Você cresceu num abrir e fechar de olhos

· 21 de dezembro de 2018
Observo você fixamente. Ainda conservo aquela doçura no olhar, como quando te olhava pela primeira vez.

Me assombro diante dos inegáveis e intransponíveis efeitos do passar do tempo. Sorrio ao te ver agora no presente, mas, sobretudo, ao lembrar do seu passado. Para mim, filho, você cresceu num abrir e fechar de olhos.

Me pergunto em qual momento tudo passou tão rápido sem que eu percebesse. Vêm à mente, como invasores, as mais lindas lembranças da minha vida.

Cada história embaça um pouco mais a minha visão. Sejam sucessos ou fracassos, fazem reluzir o brilho dos meus ainda – e para sempre – olhos apaixonados.

Volto a te olhar. Esse futuro pelo qual tanto lutei parece que se consome. Mas ainda resta todo o restante. É que, sem dúvida, você cresceu.

Mudou em todos os sentidos. Crescemos, mudamos. Satisfação e orgulho batem no meu peito como estrelas fugazes a mil por hora. 

“A vida é nos fazer. E crescer como árvores. Uma pessoa nasce como semente, como gene, mas ela precisa construir seu próprio caminho.”

-José Luis Sampedro-

Tudo o que ficou para trás quando você cresceu

“Aproveita, o tempo passa voando, as crianças crescem muito rápido”, repetiam para mim diariamente. Com uma dolorosa insistência.

Ainda assim, eu não podia acreditar, não queria acreditar ou simplesmente não levava a sério. Mas, sem dúvida, a profecia se cumpriu: você cresceu num abrir e fechar de olhos.

Mas conto com a sorte, gratificante, de ter aproveitado ao máximo da sua linda infância. É que conforme o tempo passava, mais me apegava à sua doçura e inocência. Eu me alimentava da magia dos seus olhos, da sua imaginação.

você cresceu

Que maneira de aproveitar o tempo! Te peguei no colo o máximo que pude, já que te tive nos meus braços todos os dias. Sempre colado a mim.

Olhava enquanto você se alimentava. Te enchi de abraços e beijos. Olhava como um anjo usurpava o meu lar cada vez que você dormia.

Sentia que os minutos duravam uma eternidade, como se o tempo congelasse para você e para mim. Cada um de nossos dias parecia durar para sempre.

Eu sentia que o tempo nunca poderia passar voando ao seu lado em nossa idílica e sonhada vida. Parecia que se detinha olhando a perfeição de um amor puro e incondicional.

Eu pensava e me convencia cada vez mais de que definitivamente o tempo não podia passar voando. Acreditava que esse maravilhoso momento poderia ser eterno, imortal, inesgotável.

O que nunca considerei é que, na verdade, nenhum relógio marcaria tanto o passar do tempo como você.

“Uma semente nunca se pergunta qual árvore será… Simplesmente cresce.”

-Alejandro Jodorowsky-

Quando acordei, você tinha crescido

Sim, eu errei. Quando acordei depois de uma dessas noites agitadas, tudo havia mudado ao meu redor. Você já não pedia meus braços, mas sim liberdade.

Você trocou a mamadeira para dividir o prato conosco. Corria, cegamente, por todos os lados. Você abandonou o balbuciar pelas primeiras palavras.

Outro dia voltei a abrir os olhos. Vi você entrando pela primeira vez no colégio. Você tinha conseguido trocar as fraldas pelas roupas íntimas. Podia se relacionar sem problemas com os novos amigos que apareciam na sua vida. Sabia escolher sua roupa e se vestir sozinho.

você cresceu

É que, sem dúvida, apenas num abrir e fechar os olhos você cresceu, se tornou grande fisicamente, imenso de coração.

Os dias continuaram voando numa grande velocidade e com maior virulência. E eu observava no que você se transformava. Continuo te observando e te vejo bonito, forte, valente e nobre.

Minha eterna criança, criada com carinho, nos braços e com muito amor. Segura, independente e, sobretudo, feliz. Mas agora grande, adulta.

Ouça o que eu não fui capaz de ouvir

Se eu tivesse que te dizer algo nesse momento, meu amor, te diria apenas que aproveite o momento. O presente, cada instante, como se fosse o último. Porque com certeza o tempo passa voando, pode acreditar em mim.

Olho você ao lado da sua esposa, esperando o fruto do amor de vocês. Desejo com toda a força do meu coração que você viva intensamente cada segundo dessa experiência única.

Pegue muito o seu filho no colo porque ele crescerá antes do que você imagina. Anime-se ao dormir abraçado com ele, porque depois chegará o dia em que ele irá querer dormir sozinho.

Beije-o muito, beije-o sempre que for possível. Porque, definitivamente, não existe um ato de amor maior do que se desapegar dele uma vez que os anos tenham passado.

É irônico, mas é verdade. Mais cedo ou mais tarde, quando ele crescer e se tornar ele mesmo, você terá que deixá-lo voar. Confie no seu coração e nessas sábias palavras que saem do fundo do meu coração.