10 nomes bíblicos para meninos e seus significados

· 11 de maio de 2018
Não se deixe levar pelos preconceitos em relação aos nomes bíblicos para meninos. Embora sejam considerados obsoletos ou fora de moda, são belas opções que, além de tudo, transmitem mensagens profundas e significativas.

Muitos pais preferem nomes que tenham história para seus filhos. No caso dos nomes bíblicos para meninos, esse aspecto não pode ser contestado. Você conhece o significado de alguns desses nomes?

Na Bíblia, aparece grande quantidade de personagens. Estima-se que mais de três mil. Portanto, há vários nomes bíblicos. Ao longo da história, as pessoas passaram a escolher o nome de alguns personagens para batizar seus filhos com nomes bíblicos para meninos e meninas.

Como é esperado, cada um desses nomes tem um profundo significado, que, inclusive, está profundamente vinculado ao idioma e à cultura de origem.

Neste artigo, vamos apresentar uma lista de nomes bíblicos para meninos que ainda são usados. Também vamos falar um pouco sobre a origem e o significado de cada um.

10 nomes bíblicos para meninos

1.- Elias

Esse nome tem origem no hebraico, idioma no qual se escreve Eliyyah. É um nome popular em muitos países cristãos. Significa ‘instrumento de Deus’.

Suas características principais são a perseverança e a concentração. São pessoas que gostam de ser admiradas, ao mesmo tempo em que se sentem confortáveis quando têm as coisas planejadas e as situações sob controle.

2.- Adão

Por ter sido o primeiro ser humano na Terra, junto com Eva, Adão é um nome com raízes religiosas e espirituais. É um nome de origem hebraica e significa ‘aquele que é homem’.

Demonstra força e espiritualidade. Assim como também destaca a magnificência e a imperfeição da natureza humana, devido à tentação à qual sucumbiram os primeiros habitantes da Terra.

Adão é um nome de pessoas emotivas, cuidadosas, muito sociais e abertas. No entanto, às vezes sua inocência prega algumas peças.

3.- Zacarias

Também é um nome de origem hebraica. Significa ‘aquele que é a memória de Deus’ ou ‘lembrado pelo Senhor’. Zacarias foi um sacerdote da Judeia do século I a.C. Foi para ele que o arcanjo Gabriel apareceu para anunciar o nascimento de seu filho. Como Zacarias não acreditou, ele ficou mudo até o dia em que seu filho, João Batista, nasceu.

As pessoas que se chamam Zacarias costumam ser espertas, práticas e realistas. Além disso, são caseiras e se abrem para compreender as situações emocionais das pessoas.

4.- Tobias

Tobias é um nome comum hoje em dia. Significa ‘a bondade de Deus’. Sua forma original, em hebreu, é Tobiyyahu. Quem tem esse nome costuma buscar a independência, embora isso não impeça que essas pessoas sejam sociáveis e comunicativas.

“Cada um dos nomes tem um profundo significado, que, inclusive, está profundamente vinculado ao idioma e à cultura de origem.”

5.- Lucas

Um dos nomes bíblicos por excelência. Seu significado remonta ao termo latino luicius, que significa ‘o iluminado’ ou ‘aquele que brilha. São pessoas extremamente espirituosas, com um desejo constante de superação e muita energia. Têm a capacidade de contagiar os demais com suas boas vibrações.

6.- Nicolas

Poucas pessoas sabem que Nicolas também é um nome bíblico. Sua origem é grega e significa ‘o que leva seu povo à vitória’.

Quem recebe o nome Nicolas, geralmente, é prestativo, pouco egoísta e com grande capacidade de aprendizagem técnica. São pessoas dispostas a dar tudo pelos outros, tanto no plano amoroso quanto no familiar e no profissional.

7.- Uriel

Historicamente, Uriel foi um dos nomes bíblicos para meninos utilizados para simbolizar o esclarecimento. Na verdade, em hebreu, refere-se especificamente à luz das estrelas.

As pessoas que recebem esse nome costumam ser seguras, decididas a aproveitar as oportunidades. Esse aspecto pode fazer com que se tornem um pouco exigentes e materialistas. Mas são capazes de conservar a sutileza e a delicadeza inatas que têm.

8.- Ismael

Um nome clássico, mas que ainda é utilizado com muita frequência hoje em dia. Ismael vem do hebreu Yismael, que significa ‘Deus que escuta’.

São homens intuitivos, que gostam de escutar os outros e ser compreensivos com as pessoas. Além disso, são abertos, amigáveis, sociais, trabalhadores e fieis.

9.- Ezequiel

Parece um nome moderno, mas as origens de Ezequiel remontam às épocas bíblicas. Yehezqui-el, na versão original, costuma ser alguém sensato, maduro e com os pés no chão.

nomes bíblicos para meninos

São homens com vocação para a proteção de quem ama. Frequentemente, sacrificam momentos de lazer para se dedicar às suas paixões e responsabilidades. Assim, têm um forte senso de humildade e conhecem suas próprias limitações.

10.- Jesus

É claro que o nome Jesus não poderia ficar de fora dessa lista de nomes bíblicos para meninos. Afinal, ele é o protagonista da Bíblia. A origem desse nome vem do hebreu Yehosuá. Significa ‘Deus, o salvador’.

Os homens que recebem o nome Jesus são seres humanos muito sensíveis, cooperativos e imaginativos. São pessoas especiais, que têm muito carisma, embora possam se mostrar tímidos ou duros. Em relação à família e ao amor, sua característica principal é a temperança.

Os nomes bíblicos para meninos são ótimas opções se você quer que o nome do seu filho possua história. Por serem bíblicos não significam que sejam obsoletos. Alguns deles ainda são muito usados hoje em dia, apesar de seus verdadeiros significados não serem tão conhecidos.