Ensine o autocontrole aos seus filhos!

· 19 de novembro de 2016

Com certeza você já se sentiu frustrado ou sentiu vergonha quando seu filho teve algum ataque no meio do shopping ou de repente decidiu se jogar no chão chorando no meio de um jantar com os seus amigos. Não se desespere, nem se sinta mal. Ensinar o autocontrole aos seus filhos é possível, mas é um tarefa que leva tempo, paciência e amor.

Aprenda a entender suas emoções

A primeira coisa que você deve saber é que o seu filho desde criança começará a experimentar uma série de emoções que vão aprendendo apenas com o passar do tempo.

Você verá como ele irá se irritar em algumas ocasiões porque quer que sua mãe o pegue todos as horas e não quer ficar no carro, se sentirá incomodado porque está com sono, mas não pode dormir ou tem medo que você vá embora e o deixe com outra pessoa.

Aprenda a entender suas emoções

Dessa forma, os pais devem desenvolver a virtude de ensinar os filhos a canalizar cada emoção que vão experimentando conforme crescem. Ensine a partir da base do amor e do respeito para que obtenha bons resultados num curto espaço de tempo.

Transforme sentimentos em palavras

É necessário que você seja capaz de transformar os sentimentos das suas crianças em palavras. Ou seja, explique a ela que é normal que sinta incômodo, tristeza ou muita alegria, mas que deve tentar manter a tranquilidade. Pergunte como você pode ajudar ou simplesmente ofereça um abraço. Qualquer dessas alternativas será melhor do que perder a paciência, gritar ou aumentar a tensão do seu lar.

Você não deve esquecer que nossos pais são modelos de comportamento. Assim, quando seu filho cresce um pouco e experimenta alguma emoção é uma boa ocasião para você explicar o que sente e porque. Isso o ajudará a entender que os sentimentos fazem parte da mesma natureza do ser humano e que todos nós experimentamos diariamente.

4 Chaves para ensinar o autocontrole

Compreender e explicar os diferentes tipos de sentimentos aos seus filhos ajudará muito para que eles comecem a controlar certas situações. A seguir você encontrará alguns aspectos chaves para transformar o ensino do autocontrole aos seus filhos em algo muito simples:

4 chaves para ensinar o autocontrole

Reforce os bons comportamentos

“Obrigado pela ajuda, você se comportou muito bem”… são apenas algumas das frases que pode usar para premiar os bons comportamentos dos seus filhos. Esse é um ponto fundamental para que eles entendam, pouco a pouco, quais são as condutas aceitas e quais são inapropriadas.

Disciplina sem violência

Dar um tapa ou umas palmadas é uma técnica usada por muitos pais para disciplinar. No entanto, os psicólogos afirmam que essa atitude tem implicações emocionais a longo prazo e além disso chegará um momento que o seu filho ficará imune a esse tipo de castigo e perderá todo o efeito.

Estabeleça regras

Você deve estabelecer regras que estejam de acordo com a idade dos seus filhos. Não pode imaginar que uma criança de 1 ano saiba entender sua frustração porque os seus brinquedos estão uma bagunça ou porque ele jogou todo o jantar no chão. Sempre deve ter em mente que você é o adulto e deve saber quais condutas são normais para a idade e como ir educando.

Explique diariamente as regras que ele pode ir aprendendo de acordo com a sua idade. Por exemplo, qual é o ambiente para brincar, como colocar os brinquedos na caixa ou porque não jogar a comida no chão. Com essa prática conseguirá aprender os modelos de comportamento mais rápido do que pensa.

Não dê importância aos acessos de raiva

As crianças apenas buscam chamar a sua atenção. Se com uma birra o seu filho consegue que você dê o braço a torcer, com certeza repetirá esse comportamento com mais frequência, devido ao fato de estar alcançando o seu objetivo que é que você concentre toda a sua atenção nele.

Se em troca, você muda a estratégia e demonstra indiferença, ele esquecerá rapidamente de repetir esse padrão. Preste atenção nas situações que realmente importam, como as que podem machucar ou as que são capazes de ferir outras pessoas.

O respeito pelos sentimentos dos seus filhos, a paciência e o amor serão seus melhores amigos no momento de ensinar o autocontrole aos seus filhos. Nunca ignore suas emoções, dê a importância que elas precisam, mostre como canalizá-las e dessa maneira melhorará pouco a pouco todos os comportamentos de seus filhos que antes eram preocupantes.