7 exercícios para melhorar a fala de crianças com atraso na linguagem

· 19 de setembro de 2017

As crianças podem apresentar um atraso na linguagem sem que isso signifique que no futuro vão ter problemas mais graves nessa área do desenvolvimento. Se uma criança em idade pré-escolar apresenta problemas na linguagem é preciso que ela receba a ajuda e o estímulo necessários, para que dessa maneira possa ter um bom desenvolvimento e adquirir, com o tempo, um bom nível nessa competência.

Se uma criança apresenta atrasos na linguagem é preciso levar em consideração que ela deverá ser atendida por um profissional da linguagem, mas além disso, também é possível trabalhar uma boa estimulação em casa de forma diária. Se seu filho tem um pouco de atraso na linguagem ou, mesmo que não tenha, você quer que ele melhore a fala? não perca esses exercícios que você pode começar a realizar em casa agora mesmo.

Atraso na linguagem: veja exercícios para melhorar a fala das crianças

1. Cartões

Os cartões podem ajudar muito a fazer com que as crianças aprendam sons que não conseguem pronunciar corretamente. O melhor é transformar esse exercício em uma brincadeira e recompensar a criança quando ela pronunciar de maneira correta os sons que estiverem nos cartões.

Isso vai deixar o exercício mais atrativo para a criança, além de motivá-la a pronunciar os sons de forma correta.

exercícios para atraso na linguagem

2. Exercícios com espelho

As crianças que têm problemas de articulação apresentam dificuldade para pronunciar palavras e sons devido a sua incapacidade de realizar o movimento correto com a boca para produzir determinado som.

O exercício com espelho é um dos exercícios de fala mais úteis para as crianças que precisam resolver esse tipo de problema.

Você pode mostrar ao seu filho o movimento correto da boca e o som que acompanha esse movimento, enquanto o pequeno o repete em frente a um espelho. Assim, a criança vai saber como deve movimentar a boca nas palavras que são mais complicadas.

3. Repetições para atraso na linguagem

Dentre todos os outros exercícios de fala pré-escolares, repetir as palavras várias vezes pode parecer o trabalho mais tedioso para os pais ou, até mesmo, para as crianças se for muito cansativo. Apesar disso, a repetição é muito importante para que as crianças melhorem a fala rapidamente. Quando você repetir as palavras para as crianças, deve fazer isso de forma lenta e facilitada para que elas as escutem e possam perceber todos os fonemas. 

‘O ensinamento que deixa marcas não é aquele que se faz de cabeça para cabeça, mas o que vai de coração para coração’

-Howard Hendricks-

4. O salto da rã

O salto da rã é um exercício divertido e simples para melhorar a fala que envolve repetir uma palavra pelo menos seis vezes seguidas. Para realizar esse exercício você vai precisar espalhar papéis em um cômodo, nos quais vão estar escritas palavras que você quer que seu filho treine.

O pequeno deverá ir saltando de uma papel para o outro como uma brincadeira e quando pegar um papel deverá ler (com ou sem ajuda) a palavra que está escrita. Para que não seja um exercício muito cansativo, você pode estabelecer seis saltos por vez para pronunciar seis palavras.

o que fazer em caso de atraso na linguagem

5. Conversar com as crianças

As habilidades de linguagem das crianças têm mais chances de serem desenvolvidas rapidamente se os pais e a família se comunicarem com elas com frequência e estimularem uma boa comunicação verbal. Com pessoas falando ao seu redor e frequentemente, a criança tem a chance de escutar novas palavras, aprendê-las e, assim, será capaz de se comunicar de maneira correta.

6. Estimular a fala

Falar regularmente com uma criança é a melhor maneira de fazê-la desenvolver suas habilidades de fala e de linguagem. Outra maneira de conseguir fazer isso é pronunciar o nome de um objeto que a criança quiser, incentivando-a a dizer a palavra para consegui-lo.

Para estimular a fala nas crianças é ideal dar apenas o que elas pedirem, e só se disserem a palavra adequada, não apenas utilizando gestos com as mãos. Isso vai motivar a criança a encontrar uma maneira de utilizar a linguagem para conseguir o que quer.

7. Ler histórias com as crianças

Ler histórias com as crianças é uma atividade adequada para estimular a linguagem. Além de melhorar o vínculo emocional entre pais e filhos, é também uma atividade que vai trabalhar novos vocabulários e na qual as crianças aprenderão a estruturar melhor as frases e a pronunciar palavras que são complicadas para elas. Além disso, as histórias também ajudarão a estimular a criatividade e a imaginação.