Dos 2 aos 3 anos de idade: os primeiros passos da independência da criança

· 12 de janeiro de 2017
Dos 2 aos 3 anos de idade, você perceberá que seu bebê começa a fazer as tarefas sozinho; essa autonomia é o primeiro passo até a independência. Neste post analisamos os aspectos mais relevantes desta transição.

A independência da criança acontece à medida que ela cresce é dá sinais de conhecimento em muitas áreas. Durante os primeiros 35 meses de vida o bebê está em um processo constante de aprendizagem no qual consegue guardar informação que cada vez mais vai despertando nele a necessidade de por o que foi aprendido em prática.

As crianças entre os 2 e os 3 anos de idade imitam as pessoas ao seu redor. Tudo aquilo que chame a atenção deles poderá ser repetido por eles diversas vezes, é por isso que os adultos dever ter um comportamento exemplar para evitar que o baixinho reproduza comportamentos inadequados.

Nós, os pais, temos que orientar nossos filhos com firmeza deixando que eles saibam quais atividades podem fazer sozinhos sem comprometer a sua integridade. Por exemplo: se quiserem tomar sozinhos uma bebida quente devemos explicar a eles sobre o risco que correm, ainda que não possamos evitar episódios de teimosia.

A teimosia costuma vir junto da birra e a manha, estas surgem com frequência quando não permitimos que eles façam o que querem. Comunicar-se com seu filho explicando a ele as razões pelas quais não pode realizar uma atividade que o exponha evitará situações estressantes. 

Independência da criança: por que as primeiras atitudes são tão inesperadas?

Independência da criança nas atitudes

O progresso ou desenvolvimento psicomotor começa a ser mais claro no período dos 2 aos 3 anos de idade. É por essa razão que observamos a cada dia essa necessidade que tem nosso baixinho de querer fazer uma quantidade de coisas sozinho (seus primeiros passos na direção da independência).

Uma criança na idade dos 3 anos começa a dar seus primeiros passos na direção da independência: começa a entender e sente que tem mais capacidade de fazer coisas que antes eram mais difíceis, tais como: caminhar, manter o equilíbrio, etc…

Pouco a pouco começa a realizar movimentos mais complexos e se nenhum tipo de dificuldade, como: saltar, correr para frente ou para trás ou subir e descer escadas.

A motricidade fina será conseguida com a prática, o bom manejo de suas mãos, tendo a possibilidade de controlar seus dedos ao desenhar traçando linhas verticais ou horizontais, comer sozinho usando a colher, brincar com o quebra-cabeças juntando algumas peças e até se vestir correta ou incorretamente.

Independência da criança: o seu filhinho está preparado?

Independência da criança

A resposta é sim, ainda que você se comova com o fato de que seu bebê cresce muito rápido. Definitivamente são os primeiros passos na direção da independência, isso começa desde a parte psicomotora até à parte cognitiva. Na idade dos 3 anos as crianças concentram todos os seus impulsos na forma de pensar que vão criando. Por essa mesma razão a criança aprenderá novas palavras para expressar-se melhor e fazer você saber exatamente o que é que precisam de sua mamãe.

O pensamento dos primeiros passos da independência da criança se torna um pouco mais sistemático, ela reconhece os animais através da imitação aproximada do som emitido pelo animal, objetos e pessoas com um nome característico, também constantemente pergunta o porquê das coisas.

Forma de cuidar de filhos sem aborrecimento

As crianças adoram se sentirem livres e fortes, considerando os conceitos com os quais elas melhor lidam. Oferecer a eles referências como por exemplo: você acha que pode jogar este papel na lixeira que está lá? Ou você poderia ir aonde está o papai e entregar a ele isto? Desta forma com um tom doce, mas divertido, será mais fácil fazer com que ele siga suas instruções.

Os bebês desta idade já reconhecem o que pode ser bom, mau, pequeno, grande, alto ou baixo de forma sistemática. Também podem reconhecer as figuras e cores; esta facilidade poderia ajudar você a fazer com que ele se familiarize com o seu entorno e que detecte essas figuras e cores em outros lugares não familiares sem terem dificuldade.

No seu desenvolvimento pessoal começam a ter um maior controle dos músculos circulares que fecham suas cavidades. A independência da criança seria útil na hora de desfraldar eles. Também costumam ter preferências por comida ou a se enturmar com outras crianças.

Uma das fases mais bonitas da vida de uma criança é a transição dos 2 para os 3 anos de idade, uma idade que pode gerar alegrias infinitas, um dos períodos mais agitados, frescos e divertidos, no qual cada minuto deve ser aproveitado.