5 conselhos para prevenir a queda de cabelo durante a amamentação

· 8 de junho de 2017

A maternidade tem várias etapas, todas diferentes entre si. A amamentação é uma delas, na qual não podemos evitar muitas mudanças hormonais. Uma das consequências das ditas mudanças é a queda de cabelo, que também pode ocorrer na gestação.

Nosso corpo muda inevitavelmente durante a gestação, isso é assim e não podemos mudá-lo. Além disso, não sabemos como isso afetará em particular o nosso corpo. Algumas mulheres veem como melhora o aspecto do seu cabelo na gestação, mas outras não. Do mesmo modo, talvez o ruim não ocorrerá até que seja o momento quando os hormônios tentem devolver-nos à normalidade.

É comum a perda de cabelo enquanto transcorre o período da amamentação, mas isso pode prevenir-se. Se você está grávida e se preocupa que isso lhe ocorra quando chegue a etapa de amamentar, continue lendo este artigo.

5 dicas para evitar a queda de cabelo

Escolha o shampoo correto

Entre as modificações que devemos realizar em nossos hábitos. também está a escolha do shampoo. Nesta etapa é conveniente usar um produto que nos ajude a aumentar o volume do cabelo.

No mercado você pode encontrar muitas opções para favorecer esse tema. Geralmente o que é necessário é a utilização de produtos mais leves, porque os pesados evitam a abundância que desejamos.

Visite seu cabeleireiro

Este momento é ideal para realizar uma mudança de visual. Por exemplo, cortar o cabelo favorece seu crescimento porque evita o peso extra. O cabelo comprido requer mais energia e nutrientes para manter-se saudável, além disso é menos controlável.

Quanto mais curto mais fácil será para lavar e pentear, enquanto que deste modo começa a crescer de forma uniforme. No entanto, quando está comprido há mais propensão a mantê-lo preso, o que o acaba enfraquecendo.

Cuide-o com cuidado

Os cuidados que você dá ao seu cabelo podem contribuir diretamente em seu estado, e potencial recuperação. Às vezes cometemos erros na maneira que tratamos nosso cabelo, por exemplo, ao penteá-lo ou secá-lo.

Para melhorar os resultados e evitar a queda do cabelo, se recomenda o seguinte:

● Deixá-lo secar de maneira natural

● Evite o secador de maneira prolongada e frequente

● Não o penteie enquanto estiver molhado

● Seque-o delicadamente com uma toalha, evitando retorcê-lo ou esfregá-lo de maneira brusca.

Use corretamente o condicionador

Nem todos os cabelos precisam de condicionador. Por exemplo, aqueles que são finos e com tendência a ficarem oleosos com facilidade, neste tipo de cabelo é preferível não utilizar condicionador. Se queremos favorecer o volume do cabelo, recomenda-se evitar o uso de condicionador.

Da mesma forma, a área do cabelo na qual colocamos este produto, pode fazer a diferença. Portanto, recomenda-se colocá-lo somente nas pontas, nunca no couro cabeludo. Sabe-se que o condicionador pode tampar os poros, impedindo a respiração natural do folículo piloso, o que ocasiona sua queda. 

Melhore seu estilo de vida

A queda de cabelo durante a amamentação também pode ser evitada de dentro para fora. É preciso melhorar nossos hábitos alimentares, evitar o stress e buscar a ajuda dos especialistas.

É possível que seu cabelo caia por alguma carência de vitamina ou elemento em particular. O médico pode recomendar-nos algum suplemento e dar-nos conselhos sobre a alimentação.

Por outro lado, sabe-se que o stress é uma causa comum na queda do cabelo. Nesse sentido convém procurarmos equilibrar nossas atividades de maneira que possamos fazer mais coisas agradáveis.

Felizmente, a amamentação é uma etapa que não dura para sempre. Logo nosso corpo começará a voltar a seu estado normal, à medida que os hormônios o permitam. A queda de cabelo pode ser prevenida e corrigida; e para isso lhe recomendamos sempre estar em contato com o seu médico.