Vômito durante o parto

3 de março de 2019
O vômito não é agradável, e isso é ainda pior quando acontece durante o parto. Esse problema pode ocorrer devido a diferentes fatores e exigirá certos cuidados por parte da mulher.

O vômito durante o parto é uma ocorrência comum para muitas mulheres. Na maioria dos casos, acontecem sem qualquer aviso. Mas o que é necessário saber sobre esse sintoma?

É necessário saber que os vômitos podem ocorrer devidos a vários fatores, como flutuações hormonais ou até mesmo devido a um exame vaginal, e que existem algumas formas de combatê-los, como explicaremos neste artigo.

Certamente, os estudos confirmam que o vômito é uma experiência comum, não apenas durante o parto, mas durante toda a gravidez. De fato, afetam 70-80% de todas as mulheres grávidas.

Embora a maioria das mulheres com náuseas e vômitos durante a gravidez tenha sintomas limitados ao primeiro trimestre, uma pequena porcentagem tem um curso prolongado com sintomas que se estendem até o parto.

Exaustão e desidratação

Muitas vezes, as mulheres se sentem exaustas por vomitarem demais. O esgotamento físico e a desidratação podem ter um efeito direto nas emoções, com sentimentos de frustração, desejo de desistir, medo e confusão. Isso pode, inclusive, afetar o modo como elas virão a lidar com o parto.

Se a desidratação for o resultado de vômitos, fisiologicamente o corpo da mulher terá dificuldade em seu funcionamento. Isso, geralmente, faz com que o trabalho de parto diminua e possivelmente pare, devido à cetose.

Por outro lado, todos falam de enjoos matinais durante a gravidez, mas ninguém menciona que náuseas e vômitos são parceiros frequentes de contrações dolorosas.

Além disso, a dor não é a única causa que pode fazer uma mulher se sentir mal durante o trabalho de parto. Isso porque, entre outras causas, epidural também pode causar vômitos se houver uma queda súbita da pressão arterial.

Qualquer que seja o fator que determine o vômito, a coisa mais importante que você deve levar em consideração é manter-se sempre hidratada.

marido e mulher durante o parto

Quais são as causas do vômito durante o parto?

Estas são algumas das causas que podem causar vômitos durante o trabalho de parto:

1. Restringir a ingestão de alimentos

Algumas mulheres sentem fome e sede durante o parto, especialmente nos estágios iniciais. Comer é especialmente importante durante o início do trabalho de parto porque fornece a energia que você precisa no trabalho ativo.

Além dos estressores, restringir a ingestão de alimentos durante o trabalho de parto pode causar desidratação e cetose. Isso ocorre quando o corpo começa a quebrar seus próprios depósitos de gordura como fonte de energia.

2. Desidratação

Quando você está em trabalho de parto, você deve continuar a satisfazer sua ingestão diária de água, ou até mais. A desidratação é provavelmente a razão mais importante que desencadeia vômitos com sangue durante o parto e a gravidez.

Tenha em mente que, à medida em que seu corpo fica sem líquidos, você se sente nauseada e pode sentir a necessidade de vomitar constantemente. A falta de líquidos exerce pressão excessiva e o vômito expele pigmentos biliares e sangue.

Comer é especialmente importante durante o início do trabalho de parto porque fornece a energia que você precisa no trabalho ativo.

3. Medicamentos

Medicamentos administrados para dor durante o parto e a anestesia usada podem ser outra das causas de vômito.

Tenha em mente que, uma vez que as mulheres recebem doses de medicação ou estão inconscientes, elas não podem controlar a respiração e engolir corretamente. Isso provoca episódios de vômitos.

mulher na hora do parto

4. Alguns alimentos e bebidas

Ocasionalmente, certos alimentos e bebidas podem ser a causa do vômito durante o trabalho de parto. Se for esse o caso, concentre-se em beber água em vez de sucos e alimentos como biscoitos, caldo de carne, banana, entre outros.

Além disso, o vômito pode refletir medos e preocupações ocultos. Se você carregar seus medos e preocupações no momento do parto, esses sentimentos podem se manifestar fisicamente durante o parto. Nesses casos, o ideal é identificar e resolver as preocupações antes que esse momento chegue.

Para terminar, lembre-se de que para reduzir o vômito é aconselhável comer apenas alimentos leves durante os primeiros estágios do parto. Quando você já está em trabalho ativo, a melhor alternativa é beber apenas líquidos.