Acne na gravidez: conselhos de como tratar

· 22 de fevereiro de 2018
A acne na gravidez é causada pelos altos níveis hormonais que estimulam as glândulas sebáceas. Estas produzem grande quantidade de secreções que obstruem os poros, gerando infecções bacterianas que têm como resultado o aparecimento da acne.

A acne é uma doença inflamatória da pele provocada por infecção bacteriana. Ela costuma afetar as gestantes, sobretudo, as que sofrem com a acne durante os períodos menstruais.

No entanto, você já se perguntou por que a acne aparece durante a gravidez? O que pode ser feito para amenizá-la? Saiba as respostas a seguir.

Por que as gestantes desenvolvem a acne

Durante o período de gestação ocorre uma série de alterações hormonais que afetam a pele da gestante. Os altos níveis de hormônios que circulam pelo corpo da mulher estimulam as glândulas sebáceas.

Em seguida, essas glândulas produzem secreções em excesso que, ao se combinarem com células mortas, bloqueiam o folículo piloso. Em baixo dos poros obstruídos é produzida muita gordura, o que gera a infecção bacteriana causadora da acne.

O que fazer para tratar a acne na gravidez?

A acne não pode ser prevenida, mas algumas destas sugestões vão ajudar você a combatê-la.

  • Lave a região afetada com um produto que a limpe suavemente ou um sabão para peles oleosas que não contenha óleo.
  • Não use toalhinhas para limpar o seu rosto, elas podem irritar a pele.
  • Não pressione a toalha sobre seu rosto ao secá-lo, o melhor é esfregá-la passando suavemente.
  • Certifique-se de que os cremes umectantes que você usar não contenham óleos, pois isso vai aumentar a acne.
  • Você não deve espremer os nódulos ou espinhas para evitar maior inflamação e cicatrizes.
  • Suas maquiagens devem ser à base de água, não conter óleos e não serem comedogênicos, ou seja, não provocarem mais acne nem taparem os poros.
  • Se a sua acne for muito grave, você deve consultar um dermatologista.
  • Você deve se consultar com o médico antes de aplicar loções e cremes no rosto, pois existem vários produtos que não são recomendáveis na fase de gestação.
acne na gravidez

Cuidados na hora de recorrer a tratamentos contra a acne

Durante a gravidez, você não deve recorrer a nenhum tipo de tratamento para a acne sem consultar o seu médico. Esse cuidado tem base no fato de existirem alguns medicamentos prejudiciais ao desenvolvimento do feto. Do mesmo modo, podem aparecer outras doenças de pele, como o melasma.

Como mencionamos, existem muitos remédios que não podem ser usados quando se tem acne na gravidez. Tais como:

  • Ácido salicílico: é um componente que se encontra na maioria dos produtos para acne.
  • Tetraciclinas: é um antibiótico que causa deficiência no crescimento dos ossos do feto.
  • Retin A ou ácido retinoico: é um creme muito comum para o tratamento da acne e de outras doenças de pele.
  • Isotretinoína: mais conhecido pelo nome de sua marca comercial: Accutane

É preciso prestar muita atenção a esses cuidados. Está comprovado que o uso de medicamentos durante a gravidez pode penetrar por via tópica até chegar à corrente sanguínea. Se isso acontecer, poderá ocorrer abortos espontâneos, malformações e, até mesmo, a morte do feto.

“Recomenda-se ter um estilo de vida saudável e hábitos alimentares que ajudem você a alcançar o equilíbrio”

Remédios caseiros para controlar a acne

Os remédios caseiros trazem resultados muito bons e são ideais para a acne na gravidez.

Máscara de pepino

Essa máscara é usada desde a antiguidade para secar as espinhas e os nódulos. Além disso, é um poderoso cicatrizante.

mulher com acne

Aloe vera

Você pode aplicar diretamente o extrato de aloe vera na região afetada. Ele tem um efeito anti-inflamatório e ajuda a secar os nódulos rapidamente.

Máscara de laranja

Prepare uma máscara com raspas da casca da laranja, acrescente uma colher de aveia e três de iogurte natural. Aplique-a sobre a região afetada por quinze minutos e, em seguida, remova.

Seu estilo de vida influencia no controle da acne

Já que a acne na gravidez é causada pela instabilidade hormonal, é altamente aconselhável ter um estilo de vida saudável e hábitos alimentares que ajudem você a alcançar o equilíbrio.

  • Alimentação balanceada: consuma alimentos com gordura natural, frutas e verduras que hidratem a sua pele e que proporcionem as vitaminas e minerais que controlam o desequilíbrio hormonal.
  • Tente reduzir o estresse: a ansiedade é um fator influenciador para o aparecimento da acne. Portanto, tente se manter calma.
  • Atividade física: realizar um pouco de exercício físico, por exemplo, uma caminhada, favorece o transporte dos hormônios pelo sangue.

Seguir essas recomendações vai ajudar você a melhorar o problema da acne na gravidez e a ter uma gravidez saudável. Experimente e você vai ver os resultados!