7 chaves para educar com amor

· 20 de julho de 2018
Educar com amor é, acima de tudo, adorar e admirar essa pequena pessoa que olha do chão para nós ávida por aprender.

É ver a nós mesmos nessa pequena pessoinha quando ela questiona e quer entender tudo. Educar com amor é ensinar através do carinho com dedicação e especial atenção nos momentos que são dedicados para essa finalidade, independentemente do tempo necessário para isso.

A aprendizagem é a função mental que consiste na aquisição dos conhecimentos. É o processo que se encarrega do desenvolvimento e da implementação das habilidades.

Por meio da aprendizagem, os seres humanos experimentam a observação, a assimilação e o raciocínio. A formação da conduta e dos valores, a transformação das habilidades e a acumulação de experiências são consequências do que nós aprendemos.

Embora os animais nasçam com certos instintos que lhes possibilita subir nas coisas, se alimentar, caminhar, nadar, se esconder dos predadores de acordo com as espécies a que pertencem, os seres humanos estão em um aprendizado constante desde quando ainda são pequenos.

Educar com amor para alcançar uma aprendizagem eficaz

Mas para aprender de forma eficaz e facilitar uma melhor apropriação da matéria, especialmente na infância, é essencial encontrar motivação. Uma das principais motivações da criança pode ser passar mais tempo ao seu lado. É por isso que você deve ser sua professora.

educar com amor

Mamãe, você deve saber que a aprendizagem é eficaz quando produz uma mudança duradoura no tempo. Isto é, se aprende quando a matéria é processada e se transforma em conhecimento.

Memorizar algo para fazer uma prova, por exemplo, e esquecer assim que saímos dela não é aprender. Pelo menos não é uma aprendizagem que será eficaz.

Quando somos pessoas instruídas, temos as ferramentas para colocar em prática tudo o que sabemos para nos tornarmos seres independentes, inteligentes e educados.

Estamos aptos para tomar nossas próprias decisões porque essas decisões estarão fundamentadas em bases sólidas e não serão meros impulsos aleatórios que teremos.

Por isso, cuide para que seu pequeno se torne alguém que vale a pena pelos próprios conhecimentos e não pela força bruta, posição econômica, ou por ser a filha ou o filho de alguém importante.

Eduque-o e o incentive para aprender tudo o que puder. Mas não faça isso com repreensão, pressões, gritos, xingamentos, punições ou maus-tratos físicos. Sua filho precisa que sua aprendizagem seja eficaz para que dure a vida inteira e ele só conseguirá isso tomando seu próprio tempo, sem ser forçado.

Eduque seu filho com amor e com muita paciência.

7 chaves para educar com amor

Para educar seu filho com amor:

Coloque todo o seu empenho para lhe oferecer os melhores conhecimentos

educar com amor

Para isso você deve se superar, se esforçar, fazer tudo para transmitir a educação que talvez nunca lhe deram. Lembre-se que os filhos devem, sempre, ser melhores do que seus pais. Como mãe, é seu dever prepará-lo para a vida que o espera.

Colocar seriedade em seus ensinamentos

É imprescindível que você o veja como um ser humano que precisa de você para aprender a se comportar, superar sua timidez, falar, tomar decisões, ser consistente e valorizar o que tem, fazer uso dos melhores valores e amar e respeitar os outros como seus iguais.

Por isso, você deve colocar seriedade em seus ensinamentos e fazer seu filho ver a importância que têm.

Aplaudir suas realizações

Se a criança vê que você valoriza suas realizações e se sente orgulhosa dela, irá se sentir querida pela pessoa mais importante do mundo para ela: você. E, assim, irá querer se esforçar ainda mais em aprender.

Aplauda cada meta alcançada, elogiando quando a criança aprender algo novo, destacando suas qualidades e recompensando seus esforços.

Intercalar o carinho com os ensinamentos

Mesmo quando você se sentir a professora do seu filho você deve saber que continua sendo sua mãe. Os momentos que você emprega para instruir deve ser intercalado com carícias, beijos, abraços. Assim, seu pequeno também se sentirá mais relaxado.

Dar a liberdade que ele precisa para aprender e errar sozinho

Se o seu filho recebe os recursos necessários para fazer e se desenvolver sozinho, você estará contribuindo com sua autonomia e independência. Portanto, isso também é educar com amor.

Deixe-o experimentar e se aventurar, não importa se ele cometer erros. O mais significativo é que ele saiba se levantar e continuar se esforçando. Mamãe, educar com amor é muito fácil, basta apenas querer.