10 coisas para fazer em casal durante a gravidez

6 de junho de 2017

Embora se possa pensar que a gravidez nos une como casal, não é sempre assim que acontece. Há muitas atividades que podem ser realizadas em casal durante a gravidez, mas não estamos acostumados a colocar em prática. Apesar das mudanças hormonais na mãe e às vezes até do pai, é possível viver uma gravidez feliz.

A vida em casal muda drasticamente durante a gravidez, sobre isso não há sombra de dúvida. A vida do casal será preenchida por outras preocupações. Nesse momento o foco será outro, mas o casal continuará com a sua vida a dois. As mulheres grávidas apreciam muito o apoio de seu parceiro.

Entre as atividades que vocês podem fazer juntos deve ser incluída alguma com o intuito deixar a mamãe relaxar e tirar certas responsabilidades de suas costas. Como sabemos, uma das principais necessidades de uma mulher grávida é o descanso, e nisso qualquer um pode ajudar.

Ir juntos às consultas pré-natal

Uma vez que algumas atividades comuns forem substituídas por cursos preparatórios e consultas pré-natal, façam juntos. Às vezes, nem todas as emoções que surgem durante a gravidez são boas. No entanto, o nervosismo pode ser diminuído durante a preparação.

Assim que um casal tem uma melhor consciência sobre o que está acontecendo com o seu corpo, eles terão mais probabilidades de resolverem potenciais conflitos. Ir às consultas e atividades de controle e preparação não só une ainda mais o casal como também os tranquiliza.

Falar com o bebê

Você pode pensar que o bebê não vai escutar ou que não é necessário, mas conversar com o bebê é muito importante. As mães podem passar horas pensando no bebê, no entanto, poderiam dizer em voz alta o que pensam. Acredita-se que os bebês podem ouvir desde as primeiras oito semanas que estão dentro do útero.

Se vocês podem fazer isso como casal será de grande benefício para todos. Aproveitem os momentos de intimidade e relaxamento para falar com seu filho. Sabemos que talvez nem todos os pais estejam dispostos a fazer isso, mas vale a pena tentar.

Planejar um passeio

Talvez haja uma preocupação excessiva com o conforto da mãe, mas na verdade muitas coisas são permitidas. A maioria das mulheres grávidas pode ir à praia, passear ou ir a uma sessão de massagem. O importante é ter um momento diferente que, além de tudo, será benéfico para cada um.

Planejem um jantar romântico ou saiam para uma viagem de fim de semana. Lembre-se de que desde que o médico autorize, a futura mamãe pode viajar por vários meses. Normalmente muitas atividades são evitadas, mas não deveriam.

Coisas para fazer em casal

Tire fotos em casal

As fotos da gravidez são muito importantes. Hoje em dia é quase impossível que essa fase passe sem nenhum registro fotográfico. As avós nos lembram que em seu tempo não era muito comum mas agora não podemos perder a oportunidade.

Embora na maioria dos casos a mamãe seja a protagonista, uma imagem dos dois juntos é muito valiosa. Além disso, é algo que definitivamente deve ser feito em casal. Ele pode tirar fotos ou vocês podem sair juntos nelas.

Mime-se com um fim de semana na cama

As futuras mamães podem ser capazes de passar um mês na cama apenas porque tem vontade, mas isso nem sempre é possível. E se vocês decidirem tirar um fim de semana para não fazer nada? Às vezes as mulheres grávidas se levantam apenas por responsabilidade, mas se ambos concordarem em ficar na cama, por que não tentar?

Passar um fim de semana assistindo filmes abraçadas com o nosso parceiro não é pedir muito, mas às vezes parece impossível conseguir. No entanto é uma das atividades que podem ser realizadas durante a gravidez, várias vezes se quiser.

Sair para fazer compras

Nem sempre sair para fazer compras são consideradas como lazer. No entanto, podemos conseguir que seja. Assim como gostamos de sair para fazer compras com as nossas amigas, também deveria ser com o nosso parceiro.

Dar uma volta pelas lojas especializadas para bebê, lojas de brinquedos ou de objetos para decoração pode ser uma opção interessante. Muitas vezes os pais usam como desculpa para comprar alguma coisa que eles mesmo querem.

Realizar as tarefas domésticas em casal

Toda mulher quer ajuda com as tarefas domésticas. No entanto, você não precisa pedir ao seu parceiro que faça isso ou aquilo, mas podem fazer juntos. Vocês podem cozinhar em casal, limpar ou arrumar a casa. A responsabilidade não deve ser apenas de uma pessoa.

Arrumar o quarto do bebê

Na maioria dos casos, os pais começam a arrumar um quarto especial para o seu bebê desde quando sabem de sua existência. Apesar de ser uma atividade que exige muita mão de obra masculina são as mães que vão dedicar mais tempo.

É uma atividade que pode uni-los como casal e com o seu futuro bebê. Este quarto inclui sempre muitos detalhes e por isso leva tempo. Passar algumas horas por semana pensando como uma equipe permitirá que passem mais tempos juntos.

Planejar o regresso da mãe e filho à casa

Embora a sua mãe possa não gostar de saber que você já tem planos feitos para esta fase é conveniente ter algum planejamento. Dependendo da região as famílias muitas vezes têm tradições para a chegada do bebê. Estas incluem a preparação de certos tipos de comidas ou de bebidas.

Talvez vocês preparem alguma festa e deem aos convidados algum tipo de lembrancinha. Esse conjunto de atividades requer um planejamento que o casal pode realizar com bastante antecedência. Durante a gravidez há tempo suficiente para planejar esse tipo de coisa.

Estar juntos no momento do parto

Como sabemos, o parto é um momento que exige grande apoio e confiança. Hoje em dia é comum que os maridos acompanhem as suas esposas nesta fase. Não existe momento e lugar mais propício para viver como casal do que o dia em que o bebê chega ao mundo.