5 aplicativos para controlar alergias e intolerâncias alimentares

· 8 de novembro de 2017

Ultimamente os aplicativos substituem muitos elementos da nossa vida. Podemos administrar quase qualquer coisa que imaginemos por meio de nossos celulares. Nossa saúde também não escapa dessa revolução. Portanto, já é possível monitorar alergias e intolerâncias alimentares através dos aplicativos.

Todo mundo sabe que as alergias e intolerâncias alimentares são mais comuns do que podemos imaginar. Estima-se que uma a cada três famílias possui uma dieta na qual um dos membros da família precisa restringir algum tipo de alimento. De acordo com uma publicação de Nilsen, intitulada “Consumidor sensitivo”, a alergia ou a intolerância à lactose costuma ser o tipo mais comum.

Saber quais são os alimentos aos quais nós ou os nossos filhos são mais sensíveis acaba passando necessariamente por um primeiro episódio angustiante. Para determinar a alergia ou a intolerância, é preciso realizar uma série de testes.

No entanto, hoje em dia é possível ter mais previsões. Por exemplo, através do uso de aplicativos desenvolvidos para indicar o quão seguro é o alimento que vamos consumir. A seguir contaremos quais são e como funcionam.

Aplicativos para controlar alergias e intolerâncias

O que posso comer? (Qué puedo comer?)

alergias e intolerâncias

É um dos aplicativos com a maior base de dados disponível, pois no seu sistema é possível comparar a informação de ao menos 20 mil alimentos. Isso permite determinar a probabilidade alérgica de ingredientes como leite, peixes, crustáceos, frutose, glúten, moluscos, gergelim, entre outros.

O aplicativo se chama “Qué puedo comer”, e com ele é possível identificar e escanear o código dos produtos. Ou seja, é programado para identificar os ingredientes de um alimento embalado, com o intuito de reconhecer possíveis alergias. O aplicativo inclui um perfil do usuário, assim é possível saber se é seguro consumir determinado produto. Encontra-se disponível para Android e IOS.

Food Allergy Translate

Permite traduzir o nome dos ingredientes aos quais somos mais alérgicos ou intolerantes quando viajamos para outro país ou comemos um produto importando. Está disponível em quatro idiomas: inglês, espanhol, alemão e francês. No entanto, tem a opção de traduzir até 33 idiomas.

Funciona com apenas três passos, mas apenas fornece a tradução do nome do ingrediente ou alimento. Não sugere mais informações sobre o produto. Sua versão gratuita não é a mais conveniente, é melhor pagar pelo serviço. É possível obter por apenas 3 euros para dispositivos IOS e 1,5 euros para a versão Android.

All I Can Eat

Permite escolher até seis opções, por exemplo, alergia ou intolerância à lactose, glúten, ácido salicílico, frutose ou histamina. Conta com uma lista de alimentos marcados com uma cor para determinar a compatibilidade com alimento. Marca em vermelho os incompatíveis e verde o que é o seguro, permitindo graduar o nível de tolerância segundo cada usuário. Também permite acrescentar alimentos que não se encontram na lista.

É possível baixar o aplicativo All I Can Eat a partir de dispositivos Android e IOS. No caso do Android, o nome do aplicativo é “Mi Intolerancia Alimentar”. Existe uma versão gratuita e uma paga para evitar os anúncios, encontre-se na faixa entre 4 e 4,5 euros.

Facemovel

É um aplicativo especializado no controle de alergias e intolerâncias ao glúten. Também tem uma opção para monitorar reações como a dermatite herpetiforme. Pode apenas ser usada por membros e associados à Federação de Associações de Celíacos da Espanha (FACE)

Os usuários desse aplicativo podem acessar e comparar a informação de 13 mil produtos que não contém glúten. Tais produtos são aqueles garantidos pela FACE, cuja marca afirma: “Controlado pela FACE”. Da mesma forma, oferece sugestões de restaurantes e hotéis que têm menus montados especialmente para celíacos.

Bom para mim (Bueno para mí!)

alergias e intolerâncias

Bom para mim! É um aplicativo que contém um catálogo de mais de 50 mil códigos de produtos distribuídos em ao menos 5 mil marcas espanholas. Também funciona por meio do escaneio das etiquetas dos produtos. Esse app, além de indicar se é seguro ou não consumir o alimento, indica quais podem ser as alternativas seguras.

Como sabemos, as alergias e as intolerâncias a certos alimentos constituem um risco muito grande para a saúde. Portanto, é recomendável que os responsáveis de prevenir essa eventualidade contem com mecanismos eficientes.

No entanto, a efetividade desses aplicativos depende da precisão dos dados que introduzimos. Além disso, é importante ter maiores precauções e não confiar nossa saúde ou a de nossa família exclusivamente a um aplicativo. Os aplicativos móveis facilitam grande parte desse processo, no entanto, diante das dúvidas é melhor nos abster.