8 brincadeiras para entreter as crianças durante viagens longas

· 7 de março de 2019
Se tivermos alternativas para entreter as crianças durante as viagens, o percurso será mais agradável, tanto se estivermos no carro quanto em um avião. As atividades a seguir são perfeitas para a família toda!

Se decidimos viajar de carro nas férias ou se o local escolhido requer muitas horas de viagem de avião, uma das maiores preocupações dos pais é evitar que as crianças fiquem entediadas. Por isso, apresentamos as melhores brincadeiras para entreter as crianças durante viagens longas. Dê adeus ao tédio!

Brincadeiras para entreter as crianças durante viagens longas

Antes de escolher as brincadeiras para entreter as crianças durante viagens longas, é necessário levar em consideração as suas idades, mas também as suas preferências e as características específicas do veículo.

É claro, porque se estivermos de carro, podemos sempre recorrer à internet ‘salvadora’ no celular. Para o avião, entretanto, podemos recorrer aos filmes disponíveis a bordo.

No entanto, quando as viagens são de várias horas, até a mais tecnológica das crianças se cansa da tela e quer fazer outra coisa (que também não é dormir). Então esse é o momento dos pais darem asas à imaginação e entretê-las com muita criatividade.

A seguir, mostramos algumas brincadeiras para entreter as crianças durante viagens longas que podem ser adaptadas de acordo com a idade de cada uma, bem como ao seu nível de tédio.

1. Caçadores de cores

Um dos participantes fala uma cor e os outros devem mencionar objetos próximos com ela. Por exemplo, se alguém disser vermelho, pode ser uma placa de sentido proibido, um carro, um brinquedo, a bolsa da mãe, etc.

2. Caçadores de palavras

Semelhante ao anterior, mas um pouco mais difícil: alguém fala uma letra e os outros devem listar objetos que comecem com ela. Por exemplo, com a letra “C”: carro, caixa, corda, colher, colônia, etc.

Músicas familiares

3. Músicas familiares

Se estivermos de carro, uma das brincadeiras mais divertidas para entreter as crianças durante viagens longas consiste em todos cantarem uma música juntos. Pode ser à capela ou algo que ouvirmos nos fones de ouvido.

Podemos até mesmo ouvir playlists de músicas infantis no celular ou gravar as músicas favoritas das crianças em um USB e depois ouvi-las no som do carro. Certamente, também podemos sempre usar os vídeos do YouTube para reproduzir as músicas.

4. Adivinhação

Esse é uma das clássicas brincadeiras para viagens longas. Um enigma é proposto, que pode ser algo do tipo: falar um objeto que comece com a letra “A” ou que seja ‘azul’,  por exemplo. Também é possível adivinhar personagens, filmes, comidas ou esportes, indicando algumas de suas características específicas. É muito divertido!

5. Contar objetos

Para manter as crianças atentas à estrada talvez por uma hora ou mais, podemos escolher a brincadeira de contar objetos ou carros que sejam de uma cor ou marca específica. Melhor ainda se forem difíceis de encontrar, como por exemplo carros amarelos, para que a brincadeira seja ainda mais divertida.

Quando as viagens são de várias horas, até a mais tecnológica das crianças se cansa da tela e quer fazer outra coisa.

6. Aprender placas de trânsito

É possível aprender brincando em qualquer momento, até mesmo na estrada durante viagens longas. Primeiramente, os pais devem saber de cor o significado das placas (ou pesquisar na hora pela internet) para depois poder explicá-las às crianças. Em um segundo momento, perguntaremos às crianças sobre o significado de cada placa.

7. Pintar e desenhar

Essa não é uma brincadeira em si, mas funciona mais do que bem para viagens longas de avião, nas quais as crianças devem ficar sentadas por muitas horas vendo apenas nuvens pela janela.

Compre um bom livro para colorir ou então um caderno em branco e lápis de cor. Talvez você até permita que o seu filho aflore a sua vocação artística quase sem perceber.

 Em uma viagem longa, eventualmente as crianças se cansam da tela

8. Contar histórias

A última das brincadeiras desta lista para entreter as crianças durante viagens longas pode ser feita de vários modos. Nesse sentido, o mais clássico é pegar um livro de histórias e ler até o final (ou até que a criança adormeça).

Por outro lado, também podemos inventar histórias com algo relacionado à viagem ou deixar que as crianças nos contem uma história, que certamente será muito fantasiosa.

Assim, como você pode ver, existem muitas opções de brincadeiras para entreter as crianças durante viagens longas. É apenas uma questão de ser criativo e prestar atenção às necessidades de cada criança.

Chacón, P. (2008). El Juego Didáctico como estrategia de enseñanza y aprendizaje ¿Cómo crearlo en el aula? Nueva Aula Abierta.