Ansiedade: mais um obstáculo à gravidez

Mulheres com ansiedade podem ver seus sintomas piorarem durante a gravidez. Existem muitos fatores hormonais que influenciam esses sintomas. Descubra o que a ciência diz sobre isso.
Ansiedade: mais um obstáculo à gravidez

Última atualização: 13 Agosto, 2021

Quem já teve problemas desse tipo sabe que, mesmo por um curto período de tempo, pode ser horrível. A ansiedade é um forte inimigo que pode jogar contra nós em muitas situações da vida. O sentimento de frustração por não poder engravidar é um incentivo. O próprio estresse gerado pelo sentimento de angústia, comum nessa situação, se torna mais um obstáculo para conseguir engravidar.

Querer ter um filho quase sempre é motivo de alegria. Infelizmente, tentar conceber mês após mês sem sucesso pode desencadear muitas frustrações no casal. Às vezes, na mente da futura mamãe esse tempo investido se prolonga muito, então os problemas começam.

Estados de ansiedade em mulheres que desejam engravidar podem desencadear problemas físicos ou psicológicos. Em muitos casos, até a convivência do casal é colocada em risco, especialmente quando começam a surgir discussões sobre quem pode ser o responsável pelo fato de o bebê ainda não estar a caminho.

São muitas as mulheres que, por não conseguirem engravidar depois de várias tentativas, começam a sentir uma grande decepção. O que nem todos sabem é que isso pode contribuir para agravar o problema da fertilidade.

Assim como o estresse causa alterações de humor e doenças físicas em ambos os sexos, em situações como essas pode ser terrível para as mulheres.

 

Mulher triste na praia

O medo aguça os sentidos. A ansiedade os paralisa.

-Kurt Goldstein-

Um estudo confirma que a ansiedade é inimiga da gravidez

Para entender como o estresse influencia, pesquisadores da Universidade de Ohio acompanharam 500 mulheres, cuja faixa etária variava entre 18 e 40 anos e que nunca apresentaram problemas de fertilidade. Todas elas tinham em comum o fato de estarem tentando engravidar.

Dois indicadores biológicos de estresse presentes na saliva, como a alfa-amilase e o cortisol, foram medidos nessas mulheres. Os pesquisadores descobriram que mulheres com altos níveis desses indicadores tinham 29% menos probabilidade de engravidar.

Então, ao comparar essas informações com as de mulheres que tinham baixos níveis dessa enzima, eles descobriram que elas tinham mais do que o dobro de probabilidade de não engravidar após 12 meses de sexo regular sem proteção.

Lembre-se de que a infertilidade começa a ser considerada quando o casal tenta engravidar por um ano, sem sucesso. Quando ambos procuram uma gravidez sem sucesso, é normal que surjam desapontamentos e sentimentos de culpa. Isso, por sua vez, cria mais estresse.

 

Marido triste observando sua esposa triste

Recomendar tranquilidade pode parecer muito fácil, mas encontrá-la pode ser um pouco trabalhoso. No entanto, não se deve desistir diante desse tipo de problema.

Existem várias soluções que podem ser tentadas. O importante é não se deixar cair ou permitir que essa situação afete outras áreas da nossa vida. Pode ser difícil no início, mas temos que fazer a nossa parte.

Algumas dicas para acabar com a ansiedade

Converse com seu medico

Estar informada sobre o que está acontecendo com seu corpo e o que não é normal lhe dará mais segurança. Se ainda não se passaram 12 meses e o especialista não vê nada de anormal, acalme-se. É muito cedo para pensar em problemas maiores e pode ser a ansiedade agindo sobre você.

Meditar

Aprender técnicas de respiração, praticar ioga ou meditar são atividades que podem deixar você mais tranquila. Além disso, são bons exercícios que permitirão ao seu corpo se preparar para a chegada do bebê. Elas também melhoram a capacidade pulmonar e são uma ótima maneira de se encontrar consigo mesma.

Divirta-se

Manter-se ocupada e curtir as coisas que você ama vai fazer você parar de pensar em bebês o tempo todo. Saia com seu parceiro, faça uma viagem ou, enfim, faça atividades que ajudem a diminuir o seu nível de estresse. Pensar continuamente nas razões pelas quais você não consegue engravidar só vai piorar a situação.

Compartilhe sua preocupação

Se você sente que ainda está em um estado elevado de ansiedade, é importante conversar sobre isso. Compartilhe o que você sente com o seu parceiro, porque provavelmente a mesma coisa pode estar acontecendo com ele. Se ainda sentir que precisa de ajuda profissional, não deixe de solicitá-la. Eliminar o estresse de sua vida irá ajudá-la e, assim que você parar de se preocupar, conquistará a gravidez tão desejada.

Pode interessar a você...
Infertilidade secundária: quando não se pode engravidar novamente
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
Infertilidade secundária: quando não se pode engravidar novamente

A infertilidade secundária ocorre quando um casal teve pelo menos um filho e está tentando engravidar novamente, mas sem sucesso.