Alimentos que fortalecem o sistema imunológico

· 5 de setembro de 2017

Sabe-se que o sistema imunológico abrange as defesas que o corpo tem para se proteger por conta própria dos patógenos a que está exposto. Apesar do também conhecido sistema imunitário contar com as suas próprias “fortalezas” para combater os ataques dos vírus e das bactérias, e se recuperar sozinho. Não é raro que ele precise da ajuda dos remédios fabricados para fortalecer as defesas do organismo.

No entanto, o que talvez muitos não saibam é que com uma dieta diária o ser humano é capaz de fortalecer as defesas do seu organismo, prevenir doenças e se tornar mais resistente a elas.

Vamos nos aproximar do maravilhoso mundo dos alimentos, nesta postagem vamos ajudar você a conhecer alguns que servirão para fortalecer o seu sistema imunológico.

A lista dos alimentos que fortalecem o sistema imunológico

Querida mamãe, antes de mais nada, você deve saber que a resposta imunológica de qualquer organismo, sobretudo, o das crianças, se reduz quando sofrem a carência de determinados nutrientes.

Eles são:

  • A vitamina A (retinol)
  • A vitamina B6
  • O cobre
  • O ácido fólico (vitamina B9)
  • A vitamina C (ácido ascórbico)
  • O zinco
  • A vitamina E (tocoferol)
  • O ferro
  • O selênio

Por isso, se você quiser fortalecer as defesas do corpo deve consumir e oferecer ao seu filho uma dieta que contenha esse tipo de alimentos.

Alimentos ricos em vitamina A

  • O fígado
  • As cenouras
  • O brócolis
  • O leite e seus derivados
  • A couve-crespa
  • A alface
  • O melão
  • A abóbora
  • O ovo
  • A carne de boi
  • O peixe

Alimentos ricos em vitamina B6

  • Os ovos
  • O peixe
  • As nozes
  • As verduras

Alimentos ricos em cobre

  • Os legumes
  • As vísceras
  • As nozes

Alimentos ricos em ácido fólico

  • Os vegetais de folhas verdes
  • Os legumes
  • As frutas secas

Alimentos ricos em vitamina C

  • A ciruela
  • A rosa mosqueta
  • A goiaba
  • A groselha preta
  • O pimentão vermelho
  • Os cítricos
  • A salsinha

Alimentos ricos em zinco

  • As carnes vermelhas
  • A carne de aves
  • A vagem
  • As nozes

Alimentos ricos em vitamina E

  • Os vegetais de folhas verdes
  • A soja
  • A gema do ovo
  • O gérmen de trigo
  • As sementes de girassol
  • As nozes
  • As amêndoas
  • As avelãs

Alimentos ricos em ferro

  • O grão-de-bico
  • O abacate
  • Os peixes azuis
  • O tamarindo

Alimentos ricos em selênio

  • As amêndoas
  • Os legumes
  • As frutas secas
  • As vísceras
  • As carnes
  • O leite e seus derivados (queijo, iogurte, requeijão, sorvete)
  • O ovo

Os alimentos que fortalecem o sistema imunológico

Além dessa lista que apresentamos a você, existem alimentos que, por causa de suas propriedades, são bastante recomendados para o fortalecimento do sistema imunológico.

A seguir, apresentamos alguns que, sobretudo, são ideais para se oferecer às crianças e mulheres grávidas. Assim, não se esqueça de levá-los em conta.

O iogurte

O iogurte é um alimento probiótico (bactérias vivas são introduzidas no organismo que agem em benefício do corpo) que se encarrega de fortalecer a resposta imunológica tanto para prevenir doenças quanto para combatê-las, quando já tiverem infectado o organismo.

Esse alimento natural, tão recomendado durante a gestação e a infância por suas propriedades benéficas ao organismo, tem o papel de amenizar os sintomas associados às gripes.

O iogurte reduz, além disso, a vulnerabilidade de sofrer de infecções do trato urinário, desarranjos intestinais e, no caso das mulheres, infecções vaginais.

Os alimentos cítricos

São conhecidos como cítricos as frutas da espécie dos arbustos de grande porte, que concentram grande quantidade de ácido cítrico no seu interior e de vitamina C.

No mundo todo são bem famosas as propriedades antigripais que contêm o suco dessas frutas e também as suas múltiplas aplicações contra diversas doenças do corpo. Tanto a laranja, a tangerina, o limão-siciliano, o grapefruit assim como o limão são alimentos ideais para combater infecções e fortalecer o sistema imunológico.

Por isso, não se esqueça de oferecer ao seu filho frutas cítricas de maneira natural, ou na forma de suco, caso ele prefira desse jeito.