7 exercícios de ginástica cerebral para crianças
A ginástica cerebral para crianças é uma rotina de treinamento que prepara o corpo e a mente para a aprendizagem. São exercícios que ajudam a liberar o stress, concentrar a energia e ativar o cérebro.
Essas atividades podem ser feitas em casa ou na escola e, além de serem importantes, são divertidas para seus filhos.
A essência desta técnica é estimular o cérebro através de comandos corporais que o estimulam. A grande vantagem da ginástica cerebral para crianças é que pode ser praticada por pessoas de qualquer idade.
Se um dia você necessitar focar sua atenção em uma atividade, faça um destes exercícios antes de começar.
A ginástica cerebral é uma técnica que propõe gerar novas conexões neurais para equilibrar e melhorar a aprendizagem. Seu objetivo é detectar e equilibrar as tensões acumuladas ao longo da vida na área de aprendizagem e também o desenvolvimento da criatividade e a conquista de metas.
–Susana Buscaglia–
Ginástica cerebral para crianças: uma forma de potencializar a aprendizagem
1.- Desenhar o número 8
Peça ao seu filho que desenhe o número 8 muitas vezes usando seus dedos, ou seja, fazendo a figura no ar. Você pode oferecer uma folha sulfite e ensinar como desenhá-lo.
O importante neste exercício é o uso da mão não dominante. Assim, o hemisfério criativo do cérebro é estimulado e os músculos da mão ativados.
2.- Engatinhar
Ajuda a eliminar o excesso de energia, o que é ideal antes de começar uma atividade que exija concentração. Neste exercício simples os dois hemisférios cerebrais são ativados e trabalham juntos.
A criança deve ficar em pé e tocar o joelho esquerdo com o cotovelo direito. Depois, fazer o mesmo movimento tocando o joelho direito com o cotovelo esquerdo. Os movimentos devem ser repetidos alternadamente.
3.- Desenho espelhado
É uma atividade de desenho bilateral, nela seu filho deverá desenhar uma figura com as duas mãos, ao mesmo tempo. Esta atividade desenvolve habilidades linguísticas escritas, cálculo matemático e pensamento simbólico.
Este exercício é recomendado antes de fazer tarefas complexas.
4.- Desenho do quadrado e do círculo
Este exercício propõe que a criança desenhe com a mão direita um quadrado, no ar ou em uma folha. Na mesma superfície e ao mesmo tempo, também deve desenhar um círculo, com a mão esquerda.
Os movimentos devem ser repetidos até que as duas mãos consigam fazer a figura independentemente. É um exercício de dissociação que ajuda a potencializar o cérebro.
5.- Batidas e círculos
Outra atividade que estimula as duas metades do cérebro começa com uma das mãos no abdômen fazendo movimentos circulares. Esse movimento é acompanhado pelo movimento da outra mão que dá leves batidas na cabeça.
Assim conseguirá que o cérebro chegue a um estado ideal para a aprendizagem, para então assimilar informações novas.
6.- Dedos mindinhos e indicadores
Com o punho direito fechado, a criança deve levantar o dedo mindinho. Ao mesmo tempo, com o punho esquerdo fechado, levantará o dedo indicador. Depois, você indicará que ele deve mudar o movimento: na mão direita, o indicador e na mão esquerda, o mindinho.
Essa atividade ajuda a melhorar a concentração e a desenvolver a coordenação motora fina.
7.- Exercícios com o pescoço
Respirando profundamente, oriente a criança a relaxar os ombros e movimentar a cabeça para trás com os olhos fechados. Depois, deverá movimentar a cabeça de um lado ao outro e fazer pequenos círculos.
Durante todo o exercício a respiração é extremamente importante. Com esses movimentos é possível melhorar a respiração, o que leva mais oxigênio até o cérebro.
Você pode criar uma rotina de 5 a 10 minutos diários para a realização desses exercícios e realizá-la antes da escola. Assim estará preparando seu filho para processar adequadamente toda a informação que ele receberá durante o dia.
Com a ginástica cerebral para crianças, habilidades básicas são desenvolvidas desde muito cedo. Entre elas a coordenação, o equilíbrio, a coordenação motora fina e grossa, a concentração e a percepção visual. Antes de fazer as tarefas de casa, pratique essas atividades para que as crianças conquistem melhores resultados.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Dennison, Paul. E., y Gail E. Dennison. (1994). Brain Gym. Teachers Edition, Ventura, California, Edu-Kinesthetics.
- Hyatt, K. J. (2008). Brain Gym®. Remedial and Special Education.
- Ibarra, L. M. (2000). Gimnasia cerebral. Garnick México. https://elabcdmarketing.com/wp-content/uploads/2018/10/GIMNASIA-CEREBRAL.pdf
- Romero, Rosario, Cueva, Henry, Barboza, Luis. (2014). La gimnasia cerebral como estrategia para el desarrollo de la creatividad en los estudiantes. Omnia. https://www.redalyc.org/pdf/737/73737091006.pdf