5 conselhos para ser mãe e empresária ao mesmo tempo

· 10 de abril de 2018
A cada dia é mais comum que as mães trabalhem fora de casa, isso muitas vezes pode causar grandes dores de cabeça por não saber administrar todas as tarefas.

A maternidade nem sempre é um mar de rosas. Ter um filho é sem dúvida alguma uma experiência maravilhosa, mas com certeza cansativa: as crianças têm uma energia impressionante. Se normalmente já estamos ficamos com nosso trabalho, a ideia de ser mãe e empresária ao mesmo tempo parece assustadora.

Muitas mulheres escolhem ficar em casa e cuidar de seus bebês, uma decisão respeitável. Cada uma de nós tem seu mundo e aspirações diferentes; o mesmo ocorre com nossos filhos.

Devemos levar em conta que a opinião dos outros deve ser respeitada, porque a todas as mães têm um maravilhoso trabalho: criar e educar as crianças.

Ainda assim, sequer devemos renunciar aos nossos sonhos. Não devemos colocá-los em segundo plano, pois futuramente poderemos nos arrepender disso. Se o seu sonho é ser mãe e empresária ao mesmo tempo, vá em frente! Corra atrás dele com vontade e determinação.

Com certeza você já sabe que não será uma tarefa fácil, porém não deixe que isso te assuste. Se você souber se organizar, poderá fazer tudo o que tem programado e ainda tirar um tempinho para relaxar.

Organize-se

Antes de mais nada, pegue um caderno e um lápis e se sente confortavelmente com uma boa xícara de chá. Faça uma lista com todas suas prioridadesos objetivos que você têm intenção de atingir em curto e longo prazo e quantas horas por dia você vai dedicar a eles. Lembre que você terá de compartilhá-los com a criança que vai chegar e com os afazeres do dia a dia.

Você pode utilizar canetas de varias cores, post-it ou qualquer coisa que quiser. O importante é que se estabelecer uma rotina, tem que cumpri-la. Pode ser que no início seja mais complicado, mas com o passar do tempo você verá que os resultados são compensadores.

 Mãe empresária no computador

Peça ajuda para a família e os amigos

Caso você conviva com o pai do seu filho, não terá problemas, afinal a criança é dos dois. Nada de ignorar ou de deixar para você todas as tarefas. Estamos em pleno século XXI e os dois trabalham, assim vocês devem dividir os trabalhos de limpeza e também os cuidados do bebê.

Caso você não tenha o apoio do pai, não tenha medo de recorrer à sua família ou mesmo aos amigos mais próximos. Ser mãe solteira é difícil, porém se além disso você ainda tem que enfrentar o trabalho de empresária, a situação poderá se tornar ainda mais complicada. Com uma ajudinha das pessoas que gostam de você, a carga será um pouquinho mais leve.

“Uma das lições que aprendi e me acompanhou durante meu crescimento foi que devia permanecer sempre fiel aos meus objetivos e não deixar que ninguém me desviasse deles”

-Michelle Obama-

Seja paciente

Não tenha pressa na hora de atingir seus objetivos. Todos nós gostamos de atingir nossos objetivos o mais rápido possível, porém, pense que quanto mais você corre, é mais provável que você tropece. Seja paciente e curta seus pequenos avanços.

Em geral, as empresas não costumam mostrar grandes resultados antes que tenha passado determinado tempo. Enquanto esse momento não chega, relaxe e siga em frente passo a passo.

Não desanime

O que é isso de desmoronar por causa de um dia ruim? Deixe de lado a autocompaixão e a pena de si mesma. Se você quer superar essa situação, tem que se tornar forte. Ser mãe e empresária é duro, mas foi você que escolheu esse caminho: ninguém além de você mesma tem direito de julgar. 

Você pode se dar ao luxo de estar triste um dia ou outro, porém passado esse tempo, vamos para cima! Você tem muitas coisas para fazer, muitas coisas novas para aprender e um monte de ideias para desenvolver.

Mãe Campo com Filho

Confie em si mesma

Esse é o conselho mais importante de todos: confie em si mesma. Se você se decidiu percorrer esse caminho é porque no fundo sabe que pode enfrentá-lo. Obviamente, às vezes você terá duvidas sobre sua capacidade de ser mãe e empresária ao mesmo tempo, mas lembre: isso tudo é passageiro.

É sua insegurança que aflora, possivelmente motivada pelo medo ou mesmo por experiências passadas. Escute essa voz que vem lá de dentro de você, que te lembra de que você é capaz, porque é o que realmente importa.  Continue lutando pelo que quer e no final você vai conseguir.

As mães que trabalham fora sempre vão ter uma tarefa dupla: dentro e fora de casa. Está cada vez maior o número de mulheres que escolhem esse tipo de vida, assim fica bastante claro que o que uma pode, todas nós podemos.