10 frases que não devemos dizer ao seu filho

08 Fevereiro, 2018
 

As palavras podem marcar a vida do nosso filho  mais do que qualquer coisa que fazemos. Por isso é importante tomar cuidado com palavras que não devemos dizer ao filho, inclusive quando estamos perdendo a paciência. Uma palavra inadequada pode machucá-lo para toda a vida. Certas frases nunca devem ser ditas pelos pais a seus filhos.

Todas as palavras têm consequências, algumas positivas e outras negativas, por isso queremos mostrar quais são essas frases que devem ser evitadas ao máximo  quando você se dirige a seus filhos:
Palavras e frases “proibidas” para os pais de família:

1.“Vou fazer para você”

Como pai ou mãe é natural que queira tomar o controle da situação e fazer que a vida de seu filho seja mais simples. Porém, usar esta frase na hora de fazer o dever de casa, as tarefas da casa ou qualquer atividade cotidiana é capaz de inutilizar seu filho de alguma forma. É melhor que o acompanhe na hora de fazer as coisas ao invés de fazer por eles. 

2. Não devemos dizer ao filho:“Não chore”

Especialmente quando se trata de meninos, é muito comum escutar essa frase por parte de alguns pais. Esse comportamento não é nada saudável porque aprenderão a engolir a suas emoções. Evite culpar os seus filhos por expressar seus sentimentos de tristeza ou frustração através do choro.

3. “Por que você não se parece mais com a sua irmã ou o seu irmão?”

As comparações são detestáveis em qualquer momento das nossas vidas, então por que usá-las para que nossos filhos se sintam mal? Substitua esse tipo de frase por outras que ressalte todas as virtudes e qualidades que o fazem dele uma pessoa única. Assim ele sentirá que o respeita e admira como ser humano.

 
Palavras que não devemos dizer aos filhos

4. “Pão devemos dizer ao filho Te prometo que…”

Um erro que se comete ao ser pai é usar essas palavras sem ter a intenção ou a segurança de fazer algo. Uma promessa quebrada para uma criança é um sinal de ele que não pode confiar em você tanto como acreditava. Use frases como “vou tentar ….” ou “vou me esforçar para fazer isso” para que seus filhos não se iludam mais do que deveriam.

5. Falar mal dos outros

Você pode usar muitas frases para xingar uma pessoa e isso pode influenciar o comportamento futuro de seus filhos. Sempre se lembre que você é o modelo a ser seguido, e que eles imitarão qualquer coisa que você faça ou diga. Se quer que as crianças falem com respeito dos outros comece a fazer você mesmo.

6. “Por que eu estou falando”

Essa frase é bastante clichê e se usa para não justificar alguma de suas atitudes. Procure não usar essa frase e dar sempre bons argumentos que lhes expliquem suas ações. Se não existe uma razão válida as crianças não encontrarão motivos para deixar de se comportar-se mal.

7. Não devemos dizer ao filho: “Cala a boca”

É uma frase que não deveria ser usada para nenhuma pessoa, muito menos com os seus filhos. Além de ser palavras grosseiras, atacam a capacidade de expressão de uma criança e geram hostilidade em qualquer situação. Em vez disso, indique e ensine os momentos em que se deve se manter em silêncio e em quais se pode falar sem problema.

 

8. “Você é tão… (qualquer adjetivo com conotação negativa)

Em momentos de raiva você pode chegar a dizer frases com essas que reforçam um sentimento pouco agradável em seus filhos. Dar-lhes uma designação negativa com frequência pode fazer com que comecem a acreditar que são aquilo que você fala. Use essa frases somente para ressaltar seus pontos fortes e talentos que possuem, isso fortalecerá a sua autoestima.

palavras que não devemos dizer ao filho

9. “Você vai ver quando seu pai (ou mãe) chegar em casa”

Essa é uma frase que se usa regularmente para anunciar um castigo que vai ser imposto pelo pai ou pela mãe assim que chegar em casa. Por que não se deve dizer? Simplesmente é um sinal de autoridade pouco sólida e portanto, demonstra que você não sabe como controlar uma situação. Quando um comportamento é deixado sem ser corrigido na hora, a criança se esquecerá do que fez e não significará muito para ele. Outro motivo é que você poderá criar uma imagem negativa do pai ou da mãe, até ao ponto de  ter medo deles.

10. Não devemos dizer ao filho: “Me deixe sozinho”

Talvez em algum momento você tenha que dizer isso, e não tem problema. Mas quando se usa repetidamente, seus filhos podem interpretar que lhe atrapalham quando falam com você oque fará como que eles se distanciem pouco a pouco. Se você está no meio de uma situação estressante, avise-os que talvez não seja o melhor momento para conversar. Quando se sentir melhor vá até eles e compartilhe o seu tempo em família.