Alimentos para aumentar a imunidade das crianças
Comer alimentos saudáveis para aumentar a imunidade das crianças é de vital importância para garantir que elas não sejam alvos fáceis de viroses que circulam no ambiente escolar. Além disso, permitirá que elas cresçam saudáveis.
Deficiências nutricionais em relação a proteínas, carboidratos e gorduras saudáveis – como azeite de oliva, frutas e vegetais ricos em vitaminas A, C, E e D – fazem com que a imunidade da criança não seja capaz de combater doenças.
Com isso em mente, vamos apresentar uma lista completa de alimentos para aumentar a imunidade das crianças. Além disso, também incluímos algumas receitas muito eficazes e simples.
Uma dieta balanceada
Ter uma dieta equilibrada e saudável garante que as crianças tenham um excelente estado de saúde. Assim, seu sistema imunológico será capaz de combater qualquer doença de forma eficaz. Isso se aplica especialmente aos vírus escolares mais comuns.
Quando se fala de uma dieta equilibrada, os nutricionistas dizem que consumir todos os grupos alimentares é imprescindível. É claro que as exceções estarão presentes em crianças com patologias específicas ou com alergias ou intolerâncias alimentares.
No entanto, uma pergunta frequente que geralmente aparece é: quais são as consequências para a imunidade das crianças quando elas não consomem produtos que contenham os principais grupos de nutrientes?
Com relação às proteínas
Quando as crianças não comem proteína suficiente – carne, frango, peixe -, elas mostram diminuições na formação de linfócitos. Estes são responsáveis pelo funcionamento ideal do sistema imunológico.
Ausência de carboidratos
Os carboidratos estão presentes em produtos como arroz, macarrão, farinha, cereais ou batatas. Esses alimentos são responsáveis por fornecer energia, tão necessária para as defesas do organismo.
Sobre as gorduras
Quando os nutricionistas recomendam que as crianças comam gordura, eles sempre deixam explícito quais tipos de gordura são indicados para o consumo.
Da mesma forma que a ausência de um alimento pode prejudicar as defesas da criança, comer um produto de baixa qualidade também pode ser negativo.
É isso que acontece com relação a esse grupo. Se o que a criança ingere são gorduras saturadas – ingeridas por meio de guloseimas e embutidos – ou gorduras trans, haverá uma redução quase imediata e considerável nas defesas dela.
As únicas gorduras recomendadas para as crianças são aquelas que contêm ômega 3. Esse ácido graxo pode ser encontrado no azeite ou em frutas como o abacate.
Ausência das vitaminas de frutas e legumes
De todos os grupos de alimentos, aqueles que fornecem mais vitaminas e minerais são as frutas e os vegetais. Quando a criança não consome esses alimentos em quantidade suficiente, sua saúde falha em todos os aspectos e as células do sistema imunológico são oxidadas.
“Do mesmo modo que a ausência de um alimento pode prejudicar o sistema imunológico da criança, comer um produto de má qualidade também pode ser negativo”
Alimentos para aumentar a imunidade das crianças
Os alimentos que mais contribuem para aumentar as defesas das crianças são todos os que contêm vitamina A, E, C e D, minerais, ferro e zinco. Alguns dos mais destacados são:
- Cenoura
- Brócolis
- Acelga
- Abóbora
- Abacate
- Laranja
- Maçã
- Limão
- Kiwi
- Mamão formosa ou mamão papaia
- Toranja
- Aveia
- Alface
- Mel
- Oleaginosas
- Ovos
- Grãos e cereais
- Salmão
- Atum
- Camarão
Receitas para aumentar a imunidade das crianças
Fazer com que as crianças comam as quantidades de frutas e vegetais necessárias para manter a saúde em boas condições pode ser difícil.
No entanto, podemos preparar bebidas que, com a ajuda do sabor intenso da sua fruta favorita, podem integrar vários ingredientes benéficos para a saúde.
As misturas de sucos mais poderosas para aumentar as defesas das crianças são:
- Morango, laranja e goiaba.
- Damasco, laranja e uvas.
- Groselha, espinafre e laranja.
- Groselha, limão e maçã.
- Abóbora e cenoura.
- Laranja com cenoura.
- Limonada gelada ou quente com mel.
- Maçã, gengibre e salsa
- Maçã, alface e gergelim
- Abacaxi e amêndoas.
- Morango e manga.
Como recomendação final, lembre-se de que as crianças devem consumir pelo menos duas porções de frutas e vegetais por dia, principalmente de frutas cítricas como a laranja, o limão e a tangerina, que são ricas em vitamina C.
Também é importante comer nozes, frutas secas, iogurte, mel, cereais, carnes e legumes pelo menos duas vezes por semana.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Asociación Española de Pediatría. (10 de noviembre de 2019). Nuevas recomendaciones de consumo de pescado de la Agencia Española de Seguridad Alimentaria y Nutrición. Consultado el 7 de julio de 2023 https://www.aeped.es/comite-nutricion-y-lactancia-materna/nutricion-infantil/noticias/nuevas-recomendaciones-consumo-pescado
- Belkaid, Y., & Hand, T. (2014). Role of the microbiota in immunity and inflammation. Cell. 157 (1): 121-141. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4056765/
- Childs, C. E., Calder, P. C., & Miles, E. A. (2019). Diet and immune function. Nutrients. 11 (8): 1933. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6723551/
- Harvard T. H. Chan. School of Public Health. (s.f.). Nutrition and immunity. Consultado el 7 de julio de 2023. https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/nutrition-and-immunity/
- Healthychildren.org. (19 de agosto de 2022). Nuestra posición con respecto al jugo o zumo de fruta para niños. Asociación Americana de Pediatría. Consultado el 7 de julio de 2023. https://www.healthychildren.org/spanish/healthy-living/nutrition/paginas/where-we-stand-fruit-juice.aspx
- Mazziotta, C., Tognon, M., Martini, F., Torreggiani, E., & Rotondo, J. Ch. (2023). Probiotics mechanism of action on immune cells and beneficial effects on human health. Cells. 12 (1): 184. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9818925/
- McCarthy, C. (12 de octubre de 2021). Boosting your child’s immune system. Harvard Health Publishing. Harvard Medical School. Consultado el 7 de julio de 2023. https://www.health.harvard.edu/blog/boosting-your-childs-immune-system-202110122614
- National Institutes of Health. (15 de junio de 2022). Vitamin A and carotenoids. Consultado el 7 de julio de 2023. https://ods.od.nih.gov/factsheets/VitaminA-HealthProfessional/
- Segurola Gurrutxaga, H., Cárdenas Lagranja, G., & Burgos Peláez, R. (2016). Nutrientes e inmunidad. Nutrición Clínica en Medicina. 10 (1): 1-19. https://www.studocu.com/es-mx/document/universidad-autonoma-de-la-ciudad-de-mexico/nutricion/5034-articulo-cientifico/55700189
- Valeur, J., Puaschitz, N., Midtvedt, T., & Berstad, A. (2016). Oat porridge: impact on microflora-associated characteristics on healthy subjects. Brisitsh Journal of Nutriton. 115 (1): 62-7. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26511097/
- Verduci, E., & Köglmeier, J. (2021). Immunomodulation in children: the role of the diet. Journal of Pediatric Gastroenterology and Nutrition. 73 (3): 293-298. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9770123/