O que são exercícios de Kegel ?

29 de janeiro de 2017

Você deve ter ouvido falar sobre “exercícios de Kegel”, os quais são altamente recomendados para mulheres grávidas. Embora eles sirvam para melhorar algumas condições da gravidez, eles não são somente indicados nestes casos; eles foram especialmente criados para melhorar a incontinência urinária e podem ser realizados por qualquer um.

Estes exercícios vieram à tona na década de 40 e foi um ginecologista chamado Arnold Kegel quem foi responsável por sua criação, daí o nome. Inicialmente, o objetivo era melhorar o sistema urinário pós-parto, e favorecer os músculos pubococcígeo, para os quais este exercício é feito.

De acordo com as características destes exercícios, o pavimento pélvico é fortalecido para prevenir e corrigir problemas de incontinência; São recomendados para mulheres grávidas e para aquelas que já deram à luz. Embora existam algumas duvidas sobre sua eficácia no pós-parto sabemos que um pouco de exercício nunca é demais, especialmente quando é sabido que este pode melhorar a saúde sexual.

Benefícios dos Exercícios de Kegel

O principal benefício deste exercício é fortalecer os músculos pélvicos, como é de se esperar, essa estrutura existe em ambos, os corpos masculinos e femininos; Portanto, pode ser favorável a todos igualmente. Em 1940, Dr. Kegel pretendia que estes movimentos ajudassem as mães a melhorar problemas de incontinência pós-parto.

0643bc9086807c6d12e6c0f72f11de2e-500x273

Mais tarde, especialistas conseguiram determinar que eles eram eficazes para melhorar outros fatores. Portanto sua efetividade é associada com aspectos como função sexual, postura, debilidade na bexiga, fraqueza e músculos pélvicos. No caso de mulheres grávidas, seu sistema pélvico tende a enfraquecer devido ao esforço e gerar incontinência urinária.

Assim, a realização destes exercícios, é indicado para fortalecer os músculos que previnem o enfraquecimento dos músculos que controlam o esfíncter; Especialmente em caso de gravidez. Outros benefícios que estão relacionados a esta atividade são:

● Eles podem contribuir para uma melhor condição muscular na hora do parto natural devido ao foco na região pélvica.

● Evitar e melhorar a incontinência urinária

● Promovem recuperação de cirurgias ginecológicas nas mulheres e cirurgias de próstata em homens.

● Eles contribuem na recuperação da tonicidade e parte das características da área vaginal após o parto e/ou  como efeito da idade.

● Favorecem a função sexual e o prazer.

● Através da realização dos exercícios de Kegel por aproximadamente 5 minutos, três vezes ao dia por algumas semanas, excelentes resultados podem ser alcançados no controle da bexiga.

Em que consistem os exercícios de Kegel?

A execução destes movimentos é muito simples, não necessitam de muito esforço e quando feitos da forma correta não causam efeitos colaterais. O movimento como tal é praticamente o mesmo, a realização só é recomendada  em pelo menos três posições diferentes, de pé, sentado e deitado.

Para localizar os músculos que nós devemos exercitar é recomendado realizar a seguintes rotina:

Exercício Nº 1

Consiste em tentar impedir o fluxo urinário enquanto estamos sentados na privada. Este movimento permite que você melhore seu controle muscular e identifique quais deles devem ser exercitados.

Exercício Nº 2

Nós realizaremos movimentos similares àqueles que fazemos ao tentarmos evitar defecar; Para isso é necessário retrair e movimentar o intestino ate experimentar a sensação parecida àquela quando a evacuação é iminente. Uma vez que nós tivermos dominado este movimento, significa então que estamos exercitando corretamente os músculos.

Exercício Nº 3

Deitada, pressione um de seus dedos na sua vagina até que você possa sentir a pressão do seu dedo. O movimento parecido àquele quando você tenta segurar a vontade de urinar; Para saber se você está realizando o exercício corretamente, é necessário que sinta que esta apertando seu dedo com vontade.

9772b3a93b86e73d8a83e4d75fe73f8c-500x281

 Exercícios gerais

Após localizar através dos exercícios anteriores os músculos que devemos exercitar, é recomendado fazer uma sequencia de três vezes cada um por aproximadamente 5 semanas. A rotina proposta pelos exercícios de Kegel é a seguinte:

● Com a bexiga vazia: deitada, de pé ou sentada, apertamos os músculos do pavimento pélvico por aproximadamente oito segundos. Então relaxamos nossos músculos e descansamos por 10 segundos. Repetimos o movimento por aproximadamente dez vezes durante cada sessão.

● Lembre-se que os músculos que nós iremos exercitar são aqueles que descobrimos nos exercícios principais; Por isso é conveniente identificá-los para que não apertemos os músculos errados.

● É necessário manter a respiração e não exagerar no número de repetições ou sessões por dia.

● Você pode pedir ao seu médico para recomendar pesos especiais para ajudar nestes exercícios.

● Aproveite para praticar toda vez que você for tossir, levantar, espirrar ou pular.