O que fazer se você não consegue dormir bem durante a gravidez

Durante a gravidez, as mulheres podem sentir que dormem de uma maneira diferente se comparado a como dormiam antes de ficarem grávidas. É normal. Essa é uma fase na qual o corpo da mulher passa tanto por grandes mudanças físicas quanto emocionais, e tudo isso pode fazer com que o sono de qualidade seja seriamente prejudicado. O problema está no fato de que não dormir bem vai provocar ainda mais cansaço e falta de energia para a mãe gestante. 

Por isso, se você estiver grávida e começar a perceber que as noites ficaram longas porque você acorda muito, precisa se levantar várias vezes para fazer xixi, ou não consegue dormir porque sente insônia… Não se preocupe! Você pode seguir alguns desses conselhos para que as noites sejam diferentes e possa dormir melhor a partir de agora. Mas, como fazer isso?

Conselhos para dormir durante a gravidez

Um quarto bem escuro

A maioria dos hotéis investem em cortinas pesadas que escurecem o quarto, pois isso cria um ambiente para dormir bem a qualquer hora do dia (inclusive para aqueles viajantes que sofrem o jet lag por causa do fuso horário). Você também pode investir em cortinas que contribuam com o escurecimento do seu quarto, instalando cortinas mais pesadas que o normal.

Esse é um ótimo investimento para deixar o quarto mais escuro e, assim, poder dormir tranquilamente. Se você não quiser investir em grandes cortinas, outra opção é abaixar as persianas completamente para escurecer o quarto. Escolha a opção mais rentável para você. O que importa é que seu corpo sinta que está bem escuro para começar a dormir bem.

mulher grávida segurando sua barriga com as mãos

A temperatura adequada

No verão você provavelmente vai sentir muito calor e no inverno muito frio. É muito importante que, durante sua gravidez, o seu quarto seja mantido em uma temperatura agradável para que possa descansar sem maiores problemas. Você já tem muito com o que se preocupar, com as dores ou os sintomas habituais da gravidez! A última coisa que você vai querer nessa fase é não se sentir confortável no seu quarto por causa da temperatura. 

Você pode comprar um termômetro para ambientes internos para colocar no seu quarto e, assim, poder regular a temperatura para que não fique muito frio nem muito quente. Se você sente as conhecidas ondas de calor durante a gravidez, precisa garantir que a temperatura do seu quarto seja ideal para poder ter um bom descanso.

Complementar com ruído branco

As máquinas de ruído branco são grandes invenções que vão ajudar você a se sentir mais tranquila e, consequentemente, conseguir dormir. São máquinas baratas e o ruído que emitem são capazes de bloquear outros sons que podem ser incômodos para que você durma bem. Se o que mais incomoda para dormir são os sons de fora do seu quarto, uma máquina de ruído branco pode ser uma boa solução para você. 

Ventilar o quarto antes de se deitar para dormir

Muitas pessoas ignoram a necessidade de relaxar ao final do dia. Da mesma maneira que você desliga a televisão antes de ir para cama, também precisa relaxar sua mente para poder descansar adequadamente.

Você pode tomar um banho, escrever no seu diário, ler ou, simplesmente, fechar os olhos por alguns instantes e pensar em coisas agradáveis que façam você se sentir bem. Assim, você poderá relaxar a mente e o corpo ao mesmo tempo antes de conciliar o sono.

mulher grávida e parceiro juntos olhando para o mesmo lugar

Encontre a melhor posição para dormir

Durante a gravidez essa não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível. Você vai precisar encontrar uma posição confortável para dormir. Uma das melhores posições para uma barriga em constante crescimento é se deitar sobre o lado esquerdo do corpo com os joelhos levemente dobrados.

Dormir sobre o lado esquerdo melhora a circulação sanguínea e alivia a pressão sobre a veia cava inferior e o fígado. Os travesseiros contribuem para melhorar o sono e podem ser utilizados para apoiar a barriga, a cabeça e a parte inferior das costas, quando colocados entre as pernas.

Tente relaxar

Leve o tempo que precisar para relaxar tanto sua mente quanto seu corpo. Você pode fazer exercícios de respiração, ler, escutar uma música relaxante, conversar com seu companheiro na cama, realizar alguma outra atividade relaxante… Separe um tempo para você, para encontrar seu momento de tranquilidade antes de se deitar. Esse relaxamento vai ajudá-la a se sentir mais tranquila e, assim, terá maiores chances de dormir confortavelmente.

Recomendados para você