8 exercícios para tonificar as pernas

Muitas mulheres querem exibir as pernas na praia, em uma festa ou em qualquer outra situação. Nesse artigo vamos apresentar oito maneiras de fazer exercícios para tonificar as pernas em casa e, o melhor de tudo, com poucos materiais. Experimente!

As pernas são uma das partes do corpo mais difíceis de tonificar pois têm grande quantidade de músculos com diferentes funções. No entanto, este mesmo motivo também oferece muitas possibilidades de exercícios para fortalecê-las.

Existem métodos naturais e produtos que prometem alcançar o sonho de ter as pernas perfeitas. Porém, há um jeito que é quase infalível e está disponível para todos nós: os exercícios físicos.

fortalecer-pernas

As pernas são uma das partes do corpo mais difíceis de tonificar, mas há muitas possibilidades na hora de fazer exercícios para fortalecê-las

Ter o equipamento certo e frequentar uma academia pode ser muito útil. Porém, não é uma condição realmente necessária. Há muitos exercícios que podemos fazer em casa. Basta somente ter força de vontade. E claro, música sempre ajuda!

8 exercícios para tonificar as pernas

1. Agachamento

O agachamento é o exercício mais clássico para tonificar as pernas. Consiste em abrir as pernas de modo que fiquem separadas na largura dos quadris e agachar. Faça o exercício olhando para a frente e mantenha as costas retas. É recomendável que as pontas dos pés fiquem apontados para fora pois é mais fácil manter a coluna reta.

2. Agachamento com salto

O agachamento com salto é bastante parecido com o agachamento normal. Basta fazer a mesma coisa, mas no momento de subir, em vez de levantar normalmente, respire fundo e dê um leve salto. Dobre os joelhos na volta para não machucar. Repita.

3. Agachamento búlgaro

Você vai precisar de uma cadeira para fazer este exercício. Fique de costas para a cadeira. Coloque uma perna para trás, apoiando na cadeira. Flexione a perna que está na frente até que fique a um ângulo de 90 graus. O peso do corpo deve cair sobre a perna flexionada enquanto a outra continua relaxada.

4. Afundo

O afundo é outro exercício bem famoso. Consiste em levar um pé para a frente, à distância de um passo normal. Flexione ambas as pernas até alcançar um ângulo de 90 graus com a perna da frente. Troque de perna e faça a mesma coisa. É importante olhar para frente e manter as costas retas.

5. Polichinelos

Quase todo mundo aprende a fazer polichinelos na escola. É bastante simples. Comece com os pés juntos. Salte para abrir as pernas e, ao mesmo tempo, levante os braços como se estivesse batendo palma acima da cabeça. Com outro salto, volte para a posição inicial.

6. Ponte

Deitado de costas, apoie o pé no chão com os joelhos flexionados. Levante os quadris o máximo que puder, como se estivesse fazendo uma ponte. Mantenha esta posição por 20 ou 30 segundos. Repita.

7. Quatro apoios

Para fazer o exercício quatro apoios é preciso apoiar os joelhos e os cotovelos no chão. Em seguida, levante uma das pernas mantendo dobrada. Levante-a o máximo que puder e depois volte à posição inicial. Repita com a outra perna.

8. Burpee

Comece de pé. Depois agache e apoie as mãos no chão. Com um movimento coloque as pernas para trás, como se fosse fazer flexões. Depois volte à posição de agachamento com as mãos no chão com apenas um movimento. Levante e estique os braços para cima. Repita.

mulher fazendo exercícios para tonificar as pernas

Se você é uma daquelas pessoas que gostam de dançar e se exercitar sem fazer repetições, séries e rotinas, lembre-se de que também existe uma série de tipos de danças para tonificar as pernas. A dança é boa para fortalecer outras partes do corpo também.

Além disso, também existe uma grande variedade de esportes nos quais você pode se aventurar, mesmo durante a gravidez.

Alguns conselhos:

  • Antes de iniciar qualquer série de exercícios para tonificar as pernas, tente fazer um aquecimento de pelo menos 5 minutos.
  • Respeite as posturas adequadas para cada exercício. Se você quiser fazer em casa mas não entende muito bem como, procure vídeos para esclarecer as dúvidas para evitar uma lesão.
  • Faça alongamento. No final de cada treino, separe pelo menos dez minutos para alongar os músculos treinados.
  • Seja constante. Nada é alcançado de um dia para o outro. Os resultados geralmente são frutos de muito esforço e dedicação, especialmente quando se trata de mudanças no corpo.
  • Portanto, tenha paciência! Com o tempo você vai ficar surpresa com os resultados.
  • Complemente o treino com uma alimentação adequada. A comida é o combustível do nosso corpo. Quanto melhor comemos, mais eficiente vai ser os resultados no corpo.
  • Se você deu à luz recentemente, também existem alguns exercícios específicos para o pós-parto. E existem também exercícios que você pode fazer junto com seu bebê.

Seja constante. Nada é alcançado de um dia para o outro.

Com todos esses exercícios para tonificar as pernas, você vai estar pronta para começar quando quiser. Força!

Recomendados para você