Vantagens para as crianças de ter contato com animais
Frequentemente se fala sobre as muitas vantagens para as crianças de ter contato com animais. De fato, se quisermos que nossos filhos aprendam sobre o valor da vida e da responsabilidade e que fortaleçam suas defesas e sistemas respiratórios e cardíacos, é ótimo proporcionar à criança contato com um animal de estimação.
Ter um animal de estimação enche a casa de amor, risos e alegrias. Animais como os cães, por exemplo, podem ser importantes guardiões e companheiros das crianças. Portanto, conhecer as vantagens das crianças terem contato com animais pode te levar a ficar ainda mais convencida de aumentar a família.
O interesse dos seres humanos pelos animais
Os seres humanos, independentemente da idade, sempre sentiram a necessidade de estar perto dos animais e conviver com eles. Assim, não é nenhuma surpresa que, no mundo inteiro, cerca de 40% da população tenha um animal de estimação, sejam eles cachorros, gatos ou aves domésticas, entre outros.
Muitas famílias até mesmo já possuem um animal de estimação antes da chegada do bebê e conseguem integrar perfeitamente a convivência de todos os seus membros.
De fato, quando isso acontece, a criança se familiariza imediatamente com os animais. Assim, ela cresce com respeito, solidariedade e sensibilidade para com todos os seres vivos.
Embora para muitas pessoas esteja claro que ter um animal de estimação proporciona benefícios emocionais e psicológicos às crianças, é comum pensar que, em termos de saúde, a sua presença pode ser prejudicial ao bem-estar das crianças.
No entanto, com exceção dos casos específicos de crianças alérgicas, ter um animal de estimação também pode favorecer o funcionamento do organismo em áreas como o trato respiratório, por exemplo.
Vantagens para as crianças de ter contato com animais
1. Proteção contra doenças respiratórias
Estudos afirmam que as crianças que têm contato permanente com cães desenvolvem menos doenças respiratórias, incluindo estados alérgicos.
Isso acontece porque os microrganismos presentes na pele e no pelo dos cães, ao entrar no organismo da criança através das vias respiratórias, modulam uma resposta imune. Dessa forma, protegem a criança contra agentes alérgenos.
Em porcentagens mais exatas, 35% das crianças que convivem com cães apresentaram menos doenças, como tosse ou rinite, por exemplo.
2. Resistência a doenças como dor de ouvido e febre
O mesmo estudo citado na seção anterior afirma que as crianças que compartilham a casa com um cão têm menos infecções de ouvido: os casos são reduzidos em 50%.
Com relação aos recém-nascidos e até o primeiro ano de vida, foi constatado um aumento nas defesas das crianças, de tal forma que elas consumiram uma quantidade menor de antibióticos.
“Não é nenhuma surpresa que, no mundo inteiro, cerca de 40% da população tenha animais de estimação, sejam eles cachorros, gatos ou aves domésticas, entre outros.”
3. Aprendem sobre as responsabilidades
As crianças que têm animais de estimação são mais dispostas a fazer o dever de casa e ajudar no trabalho doméstico. Isso ocorre porque elas aprendem a assumir a responsabilidade pela vida de outro ser, bem como as consequências negativas que a falta de comprometimento pode trazer.
Entre as responsabilidades, podemos incluir: dar banho, colocar a coleira, alimentar e ensinar regras ou manter os seus espaços limpos. Dependendo da idade, várias dessas tarefas podem ficar sob a responsabilidade das crianças.
4. As crianças se sentem estimuladas a fazer atividades físicas
As crianças que têm cães são mais ativas em relação ao exercício físico e mais propensas a participar de atividades ao ar livre. Sem dúvida, uma das coisas mais divertidas para as crianças é correr em parques ou espaços abertos. Certamente, um cachorro é o companheiro ideal para esta aventura.
5. Os animais de estimação também protegem e cuidam das crianças
Os animais identificam imediatamente quais são os membros mais frágeis da família e quais são os ‘filhotes’ dentro da casa. Por isso, há inúmeras histórias sobre cães que alertaram seus donos quando uma criança estava com problemas. Há até mesmo relatos de que resgataram crianças em situações de grave perigo.
Em várias escolas e instituições do mundo inteiro, cães de raças amigáveis, como os golden retrievers, por exemplo, são designados até mesmo para fazer rondas perto da sala de aula das crianças. Assim, eles servem como companheiros e protetores.
Por fim, é importante destacar que, quando se trata de ter um animal, a maior responsabilidade pelo cuidado do animal de estimação vai recair sobre os adultos.
No entanto, com a orientação dos pais e a educação correta em relação ao animal de estimação, as crianças poderão contar com um companheiro de brincadeiras e aventuras que vai encher o seu coração de amor por muito tempo.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Gómez G., L. F., Atehortua H., C. G., & Orozco Padilla, S. C. (2007). La influencia de las mascotas en la vida humana. Revista Colombiana de Ciencias Pecuarias, ISSN-e 0120-0690, Vol. 20, No. 3, 2007, Págs. 377-386.
- González Jiménez, A., Márquez Hernández, V., López Rodríguez M. (2015). Educación y salud en una sociedad globalizada. Edition: 1ª, Chapter: 39. Universidad de Almería. Pp.186-192. Extraído de: https://books.google.es/books?hl=es&lr=&id=VjwwBwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA186&dq=amistad+mascotas+y+niños&ots=gZSP8yTJVE&sig=wQCtniVtSde2BjvJE-1BaibDLEA#v=onepage&q=amistad%20mascotas%20y%20niños&f=false
- Martínez, C. A. C., Garaviño, S. M. H., Martínez, D. I. J., & Restrepo, M. T. (2011). Estudio descriptivo de los efectos que ejerce el perro como mascota en el desarrollo de la motricidad gruesa de infantes sanos de cinco años de edad. Revista Lasallista de Investigacion.
- Taxa, J. (2012). Representaciones y vínculo entre niños y sus mascotas (MasterThesis). Pontificia Universidad Católica de Perú. Lima. Extraído de: http://tesis.pucp.edu.pe/repositorio/bitstream/handle/123456789/1701/TAXA_MARCOS_JUAN_CARLOS_REPRESENTACIONES.pdf?sequence=1&isAllowed=y