesas com frutas ou vitaminas.
Com os bebês acontece algo parecido e isso tem uma explicação. As papilas gustativas durante os primeiros meses e anos de vida estão muito sensíveis e tendem a rejeitar os sabores amargos. Isso faz parte do instinto de sobrevivência.
Por isso, te apresentamos quatro receitas doces para bebês de 9 a 12 meses que eles vão amar, e você também! Tente fazer em casa e ajude seu bebê a experimentar novas sensações!
4 receitas doces para bebês de 9 a 12 meses
Nesta fase de vida, a alimentação do bebê começa a se assemelhar com a do resto da família. Claro que, é necessário fazer algumas adaptações para que possa ingerir os alimentos sem problemas.
Os alimentos doces são excelentes como merenda ou jantar. É recomendável escolher ingredientes frescos, nutritivos e com diferentes texturas, cores e sabores para ampliar o máximo possível o repertório alimentar.
1. Papinha de kiwi e maçã
Uma das primeiras frutas que se recomenda adicionar à alimentação regular de um bebê é a maçã. Junto com outras frutas como a pera ou o kiwi, pode dar como resultado uma papinha deliciosa e com significativos valores nutricionais.
Ingredientes
- 1/4 de kiwi descascado.
- 1/4 de maçã descascada.
Modo de Preparo
- Triture o kiwi.
- Passe-o por um coador fino para separar as sementes pretas.
- Triture a maçã e misture tudo.
Os benefícios da maçã para o organismo humano são bem conhecidos: quase não contém gorduras nem proteínas e oferece uma enorme quantidade de minerais, como o potássio. Ainda assim, provê vitaminas e é muito boa para o sistema digestivo: é facilmente digerida e contém muita fibra.
2. Iogurte com frutas
O iogurte é um excelente alimento para bebês de 9 a 12 meses de idade, devido ao fato de que facilita a digestão e tem uma textura muito agradável.
Sempre se devem selecionar iogurtes para bebês, que não são os mesmos que os adultos consomem.
Combinado com frutas, como a pera – como neste caso –, a banana ou a maçã, é uma excelente alternativa para que o bebê mantenha uma dieta equilibrada.
Ingredientes
- 100 gramas de maçã.
- Iogurte para bebês.
- 2 colherzinhas de geleia.
Preparo
- Lavar, descascar e cortar a maçã em pedaços.
- Bater no liquidificador junto com a geleia e o iogurte.
3. Purê de quinoa e banana
Um dos lanches mais nutritivos que podemos dar ao nosso bebê. A quinoa possui propriedades excelentes: é nutritiva, pobre em calorias, contém substâncias bioativas e oferece grandes quantidades de fibra.
Ainda, a banana é um alimento muito bom para os bebês, visto que é muito favorável para o funcionamento correto do sistema digestivo. Portanto, esta é uma das receitas doces para bebês de 9 a 12 meses que mais se recomendam.
Ingredientes
- 1/2 banana.
- 1 pitada de canela.
- 3 colheres de sopa de quinoa cozida.
- 1 colher de sopa de iogurte especial para bebês.
Preparo
- Coloque as bananas descascadas em uma tigela e amasse até fazer um purê.
- Adicione a quinoa cozida, a canela e o iogurte.
- Misture e sirva.
É recomendável escolher ingredientes frescos, nutritivos e com diferentes texturas, cores e sabores para ampliar o máximo possível o repertório alimentar.
4. Mousse de banana
Outra forma excelente de adicionar a banana à dieta de seu bebê. Nesta oportunidade, com uma consistência mais líquida, mas igualmente deliciosa.
Ingredientes
- 3 bananas.
- 150 gramas de iogurte.
- 1 colher de sopa de mel.
- 1/2 limão.
Preparo
- Triture as bananas descascadas junto com o suco do limão e o iogurte.
- Adicione mel e bata até obter uma mistura cremosa.
- Sirva em taças ou copos e guarde na geladeira até que esfrie.
Além das receitas aqui detalhadas, poderíamos adicionar muitas outras variantes e combinações de frutas que com certeza vão agradar ao seu pequeno.
O primordial é estabelecer uma alimentação saudável desde cedo e, claro, que prestar atenção para que seu filho receba todos os nutrientes de que precisa.