Como acalmar um recém-nascido que chora sem parar?

· 26 de fevereiro de 2017

Se seu bebê recém-nascido dormiu, comeu, não está doente e ainda assim chora sem parar? É possível que você se interesse em ler algumas recomendações que temos para você. Para uma mãe de primeira viagem pode ser um desafio acalmar um recém-nascido, já que os bebês nesse período não tem capacidade de exteriorizar ou expressar o que sentem  com palavras.

Você pode pensar que já tenha tentado de tudo, mas os bebês podem chorar porque precisam trocar de fraldas, estão com calor, com cólicas, fome ou sono. 

O choro seguido pode gerar frustração, estresse e preocupações na mãe. Mas se você sente que realmente tentou de tudo, aqui estão algumas sugestões que podem ajudar a controlar o choro de seu pequeno rebento.

Mas, se essa situação se tornar muito frequente é recomendável consultar o pediatra que você escolheu para ele ou ela.

Recomendações para calmar um recém-nascido

acalmar um recém-nascido que chora sem parar

Os recém-nascidos podem ser mais previsíveis do que parece, todas as suas comodidades e necessidades podem ser baseadas na proximidade que tem o mundo exterior com o ventre do útero da mãe antes de nascer.

Algumas das recomendações para acalmar um recém-nascido que você pode precisar são as seguintes:

  • Mantenha a calma e transmita serenidade; isso é fundamental quando ele chora com ou sem motivos.
  • Lembre-se que você deve oferecer a ele consolo sempre para baixar seu nível de irritabilidade.
  • Comprima suave mas firmemente seu bebê contra o seu peito, dessa maneira ele poderá se sentir abrigado e sem frio, além de se sentir acompanhado ao invés de sozinho, seguro e muito protegido.
  • Utilize uma manta para envolvê-lo, pois os recém-nascidos precisam sentir a temperatura e o espaço parecidos com os do útero. Isso poderá ajudar que ele sinta “apertadinho” como antes de nascer.
  • Deixe-o sugar seu dedo ou uma chupeta, mesmo que não tenha fome isso pode estabilizar seu ritmo cardíaco e acalmar sua ansiedade.
  • Aplique massagem nele, pois o contato físico constante com a mãe o estabiliza. A massagem é relaxante e o satisfará muito. Uma boa técnica é fazer de forma circular, lenta e suavemente.

Locais como as costas, abdômen, braços e pernas devem ser tocados com delicadeza. Se o bebê está com cólicas, a barriguinha deve ser o foco.

  • Os bebês, quando estão na barriga da mãe se acostumam com o som dos batimentos cardíacos. Essa é uma das razões pelas quais eles se sentem melhores juntos ao nosso peito. Você pode colocar uma música de fundo para ajudar a tranquilizá-lo. 
  • Caminhar com seu bebê nos braços pode ser uma excelente ideia, já que o movimento da vibração que se tem ao caminhar ajuda a cortar o choro pela raiz.
  • Outras opções que podem funcionar para acalmar um recém-nascido devido aos movimentos são as caminhadas com o carrinho e o balanço. 
  • Um passeio ao ar livre às vezes é bom para que ele respire e receba um pouco de sol. Uma mudança de ambiente ajudará a tranquilizá-lo.

Conselhos para suportar o choro do bebê

Pode ser realmente estressante não saber as razões pelas quais seu bebê chora, mas, se é verdade que o bebê pode sentir tudo o que você pensa, mostrar seu nervosismo e impaciência pode ser completamente imprudente.

O cansaço pode afetar sua estabilidade emocional, e para controlar essas situações você deve conciliar algumas horas de sono.

Conseguir ajuda de seu companheiro ou de alguém próximo será muito bom para aliviar o seu estresse. 

Mais conselhos para você acalmar um recém-nascido

como acalmar um recém-nascido

Se o estresse e a frustração estão latentes e você sente que agora sim já tentou de tudo, é hora de colocar seu bebezinho em seu berço, e deixe-o chorar um pouco para recuperar a calma.

  • Chamar um parente próximo ou uma amiga pode ser favorável para que lhe ajudar a entender as causas do choro.
  • Distraia-se, veja televisão, escute um pouco de música para relaxar as tensões.
  • Use a respiração como aliada, respirar fundo várias vezes lhe ajudará a se sentir melhor.

Lembre-se que não acontecerá nada a seu bebê e que chorar de vez em quando é necessário para que ele fortaleça os pulmões. Um choro de vez em quando os libera, e os faz dormir profundamente pelo cansaço que isso ocasiona. Assim, ao ter feito tudo que está em suas mãos, você só deve esperar um pouco até que ele se acalme.