Ajude o seu filho a deixar a fralda em 3 dias
Ajudar o bebê a deixar as fraldas se torna um dos principais desafios das mães. Essa situação não cai de moda e é inevitável porque até agora não temos um método certo para conseguir fazer isso. É uma tarefa que exige muita paciência, determinação e acima de tudo muito amor.
Mas há algo que queremos lhe contar: ajudá-lo a deixar a fralda pode ser mais fácil e mais rápido do que você pensa se você levar em consideração os conselhos dos especialistas. Alguns truques funcionaram para uma ou outra mãe por isso elas estão dispostas a compartilhá-los para ajudar nessa tarefa tão difícil.
É possível ensinar os nossos filhos a deixar a fralda em apenas três dias?
Se considerarmos que a criança levou pouco tempo para se acostumar com as fraldas, então talvez deixá-las teria o mesmo destino. Mas, por outro lado, é importante reconhecer que fomos nós mesmos que fizemos disso um hábito e que nesses casos a criança não conhece outra maneira de sobreviver.
Tanto na experiência das mães como na dos especialistas é possível ensinar os filhos a deixarem a fralda em poucos dias. Esta afirmação baseia-se na aplicação de técnicas direcionadas que concentram os elementos cognitivos que prevalecem nesta fase.
O método é bastante rápido, mas não garante totalmente que a criança aprenda também a ir ao banheiro sozinha. No processo de deixar a fralda ela fará suas necessidades, mas fora do lugar. Vale a pena destacar que é um processo na qual se executa passo a passo e que requere todo o interesse e dedicação da família.
Lembre-se que ir ao banheiro não é tão simples quanto usar a fralda. Esse novo passo exige habilidades que envolvem mais independência do que eles têm. Entrar banheiro por conta própria, tirar a roupa, sentar-se e todas as seguintes ações requerem prática de vários meses, mas que serão alcançados precisamente.
Três dias para deixar a fralda
Embora este método seja eficaz, não é infalível e adequado para qualquer família pois consiste em ter a criança nua da cintura para baixo. Enquanto podemos conseguir que a criança aprenda o básico para deixar a fralda em apenas três dias, estamos apenas começando um processo que deve ser contínuo e permanente para que seja realmente eficaz.
Estas dicas são úteis para ajudar a alcançar o sucesso nesta tarefa:
- Se prepare para dedicar a este trabalho nos próximos três dias. Lembre-se de se concentrar neste propósito e certifique-se terá tempo para isso.
- É importante eliminar o estresse que isso pode causar pois como sabemos os estímulos positivos são mais eficazes. Momentos engraçados, brincadeiras, prêmios, dança e risos.
- Os especialistas recomendam que não há lugar para recuo uma vez que tomamos esta decisão. Para que o aprendizado faça efeito, é muito importante que possamos seguir um processo contínuo na qual toda a família esteja envolvida.
- Fazer todo o possível para eliminar os medos. Afinal, é normal que a criança não entenda o que está enfrentando e nem como agir nesses casos.
O primeiro dia
- A criança deve estar todo o dia sem fraldas e calças. Para isso, você deve estar vigilante para começar a identificar quando ela sentir a necessidade de urinar ou defecar. A princípio ela vai fazer em qualquer lugar, então temos de estar prontos para levá-la ao banheiro.
- Parte do treinamento implica que toda a família beba muitos líquidos de forma que tenham que ir continuamente ao banheiro. No caso do pai e da mãe, podem levar a criança ao banheiro com eles quando tenham alguma necessidade.
- Celebre as pequenas realizações e não a reprima quando não mostra evolução, mas incentive a melhorar. Uma forma é pedir que lhe ajude a limpar a sujeira caso faça no lugar errado.
- Chame-a para ir ao banheiro antes de dormir e coloque a fralda.
O segundo dia
A mesma rotina do primeiro dia deve ser repetida, com a variação que planejemos um passeio em família. Você deve avisar previamente a criança sobre o passeio e deve impor a condição de que ela vá ao banheiro logo antes de sair. Para maiores benefícios isso pode ser repetido pela família.
O objetivo é que ela aguente não urinar até chegar em casa. Nesse caso, a criança não deve usar fraldas ou roupas de baixo, apenas calças largas para ser confortável o suficiente . Não se esqueça de trazer uma muda de roupa no caso de haver qualquer “acidente”.
O terceiro dia
No terceiro se deve repetir a rotina do dia um e do dia dois. Desta vez variamos o número de saídas e faremos dois passeios. A intenção é que a criança possa relacionar a saída com a necessidade de usar o banheiro, fazer xixi antes de sair e aguentar até a hora de voltar.
Desta vez, recomenda-se que se leve o penico. Se tiver sorte, você vai pode usá-lo fora de casa. Não é aconselhável sair de carro, muito longe de casa ou por muito tempo pois deve ser um passeio de aprendizado, sem pressão.