4 bons hábitos na criação dos filhos

· 24 de fevereiro de 2018
A criação dos filhos não precisa estar repleta de brigas e reclamações. Pelo contrário, com hábitos saudáveis e boas atitudes é possível conseguir ótimos resultados.

Melhorar todos os dias a autoestima das crianças, prestar atenção no tom de voz que você usa, na linguagem corporal e em cada expressão sua constroem o conceito que a criança forma sobre si mesma. Tudo isso, somado às suas palavras e ações, influenciam no desenvolvimento da autoestima e da personalidade do seu filho.

Por isso é importante conhecer e aplicar bons hábitos de criação. Dar reconhecimento às grandes e pequenas conquistas farão as crianças se sentirem orgulhosas e capazes.

Deixe que seus filhos façam coisas por si mesmos. A independência é um grande presente que se deve dar a uma criança ou um adolescente. Muitas vezes queremos evitar que os pequenos tenham que fazer esforços, mas com o tempo isso vai ajudar a formar seu caráter.

“Não é necessário ser o cuidador principal dos seus filhos para ser a influência primária nas suas vidas. O que se faz por eles na sua própria e única maneira é o que faz a diferença em longo prazo”
–Miya Yamanouchi–

Bons hábitos na criação: 4 pilares para educar seus filhos

1.- Cultive suas habilidades e seus talentos

Cada criança tem dons particulares para explorar. Essas habilidades podem aparecer na escola ou em uma atividade cotidiana. Por isso é preciso estar atento. Incentive seus filhos a explorar diferentes atividades que os estimulem e os ajudem a descobrir seus interesses.

2.- Aplauda e reconheça os esforços

Foi comprovado que as conquistas e o sucesso que uma pessoa alcança influenciam no seu comportamento. Destaque os momentos nos quais seu filho faz grandes esforços para completar uma tarefa. O fato de se sentir bem-sucedido vai dar coragem para enfrentar qualquer desafio à medida que cresce.

bons hábitos

3.- Procure estabelecer uma rotina

É positivo a existência de uma rotina na qual todos os dias sua família se reúne na hora do almoço ou do jantar, por exemplo. Além de ser fundamental para a nutrição e o desenvolvimento das crianças, o momento das refeições favorece a interação. 

As conversas e as discussões que surgem permitem que a criança se aproprie dos valores familiares. Se uma criança sente que é ouvida e apoiada em casa, vai repetir essa conduta em qualquer lugar.

4.- Estabeleça limites e seja consistente com a disciplina que aplica

A disciplina é necessária em todos os lares. Com ela, seus filhos vão aprender a reconhecer os comportamentos que são considerados aceitáveis ou inaceitáveis e vão se tornar adultos responsáveis.

Os pequenos com frequência colocarão à prova a solidez dos limites que você impõe. Assim, eles devem ser consistentes. As regras em casa ajudam as crianças no autocontrole e no desenvolvimento da tolerância à frustração.

Bons hábitos na criação: dicas para colocar em prática

  • Ofereça às crianças a possibilidade de encontrar soluções para os seus conflitos. As sensações que experimentam quando tiverem um conflito vai permitir que desenvolvam a resiliência.
  • Dedique tempo para brincar com seus filhos. Permita que eles escolhem de vez em quando uma atividade familiar e simplesmente divirtam-se.
  • Construa memórias e lembranças únicas. As crianças nem sempre vão se lembrar do que você fala. Mas sempre vão reviver as boas experiências e as tradições familiares.
  • Eduque com base em uma cultura de cuidado com o meio ambiente. Uma contribuição não apenas para sua família, mas também para o meio ambiente é viver de uma maneira cuidadosa com o planeta. Ensine seus filhos a amar e valorizar o lugar que chamam de casa.
  • Sempre diga a verdade. Se você quer criar pessoas honestas, não há outra forma de fazer isso senão com o bom exemplo.
bons hábitos

  • Permita que seus filhos convivam com todos os membros da família. Os pais são o núcleo, mas uma criança que cresce rodeada por tios, avós e primos vai aprender a conviver em sociedade.
  • Ensine seus pequenos a realizar ações que os tornem cidadãos responsáveis. Mostre desde pequenos como a sociedade funciona. Você pode inclui-los em hábitos como pagar as contas e respeitar as normas de trânsito.
  • Sempre dê destaque para os valores. Cada situação que vocês vivem é uma oportunidade para ressaltar a importância dos valores. Mostre que ser honestos, respeitosos e generosos é bom para eles mesmos e para os outros.
  • Seja generoso ou generosa com as demonstrações de afeto. Os abraços, os beijos e os elogios são gratuitos e deixarão seus filhos extremamente felizes. Não existe uma sensação melhor do que se sentir amado.
  • Cuide da saúde física e mental da família. Essa última recomendação está direcionada ao autocuidado. Manter nossa família bem e feliz é o que gera uma sensação de bem-estar para começar todos os dias.

 “As crianças nem sempre vão se lembrar do que você fala. Mas sempre vão reviver as boas experiências e as tradições familiares”

Ninguém disse que ser pai e mãe seria uma tarefa fácil. E também não existe uma receita única e infalível para isso. No entanto, adotando bons hábitos de criação e transmitindo valores positivos, o crescimento dos filhos pode ser uma experiência feliz e harmoniosa para todos.