Os melhores alimentos para a saúde da criança

14 de novembro de 2017

A saúde de nossas crianças é muito importante, por isso, devemos estar muito atentas para que recebam os melhores alimentos. Seu desenvolvimento correto depende muito dos nutrientes, das calorias e das vitaminas que o seu organismo recebe.

É muito importante incluir alimentos saudáveis em sua dieta diária. Isso as ajudará a ter bons hábitos alimentares durante toda a vida. Se elas aprenderem a comer bem, serão adultos mais saudáveis.

Para que você esteja preparada para melhorar a alimentação, aqui te apresentamos uma lista que será muito útil:

Os melhores alimentos para a saúde da criança

Abacate

Este é um alimento que beneficia muito nossas crianças. Tem um alto teor de gordura monoinsaturada, conhecida como gordura boa, que ajuda a reduzir o colesterol ruim. Além disso, ele ajuda a estabilizar o açúcar no sangue, tem vitaminas E e D.

Os bebês de 6 meses já podem começar a comer abacate.

Mirtilo

Também estão entre os melhores alimentos. Esta fruta é uma fonte poderosa de energia e as crianças de 8 meses já podem começar a comer em sucos e compotas. São ricas em fibra, têm poder antioxidante, contém flavonóides e são ricas em potássio. Além disso, previnem infecções nas vias urinárias.

Aveia

Um dos melhores alimentos para as crianças. Pode ser preparada de muitas formas e é super saudável. É rica em fibra, contém carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais. É recomendável que as crianças comecem a comer aveia a partir de um ano.

Salmão

Este é um peixe rico em gorduras saudáveis (ômega 3). Além disso, diminui o colesterol e aumenta a fluidez do sangue. É um alimento importante para o cérebro e para um sistema nervoso saudável.

Alimentos que não podem faltar

 Espinafre

Mesmo que seja difícil que as crianças queiram comer espinafre, é bom procurar acostumá-las desde pequenas, devido aos muitos benefícios para a saúde.

Tem propriedades laxantes, fibra, fosfato, ferro, vitaminas A e C, ajuda no fortalecimento dos ossos, no desenvolvimento do cérebro, fortalece os músculos, ajuda a proteger a pele e reduz enfermidades oculares.

Batatas

Este alimento é importante que esteja bem cozido, caso contrário pode não ser bem digerido. Também é uma fonte natural de potássio, tem vitamina A e é rico em antioxidantes.

Iogurte

É uma fonte importante de cálcio. Ajuda a formar os ossos, tem proteínas, permite o desenvolvimento da flora bacteriana e contém ácido láctico.

O chocolate é bom ou ruim para as crianças?

É realmente difícil separar o doce e o chocolate das crianças, eles têm uma relação complexa de se evitar. Mesmo que muitas pessoas não saibam, o chocolate tem muitos benefícios para as crianças. Aqui nomeamos alguns:

  1. Contém carboidrato, fibra, fósforo, magnésio e vitaminas B2 e B12.
  2. O cacau é estimulante, fazendo com que as crianças fiquem acordadas e atentas. Além disso, é importante que tenham um bom rendimento no colégio.
  3. muita energia, ajuda a fortalecer os músculos e ossos.
  4. Tem propriedades antioxidantes que ajudam a evitar que a criança no futuro sofra com doenças do coração.
  5. Foi comprovado que o chocolate favorece a produção de serotonina, que eleva o estado de ânimo e combate o estresse.

As crianças devem ser ensinadas em como pensar e não no que pensar.

– Margaret Mead –

Estudos indicam que o chocolate não engorda

Estudos realizados recentemente por pesquisadores da Faculdade de Medicina e da Faculdade de Ciências do Esporte da Universidade de Granada (UGR) revelaram que as pessoas que tomam mais chocolate têm níveis de gordura corporais mais baixos.

A pesquisa foi realizada com uma amostra de 1.458 adolescentes entre 12,5 e 17,5 anos. Foi pedido para que anotassem tudo o que comessem durante 24h. Com isso, os pesquisadores determinaram que os adolescentes que consumiam mais chocolate tinham menos gordura corporal.

Os resultados foram independentes de atividade física, sexo, idade, ingestão de energia total, ingestão de gordura saturada, ingestão de frutas e verduras e do consumo de chá ou café.

Nas nossas lembranças mais felizes da infância, nossos pais eram felizes também.

– Robert Brault –

É fundamental cuidar da alimentação de nossas crianças, isso pode lhes permitir que no futuro sejam adultos saudáveis.