8 coisas que as grávidas não podem fazer
É importante saber quais atividades as grávidas não podem fazer para evitar que o bebê sofra de alguma maneira. Deixamos aqui alguns conselhos para passar por essa fase da melhor maneira possível.
Existem várias coisas que as grávidas não podem fazer e que às vezes nem sabemos. Essa é uma fase na qual a mãe precisa se cuidar e evitar fazer atividades que possam fazer mal para o bebê ou para ela mesma. Além das mudanças físicas e mentais que ocorrem durante esse processo, é preciso modificar alguns hábitos que impedem o correto desenvolvimento da gravidez. A seguir vamos ver alguns desses hábitos.
Coisas que as grávidas não podem fazer
Se você está grávida, sua regra básica deve ser cuidar muito de si mesma e aproveitar os meses de gestação com tranquilidade. Por isso é importante saber o que pode afetar o nosso bebê e ficar muito atenta às coisas que não devemos fazer nessa fase. A seguir vamos falar sobre oito coisas que as grávidas não devem fazer.
- Evite os alimentos crus, pois podem ser um alvo fácil para bactérias. Essas bactérias podem facilitar o desenvolvimento das infecções, por isso é recomendável não consumir alimentos crus. Por exemplo, queijos não pasteurizados, suco de fruta, ovos, peixes ou carne, entre outros.
- Não beba álcool. Embora seja uma das primeiras coisas que os médicos recomendam durante a gravidez, é importante sempre se lembrar disso. Os especialistas aconselham não consumir álcool, mesmo que seja pouca quantidade. Pesquisas descobriram que é uma substância tóxica que prejudica o desenvolvimento do cérebro do bebê.
- Diminua o consumo de cafeína. Consumir cafeína em excesso durante a gravidez pode ser prejudicial para o bebê. Lembre-se de que a cafeína está presente em vários tipos de bebidas.
- Não limpe fezes de gato. Ao fazer isso, você corre o risco de contrair uma infecção muito conhecida chamada toxoplasmose, que pode gerar inconvenientes, como parto prematuro, atraso no crescimento e lesões oculares ou cerebrais.
- Evite os adoçantes artificiais. Alguns estudos indicam que não existem riscos, mas é melhor dar preferência aos adoçantes naturais como o mel, por exemplo. Os adoçantes artificiais têm aspartame, sucralose e acesulfame K, que podem causar complicações no parto.
- Não pratique exercícios grande impacto. Durante a gravidez não é proibido realizar vários tipos de exercícios, mas há alguns que se deve evitar. Os exercícios de grande impacto não são recomendáveis para a saúde do bebê, mas os exercícios de baixo impacto, como yoga pré-natal ou caminhadas, podem ser realizados sem problemas (sempre, é claro, consulte seu médico antes de começar a praticar). Evite fazer exercícios como levantamento de peso, abdominais, agachamento e esportes de contato.
- Tome cuidado com saunas e banheiras. Você deve tomar cuidado com atividades que envolvam temperaturas muito altas, pois podem provocar problemas de saúde no bebê. Também é importante evitar tomar banho com água muito quente, usar cobertores que esquentam muito e se expor ao sol por um período de tempo muito prolongado.
- Não masque chiclete. Esse hábito pode prejudicar seus dentes, já que estes ficam mais sensíveis durante a gravidez. Por isso, a recomendação é não mascar chiclete nessa fase.
“Em 2010, especialistas da Nova Zelândia descobriram que fazer exercícios durante a gestação ajuda a trazer ao mundo crianças com peso saudável”
O que as grávidas devem fazer durante a gravidez?
Além das coisas que as grávidas não podem fazer durante a gravidez, existe uma centena de outras atividades que são recomendadas para essa fase. Talvez você já conheça algumas. Mas a seguir vamos recomendar algumas práticas benéficas que vão ser de grande ajuda:
- Realize exercícios perineais. O ideal é começar a realizar os famosos exercícios Kegel. São exercícios que ajudam a controlar os músculos perineais.
- Use sutiã. O aumento de peso pode provocar fortes dores nas costas. Um bom sutiã ajuda a minimizar essas dores.
- Aproveite sua gravidez. Esse é um momento único da sua vida. Embora você possa ter sintomas incômodos, continua sendo uma fase muito especial.
- Alimente-se corretamente. É importante pesquisar e saber quais alimentos as grávidas podem ou não consumir. Alguns podem fazer mal ao bebê sem que tenhamos conhecimento.
- Converse com seu médico. Ele é o melhor guia. Pergunte para ele todas as suas dúvidas.
“É importante que as mulheres grávidas lavem muito bem as mãos quando forem manipular alimentos crus”
É fundamental estar informada sobre o que as grávidas podem ou não fazer. Além, é claro, de saber quais atividades são benéficas para as mães nessa etapa. Muitas vezes, por desconhecimento, podemos acabar fazendo coisas que podem prejudicar o bebê ou a nossa própria saúde.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Mata, F; Chulvi, I; Roig, J; Heredia, J; Isidro, F; Benítez, J; del Castillo G. Prescripción del ejercicio físico durante el embarazo. Rev Andaluza Med del Deport. 2010; 3 (2):68-79.
- Umpierrez, Eleuterio. (2014). Consumo de alcohol, cocaína y cafeína en el embarazo: efectos sobre el embarazo y el niño.
- Valenzuela, A. El café y sus efectos en la salud cardiovascular ey en la salud materna. Rev Chil Nutr 2010; 37 (4): 514-523. [En línea].
- Recomendaciones de la OMS sobre atención prenatal para una experiencia positiva del embarazo. Resumen de orientación. Organización Mundial de la Salud.