8 remédios da vovó que funcionam para as crianças

18 de agosto de 2018
Conheça alguns remédios da vovó, passados de geração em geração, que podem ser usados para aliviar o mal-estar em algumas situações.

Muitos dos remédios da vovó que conhecemos são práticas muito antigas de gerações anteriores que não estavam fundamentadas em fatos científicos. Os remédios se baseavam em crenças populares que nem sempre funcionavam.

No entanto, muitos desses remédios foram comprovados cientificamente e você pode usá-los com seus filhos em momentos de emergência. Estes são alguns deles:

Os melhores remédios da vovó

O problema: cólicas ou dores abdominais

O remédio natural: margarida

Como funciona?

A margarida relaxa os espasmos intestinais e, consequentemente, o organismo. Os componentes químicos presentes na margarida têm o mesmo efeito no cérebro que um sedativo leve, mas não tem efeitos colaterais. Prepare uma infusão com margarida por cinco minutos. Antes de beber, deixe esfriar até ficar na temperatura ambiente.

Uma das grandes vantagens desse remédio é que poucos bebês são sensíveis ou alérgicos a essa planta e não são comuns surtos ou intoxicações que afetem a saúde do seu bebê.

O problema: altos níveis de glicose no sangue

O remédio natural: canela

Como funciona?

remédios da vovó

A canela tem um componente ativo que age diretamente nas células que controlam os níveis de glicose. A canela pode diminuir a quantidade de açúcar quando adicionada a comidas e bebidas. Uma forma apropriada de usá-la é reduzir a quantidade de açúcar que se adiciona nas refeições diárias e substituir por um pouco de canela.

O remédio pode ser eficaz para crianças e adultos que sofrem de diabetes. É um bom complemento para hábitos nutricionais saudáveis.

O problema: refluxo

O remédio: chiclete

Como funciona?

O movimento de mastigação estimula o fluxo de saliva. Isso neutraliza os ácidos estomacais e faz com que os baixinhos bebam água com mais frequência. Assim, ajuda a comida a se movimentar adequadamente pelo trato intestinal, reduzindo as possibilidades de a criança sofrer refluxo.

A goma de mascar sem açúcar ajuda a diminuir os níveis de ácido no estômago e é segura para crianças maiores de 4 anos de idade.

O problema: queimaduras produzidas pelo sol

O remédio natural: Aloe Vera

Como funciona?

O Aloe Vera é um dos remédios da vovó que pode ser usado em muitas situações. Uma delas é na hora de aliviar uma queimadura produzida pelo sol. Os compostos presentes no Aloe Vera refrescam a pele e auxiliam para que se cure naturalmente. Graças ao uso dessa planta, o fluxo de sangue oxigenado até os vasos da pele melhora.

Essa planta também pode ser usada como hidratante para a pele e para acelerar a cicatrização de qualquer tipo de ferida. Uma das grandes vantagens do Aloe Vera é que não gera efeitos colaterais, nem produz reações alérgicas.

O problema: mal-estar estomacal

O remédio natural: gengibre

Como funciona?

O gengibre tem propriedades antiespasmódicas que diminuem as contrações musculares do estômago que causam sintomas como náuseas. O gengibre é um excelente remédio para o mal-estar estomacal e para problemas leves no sistema digestório.

Dê ao baixinho uma infusão de gengibre adocicada com mel (pode ser servida fria ou quente) e 30 minutos depois ele se sentirá muito melhor. Você pode usar as raízes na sua forma natural ou o gengibre em pó.

remédios da vovó

O problema: alergias nasais

O remédio natural: maçãs

Como funciona?

Os componentes que encontrados nessa fruta inibem a liberação da histamina, agente alérgico que aumenta a produção de muco nasal, que causa espirros e deixa os olhos lacrimejando. Uma boa forma de combater as alergias nasais antes que elas apareçam é incluir maçãs e peras na dieta das crianças.

Outros alimentos bons para esse caso são os mirtilos, as framboesas e as cebolas. A grande concentração de antioxidantes nesses alimentos faz com que sejam elementos-chave na nutrição de seus baixinhos e na prevenção de doenças desse tipo.

O problema: diarreia

O remédio natural: probióticos

Como funciona?

Os probióticos são bactérias saudáveis que estão presentes no iogurte, em comidas a base de soja e em alguns suplementos. Quando o organismo tem bactérias que causam diarreia, os probióticos as combatem e reduzem a concentração delas no sistema digestório, equilibrando a presença das bactérias saudáveis. Assim, infecção se torna mais leve graças à ação dos probióticos.