Hábitos que causam infertilidade nas mulheres

20 Abril, 2020
São vários os hábitos que causam infertilidade nas mulheres, sem falar de patologias ou problemas de saúde específicos. Modificá-los pode ser essencial para poder engravidar e ser mãe.

Se você está tentando engravidar faz um tempo mas não consegue, talvez você esteja realizando certos hábitos que causam infertilidade nas mulheres. Vamos falar sobre eles neste artigo.

Principais hábitos que provocam infertilidade nas mulheres

Uma a cada quatro mulheres tem problemas para engravidar. Na maioria dos casos, isso não se deve a um problema biológico, mas sim aos seus hábitos cotidianos.

Estima-se que, para considerar um problema de infertilidade verdadeiro, é preciso ter tentado durante um ano sem resultados – ou então seis meses, no caso de mulheres acima de 35 anos. Antes desse período, no entanto, a mulher ainda tem tempo de engravidar.

Se você ainda não conseguiu engravidar, isso pode se dever a um ou vários dos seguintes hábitos que causam infertilidade nas mulheres:

1. Alimentação incorreta

Um dos segredos para conseguir engravidar é ter uma dieta saudável. Assim, ela deve incluir proteínas, vitaminas, ferro e carboidratos (dos bons). O consumo de gorduras, açúcar e farinhas refinadas, por outro lado, reduz a possibilidade de ficar grávida.

Isso se deve ao fato de que tudo aquilo que comemos incide na nossa saúde, no estado dos nossos órgãos e, inclusive, na produção de óvulos.

2. Exercício excessivo

É muito bom praticar esportes, mas sempre na medida certa. Quando o treino é forte e é realizado todos os dias, o corpo sofre certos desajustes, tanto no nível muscular quanto hormonal.

Algumas mulheres que consomem certos produtos para emagrecer ou para ter mais musculatura podem ter, então, problemas para engravidar. Isso se deve aos transtornos que essas substâncias provocam no organismo.

Mulher olhando resultado de teste de gravidez

3. Fumar

O tabaco é prejudicial para os pulmões, mas também para o resto do corpo. As fumantes têm menos probabilidade de engravidar do que aquelas mulheres que nunca provaram um cigarro.

Esse é um dos principais hábitos que causam infertilidade nas mulheres, já que reduz à metade a probabilidade de conseguir engravidar. Parar de fumar é fundamental se quisermos ter filhos e, sobretudo, para que a gravidez finalize a termo. Por sua vez, deve-se eliminar esse hábito tão nocivo para a saúde quando se está amamentando.

“Para considerar um problema de infertilidade verdadeiro, é preciso ter tentado durante um ano sem resultados ou então seis meses, no caso de mulheres acima de 35 anos”.

4. Problemas de peso

Tanto a obesidade quanto a falta de peso são dois fatores que influenciam muito no momento de engravidar. Isso porque o índice de massa corporal de uma mulher determina se ela é capaz ou não de abrigar no seu ventre uma nova vida.

No caso de mulheres com um IMC mais baixo que o normal, existe uma alteração na produção de hormônios e no metabolismo geral. Portanto, a saúde dos óvulos é menor e eles não conseguem permitir a concepção.

Por outro lado, quando a mulher tem um sobrepeso significativo, também há desequilíbrios nos níveis hormonal e metabólico. Assim, algumas das consequências são a ausência de ovulação ou até mesmo a amenorreia, que é a falta de período menstrual por três meses sem gravidez comprovada.

5. Estresse

Certamente, não deve faltar o estresse nessa lista de hábitos que provocam infertilidade nas mulheres. Estar estressada por conta do trabalho, por problemas cotidianos e, claro, por não engravidar – o que, por sua vez, gera ansiedade – é prejudicial para a saúde e nos afasta cada vez mais do objetivo de ser mães.

Quando o estresse aumenta, o seu impacto no organismo é completo: ataca o biológico, o psicológico e o emocional. Dessa forma, alguns médicos até mesmo recomendam sair de férias ou tirar uma folga em casa quando se deseja engravidar, já que o relaxamento ajuda no processo.

Cigarro e bebida alcoólica: hábitos que causam infertilidade nas mulheres

6. Álcool

Assim como ocorre com o cigarro, esse mau hábito tem muitas consequências no organismo. Desse modo, as mulheres que querem engravidar deveriam evitar as bebidas alcoólicas e manter essa abstinência até muito depois do parto e da amamentação.

O álcool é uma substância que incide negativamente na fertilidade, já que provoca ciclos menstruais irregulares e também períodos anovulatórios, ou seja, a menstruação não desce.

Definitivamente, preste muita atenção nesses hábitos que causam infertilidade nas mulheres. É provável que, sem se dar conta, você os realize todos os dias e isso não permita que você se torne mamãe.

Ramos, R. R., Gutiérrez, G. R., Monroy, I. A., & Sánchez, H. G. M. (2008). Factores de riesgo asociados con infertilidad femenina. Ginecologia y Obstetricia de Mexico.