9 mudanças no corpo durante a gravidez
Uma das preocupações que mais invade a cabeça das mulheres grávidas são as mudanças que o corpo sofrerá durante essa fase. Nesse período, o corpo passa por diversas mudanças para atender as necessidades do pequeno ser que cresce na barriga.
Neste artigo, convidamos você a descobrir algumas mudanças no corpo durante a gravidez para que elas não te peguem de surpresa.
9 mudanças no corpo durante a gravidez que você deve esperar
Durante a gestação, o corpo da mulher se transforma para se adaptar às necessidades do bebê, assim como também se prepara para o momento do parto. Inclusive, o corpo começa a acumular reservas para dar as boas-vindas ao seu pequenino quando ele nascer. Tudo isso desencadeia uma série de desconfortos.
Abaixo, detalharemos as mudanças mais comuns do corpo durante a gravidez:
1. Aumento do desejo sexual
Durante os nove meses de gravidez, haverá variações constantes nos níveis de hormônios e, com isso, a libido aumentará.
Isso fará com que você se sinta mais atraente e que a sua lubrificação seja mais abundante no momento da relação sexual. A vantagem de permanecer sexualmente ativa é que essa prática funciona como um exercício no momento do parto.
2. Alterações hormonais
Essas mudanças começam com a fertilização do próprio óvulo. O aumento do estrogênio é o que causa a terrível náusea, por exemplo.
Por sua vez, o aumento da progesterona contribui para a flexibilidade dos ligamentos do corpo, enquanto a produção de prolactina ajuda no desenvolvimento das glândulas mamárias. O hCG, por fim, é responsável pela sobrevivência do óvulo que foi fertilizado.
3. Aumento de peso
O aumento de peso é a mudança mais evidente. Afinal, a barriga crescerá semana a semana e seu peso aumentará entre 12 e 16 quilos.
Isso é muito influenciado pelo peso antes da gravidez, pelos hábitos alimentares, bem como pelo estilo de vida. Isto é, se antes da gravidez você tinha uma rotina de exercícios ou levava uma vida sedentária.
4. Aumento dos seios
Uma das primeiras mudanças do corpo durante a gravidez é o aumento dos seios e a sua hipersensibilidade. Depois de algumas semanas, você notará como a auréola escurece.
A partir do quarto mês, seus seios podem secretar um líquido espesso e amarelado chamado colostro, o primeiro leite materno.
5. Mudanças na pele
O aumento na produção de hormônios como o estrogênio e a progesterona provoca mudanças na pele. Por sua vez, como esses hormônios também são responsáveis pela produção da melanina – o pigmento que dá cor à pele – as manchas aparecem.
Além disso, o aumento do peso fará com que a sua pele estique, perdendo a elasticidade normal. Infelizmente, isso facilitará o aparecimento de estrias.
Na gravidez, o corpo da mulher se transforma para se adaptar às necessidades do bebê, assim como também se preparar para o momento do parto
6. Mudanças no útero
O útero vai começar a se expandir para acomodar o bebê, por isso aumentará significativamente de tamanho. Devido à sua flexibilidade, o útero passará de 6 a 33 centímetros.
Além disso, é provável que você sinta desconforto à medida que o bebê cresce, pois o tamanho e peso do pequeno vão começar a pressionar os seus órgãos.
7. Mudanças no sistema digestivo
As náuseas causadas por hormônios como o hCG às vezes são acompanhadas por vômito ou dor de cabeça. Além disso, a constipação é outra das mudanças do corpo durante a gravidez.
O crescimento do bebê irá exercer pressão sobre os intestinos e outros órgãos do sistema digestivo. Como consequência, pode ser que você se sinta um pouco desconfortável após as refeições.
8. Mudanças no cabelo
Outro efeito dos hormônios na gravidez é o aumento do volume dos cabelos. O seu cabelo ficará mais seco e quebradiço do que de costume, e você também notará um aumento de pelo em suas pernas, braços e rosto.
9. Mudanças nos pés e nas pernas
O crescimento do útero e o aumento do sangue vão fazer com que a circulação se torne mais difícil. Por esse motivo, as pernas incham e as varizes aparecem.
Além disso, outra das mudanças do corpo durante a gravidez é a retenção de líquidos. Basicamente, isso faz com que os pés inchem tanto que até os sapatos começarão a ficar um pouco apertados.
A fase da gravidez é temporária e marca o início das mudanças mais significativas em sua vida. Conforme a gravidez avança, tente aproveitar ao máximo essa experiência extraordinária e prepare-se para enfrentar as mudanças que esse período traz.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Costantine, M. M. (2014). Physiologic and pharmacokinetic changes in pregnancy. Frontiers in Pharmacology. https://doi.org/10.3389/fphar.2014.00065