Conselhos para ter uma gestação saudável

26 Outubro, 2017
 

Uma gestação saudável é o sonho de todas as mulheres grávidas. Um dos maiores desejos das mães durante a gravidez é passar pelas 40 semanas de gestação sem sofrer os inúmeros incômodos, que as vezes afligem as gestantes.

Se esse também é o seu desejo, preste bem atenção e coloque em prática os conselhos a seguir:

Como aplacar os desconfortos comuns da gravidez

Os edemas nas pernas, a acidez estomacal, e a dor lombar são alguns dos incômodos mais comuns durante a gestação. Você terá uma boa gravidez se aliviar os mal estares típicos desse cenário. Como você poderá perceber a seguir, muitas das recomendações para evitar esses tipos de desconfortos, e ter uma gravidez saudável são práticas comuns e simples.

Edemas nas pernas

Para amenizar os edemas nas pernas algumas das seguintes práticas são benéficas:

  • Caminhar é tido como um dos melhores exercícios durante a gestação, para reduzir a inflamação nos seus tornozelos, pés e dedos.
  • Deite-se e coloque os pés no alto. Essa posição reduz a pressão que o corpo exerce sobre suas pernas.
  • Use calçado baixo ou de salto pequeno. Verifique se não apertam os seus pés antes de sair para a rua calçada com ele.
  • Mude de posição. Evite ficar muito tempo na mesma postura.
  • Massageie suas extremidades. Faça massagens para estimular os gânglios linfáticos e favorecer a circulação da linfa. Isso reduzirá o edema. Passe um pouco de creme e faça sempre movimentos de baixo para cima.
  • Beba infusões feitas à base de plantas diuréticas.
 
  • Consuma frutas e vegetais, mantenha-se hidratada e coma pouco sal.
mãe grávida dormindo sobre a cama segurando a barriga

Acidez estomacal

Você poderá reduzir a acidez e/ou azia na gravidez se:

  • Comer de maneira moderada. As digestões lentas durante a gravidez podem provocar acidez estomacal e quando você come muito a digestão torna-se mais pesada.
  • Não se deitar imediatamente depois de comer.
  • Evitar bebidas gasosas, o café e os alimentos ácidos.
  • Dormir com o tronco ligeiramente levantado, talvez usando uma almofada. Dessa forma você evita que os sucos gástricos subam ao esófago e produzam a sensação de queimação.

Dor lombar

Para reduzir a dor lombar e aproveitar uma gravidez saudável e agradável:

  • Evite ficar muito tempo sentada, porque sua coluna vertebral e seus quadris sofrerão com a sobrecarga dessa posição.
  • Preste atenção na sua postura. Tente sentar sempre com o tronco reto.
  • Não carregue muito peso.
  • Evite sobrecarregar-se com tarefas domésticas.
  • Se você tem que recolher algo do chão, agacha-se em posição vertical, não se incline nunca para a frente.
  • Faça ginástica pelo período da manhã. Faça alongamentos todos os dias ao se levantar.
  • Não use sapatos altos.
 

Os mal estares que aparecem com o crescimento do ventre não precisam obscurecer a alegria da gravidez

Cuide da sua dieta, aproveite uma gravidez saudável

A nutrição durante a gravidez deve ser feita de maneira regrada, prestando atenção à quantidade de calorias que cada comida fornece ao seu corpo. Por isso, recomenda-se que as grávidas bebam muita água, e ingiram diariamente os grupos de alimentos básicos que formam a pirâmide alimentar, mas sempre numa proporção balanceada.

mãe grávida bebendo um copo de suco com a mão sobre a barriga

A alimentação durante a gravidez é o que sustenta o seu organismo, e o que fornece nutrientes que o seu filho precisa para se desenvolver corretamente. No entanto, isso não significa que você precisa comer por dois. É aconselhável que você reduza o consumo de açúcar e sal, e que você tente outros tipos de alimentos como:

  1. O bacalhau, o tamboril, a merluza, o linguado etc… O pescado branco é de fácil digestão, por isso recomenda-se o seu consumo durante a gravidez, sobretudo se você já possui histórico de digestão lenta. Esse produto é rico em ácidos graxos omega 3, vitaminas A, B e D. Além disso, possui numerosos minerais como o iodo.
  2. O ovo, ainda que de maneira controlada, é outro dos alimentos que não devem faltar na dieta de uma gestante. Contém fósforo, iodo, ferro, potássio, zinco e selênio e é rico em vitaminas A, B, e D.
  3. E, claro, os cereais, legumes, frutas e verduras, ricos em vitaminas e minerais de todos os tipos.
 

Ter uma gravidez saudável pode se converter numa tarefa muito mais fácil do que você imagina. Deixando de lado os imprevistos que podem aparecer, você verá que é possível aproveitar nove meses de tranquilidade em que as alegrias superarão os medos.