Alimentos para aliviar a dor de estômago nas crianças
A dor de estômago nas crianças é muito mais frequente do que se imagina. Sem nenhuma causa aparente ou, até mesmo, sem nem sequer apresentar algum outro sintoma, as crianças costumam sentir esse tipo de incômodo. Mesmo que os fatores sejam simples, existe uma série de alimentos que podem aliviar a dor de estômago.
Entre as causas mais comuns estão, por exemplo, uma leve “indigestão” ou uma inflamação das paredes do estômago, conhecida como gastrite. Outra possibilidade é que a criança não tolere determinadas proteínas presentes nos alimentos (lácteos, glúten, etc.) ou esteja sob influência de um vírus passageiro.
Sempre se recomenda consultar o pediatra para determinar a origem da dor. No entanto, enquanto isso, podemos aliviar o mal-estar usando uma série de alimentos recomendados devido à reação positiva que provocam no estômago.
Por isso, apresentamos a você os grandes aliados da barriguinha do seu filho. Se ele reclamar de algum incômodo ou dor na barriga, pode apostar nestes alimentos no cardápio. Tome nota e comprove você mesma os excelentes resultados.
Alimentos para aliviar a dor de estômago
Em geral, o senso comum de qualquer pessoa e o instinto maternal de cada mãe nos leva a um único caminho. Vemos como solução para esse tipo de problema evitar determinados tipos de alimentos que achamos que podem fazer mal ao estômago.
Dessa maneira, produtos que têm muita gordura, açúcar ou temperos são deixados de lado. Laticínios, frutas e doces também são descartados do menu infantil sem “mas”. Como medida necessária, recorremos simplesmente ao arroz e, às vezes, aos queijos. Mas existem outros alimentos indicados para aliviar a dor de estômago nas crianças?
Alimentos recomendados: 3 frutas aliadas no alívio da dor estomacal
Quem disse que as frutas são contraindicadas para quando alguém está com dor de estômago? Algumas delas podem ser muito benéficas nesses casos pontuais. Convidamos você a descobrir o que os especialistas em gastroenterologia pediátrica afirmam sobre essas novas aliadas:
- Mamão. Tem a importante capacidade de reduzir a inflamação estomacal. Por isso, também costuma ser extremamente recomendável comer essa fruta em caso de úlceras no estômago. Uma das alternativas mais aconselhadas é preparar suco dessa fruta. Você via precisar apenas de meio mamão, um copo de água e uma colher de chá de mel para preparar essa deliciosa receita curadora. Como opção, é possível acrescentar outro poderoso anti-inflamatório: sementes de linho.
- Pera. Trata-se de uma fruta sempre recomendada para pessoas com “estômago delicado”. Por isso, nessas circunstâncias, também é indicada devido ao seu efeito anti-inflamatório da flora intestinal. Também é possível consumir em forma de suco natural. Para isso é preciso apenas acrescentar um copo de água à fruta previamente liquefeita.
- Banana. Sempre que não estiver muito madura – isto é, preferivelmente verdes – apresentam enzimas que são benéficas para combater a inflamação da mucosa gástrica. Nesse caso, também é possível preparar um suco acrescentando uma medida de água. Inclusive, muitos especialistas também recomendam ferver sua casca e, em seguida, beber o líquido para combater a diarreia.
2 cardápios para o almoço ou o jantar
Um dos cardápios você já conhece, com certeza. Trata-se do aliado mais conhecido: o arroz branco. O arroz é um dos alimentos mais indicados para aliviar a dor de estômago. Ele ajuda a eliminar os gases e os ácidos próprios do estômago. Por isso, é recomendado em caso de problemas gástricos.
Esse prato pode ser acompanho por um pedaço de queijo duro ou seco ou uma colher de chá de azeite. Você não deve, de maneira nenhuma, acrescentar cremes ou molhos de tomate. Também não se deve comer queijos frescos, mussarela, cheddar, etc.
O segundo cardápio indicado é a sopa de frango. Um prato que agrada bastante os pequenos. Essa sopa é, além disso, nutritiva, leve e muito benéfica para a gastrite. Outro ponto a favor é que é um prato de fácil digestão.
Se você quiser preparar uma sopa de frango, só é preciso seguir os simples passos a seguir. Em primeiro lugar, prepare uma sopa de macarrão fininho – tipo cabelo de anjo – e, em seguida acrescente o frango já cozido. Esse prato com certeza é uma excelente fonte de proteínas, além de ser muito eficiente para combater os casos de náuseas das crianças.
Líquidos permitidos de diferentes formas
Naturalmente, é fundamental se hidratar em qualquer momento e sob qualquer circunstância, principalmente as crianças. Mas para isso, não se pode tomar apenas água, como costumamos fazer. Existem várias opções que não apenas vão deixar seu filho mais tranquilo, mas que também são muito saborosas:
- Chá de camomila. Nenhum alimento tem tantos benefícios para o estômago do seu filho quanto essa planta. Trata-se nada mais nada menos de uma eficiente protetora e reparadora da membrana gástrica. É por esse motivo que o chá de camomila sempre é recomendado em casos de indigestão, náuseas e, até mesmo, vômitos.
- Água de coco. Suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas a transformam em um dos alimentos mais recomendados em caso de dor de estômago. Como se isso fosse pouco, ainda possui um poderoso poder hidratante, superando até mesmo qualquer bebida isotônica. Entre seus benefícios temos a purificação e a limpeza do estômago, além de um enorme fornecimento de energia.
Lembre-se: existem muitas soluções e alimentos para aliviar a dor de estômago. Teste a que for melhor para o seu filho e não o deixe sofrer desnecessariamente.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Liu H., Hu M., Wang Q., Cheng L., Zhang Z., Role of papain like cysteine proteases in plant development. Front Plant Sci, 2018.
- Mayo Clinic. Gastroenteritis vírica. Enero 2022.
- Rabbani G. H, Teka T, et al. Clinical studies in persistent diarrhea: dietary management with green banana or pectin in Bangladeshi children. Gastroenterology. Septiembre 2001. 121 (3): 554-60.
- Sánchez B., Delgado S., Blanco Miguez A., Lourenço A., et al., Probiotics, gut microbiota and their influence on host health and disease. Mol Nutr Food Res, 2017.
- Savaiano D. A, Hutkins R. W. Yogurt, culture fermented milk and health: a systematic review. Nutrition Reviews. Mayo 2021. 79 (5): 599-614.
- Srivastava J, Shankar E, et al. Chamomile: a herbal medicine of the past with bright future. Molecular Medicine Report. Noviembre 2010. 3 (6): 895-901.