Você é meu presente e será meu futuro. A melhor coisa que já aconteceu na minha vida

5 de outubro de 2018
A chegada de um filho faz nossa vida começar de novo. Nossos filhos são nosso presente e nos proporcionam esperança e alegria.

Nossos filhos são a melhor coisa que já aconteceu na nossa vida e, por sua vez, traçam um futuro com o qual sonhamos a todo instante.

Os sociólogos, assim como os psicólogos nos lembram do clássico problema que caracteriza a sociedade atual: nossa incapacidade de estar presente, de aproveitar o aqui e o agora.

Nós somos tão complexos que, às vezes, ficamos tão obcecados com o passado até chegarmos ao ponto de cair em depressão.

Também somos pessoas que concentram a vida naquilo que é imediato, naquele futuro que ainda não aconteceu e que nos obriga a ficar envolvidos, presos na insuportável sensação de ansiedade.

Não é fácil viver no aqui e no agora quando o que nos rodeia é extremamente exigente, nos obriga a apresentar objetivos concretos para o futuro ou nos traz à tona aquelas falhas cometidas no passado.

A felicidade está aqui e agora. Isto é algo que muitas mães descobrem no momento em que dão à luz e muitos pais quando, de repente, seguram aquela pequena vida nas mãos pela primeira vez.

Imediatamente, alguma coisa muda. Talvez seja uma mola que, como em uma caixa de música ao ser aberta, nos convida a parar o que estivermos fazendo e contemplar aquela beleza, aquela criança perfeita que nos prende ao presente…

Meu passado é importante, mas não me define.

o presente

Meu filho em constante mudança, sim, define minha essência, meu verdadeiro ser.

Os erros, os aprendizados, os caminhos tortuosos que escolhemos e nossas descobertas maravilhosas estão no passado.

Nós, pessoas, somos feitas de histórias, de pequenas gotas de nostalgia e, em determinadas situações, de altas doses de arrependimento.

Nada disso deve ter importância alguma quando finalmente nosso primeiro filho chega à vida.

Quando por fim ocorre o nascimento que imediatamente diminui o peso de qualquer erro do passado, de qualquer relação dolorosa que acabou mal ou daqueles caminhos equivocados que, às vezes, escolhemos.

Um filho passa uma borracha nos pesares do passado. Ele é o motor da felicidade e o impulso em direção a um mundo melhor.

Não deixe que o peso do ontem determine o seu presente. Em algumas situações, nossa vida passada, as feridas do passado associadas a uma infância difícil ou a uma criação baseada no desapego marca muitos pais e muitas mães dos dias de hoje.

Devemos “nos curar” como pessoas para sermos bons pais. Isto é uma ação que exige tempo e delicadeza. No entanto é importante realizá-la.

Lembre-se de que os pais e as mães ruins são aqueles que projetam nos seus filhos as próprias frustrações.

São aqueles pais e mães incapazes de deixar para trás suas feridas do passado. Dessa forma, eles as depositam no presente dos filhos.

Devemos, portanto, evitar essas ações.

Meu filho deixa meu presente mais bonito e o enche de planos

o presente

Nós sabemos que ter um filho e criá-lo não é fácil.  A partir de então, o presente se torna mais complexo e intenso que nunca.

Mas, mesmo assim, você tem forças para amamentar, dar banho, levar ao médico, fazer seu filho rir…

O presente, às vezes, é duro. Mas suas sementes são lindas porque faz você sentir coisas maravilhosas e mágicas.

Isto é, o presente é um caleidoscópio de sensações contrapostas que, às vezes, te surpreende porque, frequentemente você diz a si mesma que não vai conseguir lidar com tudo, e quando consegue, quando resolve tudo da melhor maneira, você se sente incrivelmente orgulhosa.

A maternidade ou a paternidade são aventuras para a qual ninguém acredita que está preparado.

No entanto, cada dia é um novo dia e a cada instante se consegue realizar coisas excepcionais que se refletem naquela criança feliz que cresce saudável, com força, astúcia e beleza.

Sem medo do futuro, agora somos muito mais fortes

o presente

Medo do amanhã? De forma alguma! Agora o futuro se veste de sonhos, calça a cor da esperança e passa com ar valente. Você é uma pessoa muito mais forte.

Com a chegada do seu filho, você descobriu que no seu interior já não há medos ou incertezas. Na sua mente, só há certezas.

Principalmente, a certeza de que você quer dar o melhor a essa criança e a segurança de que você vai cuidar dela todos os dias, lutando pelos seus objetivos para oferecer o melhor para sua família.

O futuro não dá medo porque você vive o presente com intensidade, porque você tece dia a dia e instante a instante um universo de calma, afeto e segurança ao seu redor, onde pode se divertir com seu filho e sua família.

O medo não mora nos cantos onde não há luz, nem onde há energia, força e vitalidade.

Na sua vida, já não há abismos de escuridão. Agora você é seu próprio motor de esperança e seu filho sua motivação cotidiana.