3 receitas de bolos para lanches da tarde

13 de junho de 2018
O corpo necessita de uma ingestão balanceada e frequente de alimentos. As opções doces, deliciosas e leves que vamos apresentar a seguir são o complemento ideal para saciar o apetite durante as tardes.

Os profissionais da saúde afirmam que o ser humano deve realizar cinco refeições por dia, com o objetivo de que o organismo não se desgaste e receba nutrientes para sua jornada e suas atividades. Neste artigo, vamos apresentar três receitas de bolos para os lanches da tarde que você poderá saborear em família e satisfazer as exigências alimentares de todos.

Os lanches da tarde se caracterizam por serem alimentos simples e leves consumidos entre as refeições principais. Eles têm grande importância, tanto para os adultos quanto para as crianças.

Há quem não considere os lanches da tarde como parte de uma boa alimentação porque acham que contêm apenas açúcar e que contribuem para que as pessoas engordem.

No entanto, saborear um delicioso e leve lanche da tarde proporciona a você e sua família um estado de bem-estar total: físico, psicológico e emocional.

Para isso, existem receitas de bolos para lanches da tarde que contêm combinações simples e equilibradas de laticínios e frutas. Esses tipos de alimentos fornecem a energia necessária para que o corpo possa realizar funções específicas.

O consumo sensato desses alimentos, junto com um toque especial que você pode acrescentar, vai fazer toda a diferença entre comer como parte da rotina ou ter uma nova aventura de saborA seguir, vamos apresentar três receitas de bolos para lanches da tarde super fáceis e simples de preparar em casa.

Receitas de bolos para lanches da tarde

1. Bolo básico de baunilha

Essa primeira alternativa é ideal para combinar com frutas, graças ao sabor neutro que possui.

Ingredientes (rende 8 porções)

  • 6 ovos
  • 10 colheres de açúcar
  • 1 xícara de amido de milho
  • 2 colheres de chá de baunilha
  • Raspas de limão ou de laranja
bolos para lanches da tarde

Modo de preparo

  1. Separe as claras dos ovos e bata em neve.
  2. Sem parar de bater, acrescente uma a uma apenas 8 colheres de açúcar, batendo até que fiquem completamente misturadas às claras.
  3. Num recipiente separado, misture as gemas com as 2 colheres restantes de açúcar. Em seguida, misture com a clara. Depois adicione a baunilha e as raspas de limão ou de laranja.
  4. Acrescente pouco a pouco o amido de milho peneirado e continue batendo até obter uma massa homogênea.
  5. Coloque em uma forma untada e deixe no forno preaquecido a 175°C por 20 a 25 minutos.

2. Bolo de abacaxi

A segunda receita de bolos para lanches da tarde dessa lista é deliciosa devido à sua textura leve e saborosa ao mesmo tempo.

Ingredientes

  • 1 lata de abacaxi em pedaços
  • Água
  • 6 ovos
  • ½ colher de cremor tártaro
  • 2 xícaras de farinha de trigo com fermento
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 colher de chá de sal
  • ¾ de colher de chá de extrato de amêndoas

Modo de preparo

  1. Escorra o abacaxi, reservando o suco. Acrescente água ao suco até obter ¾ de xícara. Reserve tanto o abacaxi quanto a mistura do suco.
  2. Em uma tigela, bata as claras dos ovos em velocidade alta junto com o cremor tártaro até que se formem pequenas protuberâncias.
  3. Sempre mantendo a mesma velocidade, acrescente ½ xícara de açúcar de 2 em 2 colheradas até obter uma massa uniforme.
  4. Preaqueça o forno a 175°C.  Em outra tigela, com a mesma velocidade, bata as gemas dos ovos. Em seguida, acrescente pouco a pouco a outra metade da xícara de açúcar, o sal, a farinha, o fermento em pó e, por fim, o suco de abacaxi.
  5. Bata por 3 minutos aproximadamente, até que a mistura fique leve e espumosa.
  6. Usando uma espátula, misture ambos os preparos suavemente até que fique homogêneo. Por fim, acrescente o abacaxi e misture bem.
  7. Coloque em uma forma untada com manteiga e farinha e deixe no forno por, aproximadamente, uma hora.
  8. Retire do forno e deixe esfriar.
  9. Cubra por fim com uma calda de amêndoas: Para preparar, misture 1 xícara de açúcar, 2 colheres de leite e ¾ de colher de extrato de amêndoas.

 “Os lanches da tarde têm grande importância, tanto para os adultos quanto para as crianças.”

3. Bolo de tangerina

Esse bolo tem um sabor refrescante e leve. Outra opção ideal para comer na hora do café da tarde.

Ingredientes

  • 125 gramas de manteiga
  • 1 e ½ xícara de açúcar
  • ½ colher de baunilha
  • 2 colheres de raspas de tangerina
  • 3 ovos
  • 2 xícaras de farinha de trigo com fermento
  • ¾ de xícara de leite
bolos para lanches da tarde

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 175ºC e prepare uma forma com manteiga e farinha. Reserve.
  2. Bata a manteiga com o açúcar, a baunilha e as raspas de tangerina até obter uma mistura branca. Acrescente os ovos um a um.
  3. Coloque a farinha de trigo com fermento e o leite. Quando a massa estiver bem misturada, deixe no forno por, aproximadamente, 45 minutos.
  4. Desenforme quando estiver completamente frio.

Com essas receitas de bolos para lanches da tarde, você poderá surpreender sua família com uma refeição caseira e deliciosa. Sem dúvida, também são excelentes opções para receber visitas. A melhor maneira de mostrar seus dotes culinários!

Recomendados para você